Destinos na Bahia: locais que você tem que conhecer

Um dos destinos mais buscados por turistas nacionais e estrangeiros, a Bahia tem inúmeras opções de lugares incríveis para conhecer.

O estado da Bahia possui a quinta maior área do Brasil e é um dos lugares que mais reúne pontos incríveis para se visitar. Desde o litoral (um dos mais extensos do país) até o seu interior, a Bahia é um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e internacionais.

Itacaré, ilha de Boipeba, Cumuruxatiba, Caraíva, Península de Maraú e a capital Salvador são alguns dos lugares litorâneos mais procurados, enquanto a Chapada Diamantina e São Desidério são locais deslumbrantes situados no interior do estado.

Se há muito tempo você sonha em conhecer a Bahia, mas não sabe bem que lugares escolher para visitar mediante tantas opções, confira algumas dicas de locais imperdíveis para conhecer.

Chapada Diamantina

Situada a cerca de 481 km da capital baiana, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma região de serras onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

A Chapada se estende por diferentes municípios. Em Iraquara, há a Fazenda da Pratinha, onde é possível visitar as águas azuis cristalinas impressionantes da Gruta Azul, um lago translúcido que chega a ter 70 metros de profundidade. Outro ponto fundamental para conhecer é a Cachoeira da Fumaça (uma das mais bonitas do país, de onde se tem uma visão impressionante), situada no Vale do Capão.

Esse Vale possui um ambiente tranquilo e hospedagens mais alternativas, desde pousadas até acampamentos. Ali, também é possível ir à pizzaria Capão Grande, que oferece sabores indescritíveis.

Na cidade de Lençóis há mais diversidade de estabelecimentos comerciais e de hospedagem, sendo possível visitar o Ribeirão do Meio, Mucugezinho, o Poço do Diabo e ir até o Morro do Pai Inácio, um mirante impressionante de onde é possível contemplar um pôr do sol impressionante.

Caraíva

É uma vila de pescadores situada mais ao sul do estado. Boa parte das ruas desse povoado é feita de areia e a arquitetura das casas transmite uma sensação de simplicidade e paz. As águas são limpas e calmas.

Na região denominada “barra”, vê-se o encontro do rio com o mar. Ali, é possível desfrutar de bons petiscos e bebidas, além de acompanhar o lindo pôr-do-sol que dá incríveis tons aquarelados para o céu. No povoado, existem diferentes barzinhos, em alguns dos quais é possível curtir um bom forró até a madrugada.

Costa do Sauípe

Esse é um destino bastante procurado por quem gosta de ficar em resorts que reúnem diferentes atividades gastronômicas e culturais. Além disso, as praias da região são bonitas e contam com infraestrutura para receber visitantes que priorizam apenas relaxar sem preocupações.

A diversidade de estabelecimentos comerciais permite aos turistas saborear muitos dos pratos mais tradicionais da Bahia, que é internacionalmente reconhecida por sua gastronomia que reúne ingredientes únicos, como o azeite de dendê.

São Desidério

Bem próximo da fronteira com Tocantins está a pequena cidade de São Desidério. Localizada a 900 km de Salvador, esse destino ainda é pouco conhecido por turistas (mesmo aqueles que já visitam a Bahia).

A cidade vem se popularizando nos últimos anos como um bom destino para quem gosta de praticar o ecoturismo. São Desidério possui mais de 100 grutas espetaculares, sobretudo para quem gosta de realizar trilhas e escaladas.

Essa cidade também abriga o Parque Municipal da Lagoa Azul, com paredões impressionantes. Ali também está o Buraco do Inferno, gruta que possui o maior lago subterrâneo do Brasil. Além disso, existem, na cidade, algumas cavernas que apresentam inscrições rupestres que remetem ao período da colonização brasileira, além de 7 sítios arqueológicos, sendo 3 deles cemitérios indígenas que possuem artefatos e urnas funerárias dos povos que viveram ali.

Instagram