EntretenimentoPet

Saiba como evitar problemas nos rins de cães e gatos

Quanto mais rapidamente a insuficiência renal for tratada, maior a probabilidade de o animal levar uma vida longa e normal

Problemas renais são comuns não somente entre os humanos, mas principalmente entre cães e gatos. Muitos desses animais só apresentam sintomas quando estão mais velhos, mas problemas renais graves, como insuficiência renal aguda e insuficiência renal crônica, também podem ocorrer em animais mais jovens.

Os problemas renais crônicos não costumam se manifestar até que o cão ou gato apresente sintomas clínicos. É somente quando mais de 70% da função renal total é perdida que os resíduos se acumulam no corpo. Normalmente, os rins filtram o sangue desses resíduos, mas, com a função renal reduzida, isso não é possível. O animal de alguma forma “se envenena”.

Os sintomas mais comuns são: falta de apetite, vômito, vontade excessiva de beber água/urinar, perda de peso, pelagem sem brilho e danos nas membranas mucosas.

Qual a causa da doença renal em cães e gatos?

A causa da doença renal é muitas vezes desconhecida, mas nem sempre. Em gatos, por exemplo, existe um fator hereditário que pode desempenhar um papel importante na aparição do problema. Considere a doença renal policística (DRP) em gatos persas e mestiços. Em cães, a insuficiência renal pode ser observada durante uma infecção por Leishmania, uma doença parasitária ou, por exemplo, após envenenamento por uva ou passas.

Como diagnosticar um problema renal?

O diagnóstico é feito por meio de exames de urina e sangue. Às vezes, são recomendados exames adicionais, como ultrassonografia ou até biópsia renal.

Tratamento de problemas renais em cães e gatos

O tecido renal gravemente danificado não pode se recuperar. O tratamento visa preservar o tecido que ainda está funcionando. Na fase aguda, a terapia de infusão pode ser necessária. Em um estágio posterior, o tratamento continua com uma dieta especial para os rins, às vezes complementada com medicamentos ou suplementos alimentares. Geralmente, é um tratamento para toda a vida.

Aprenda a reconhecer os primeiros sintomas

Quanto mais rapidamente a insuficiência renal for tratada, maior a probabilidade de o animal levar uma vida longa e normal. Nesse sentido, é fundamental levar o seu cão ou gato ao veterinário, profissional formado na faculdade de medicina veterinária, uma ou duas vezes por ano, mas também conhecer os primeiros sintomas da doença.

Foto: ISTOCK

Instagram