Conheça as principais tendências da tecnologia na educação para 2023
A inovação tecnológica no dia a dia das pessoas é uma realidade. Ela está na forma como nos comunicamos, nas ferramentas que usamos para executar tarefas, no lazer e, como não poderia ser diferente, na maneira com a qual aprendemos. E é sobre isso que vamos falar neste guia sobre as tendências da tecnologia na educação.
Afinal, os treinamentos online se tornaram importantes aliados para especialistas, professores, instituições de ensino, alunos e pais.
Isso porque, a partir da possibilidade de aprender usando dispositivos conectados à internet, quebramos as barreiras geográficas de capacitação e facilitamos o acesso às informações.
Se, até poucos anos atrás, era necessário se deslocar até o local das aulas (que podia ser em outra cidade), hoje todo mundo com um smartphone consegue estudar sobre um assunto de interesse, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Essa é ou não é uma ótima maneira de estimular a capacitação contínua?
Com a popularização do acesso à internet e a melhoria da qualidade dos cursos virtuais, múltiplas tendências começaram a surgir para tornar o ensino ainda mais envolvente, acessível e eficiente.
É sobre elas que vamos falar a seguir. Por isso, seja você aluno ou alguém que queira criar um conteúdo educacional online, continue lendo e conheça as principais tendências da
tecnologia na educação.
6 principais tendências da tecnologia na educação
Na lista de principais tendências da tecnologia na educação estão:
- Metaverso
- Movimento Maker
- Analytics Technology
- Realidade Virtual
- Lousa Interativa
- Gamificação
Continue lendo e entenda como cada uma delas pode contribuir para aprimorar o ensino e melhorar o seu dia a dia.
1. Metaverso
O metaverso é um ambiente virtual onde as pessoas podem se comunicar e interagir como se estivessem no mundo real.
Ele pode ser útil no ambiente educacional, por exemplo, permitindo a criação de treinamentos virtuais que envolvam:
- aulas imersivas;
- simulações interativas;
- colaboração em tempo real entre estudantes e professores de qualquer lugar do mundo.
Ele também pode ser usado para acessar recursos educacionais virtuais, como bibliotecas digitais e laboratórios virtuais.
2. Movimento Maker
O Movimento Maker é uma comunidade crescente de pessoas que se dedicam a criar, modificar e reparar objetos eletrônicos e mecânicos.
Ele pode ser útil para criar um ambiente virtual de aprendizagem que permita aos estudantes desenvolver habilidades como:
- soldagem;
- programação;
- mecânica;
- e mais.
Além disso, estimula a criatividade e a inovação, podendo ser usado para ensinar princípios científicos e tecnológicos de engenharia e matemática, de forma lúdica e colaborativa.
3. Analytics Technology
A análise de dados é fundamental para a identificação de oportunidades e falhas em múltiplas áreas, incluindo na avaliação de cursos e treinamentos.
Nesse cenário, a Analytics Technology surgiu como uma coleção de técnicas e ferramentas usadas para coletar, armazenar, processar e analisar grandes quantidades de dados.
No ensino a distância (EAD), essa tecnologia possibilita que professores e administradores dos cursos tenham acesso a um importante volume de informações que podem (e devem) ser usadas para melhorar as ações formativas.
Entre as informações que são coletadas com esse tipo de tecnologia de dados estão:
- números sobre o desempenho dos estudantes;
- comportamento dos alunos nas aulas;
- com que frequência acessam os materiais de apoio;
- qual nível de engajamento e satisfação;
- quais recursos geram mais respostas positivas;
- que tipo de conteúdo é mais procurado.
Isso pode ajudar a identificar problemas, tomar decisões informadas e adaptar o ensino para atender às necessidades individuais dos estudantes, melhorando assim a eficácia do ensino e do aprendizado.
4. Realidade Virtual
Realidade Virtual (VR) é uma tecnologia que permite aos usuários imergir em um ambiente tridimensional completamente simulado, usando óculos de VR ou outro dispositivo de tela.
Sem dúvida, é uma das tendências da tecnologia na educação que mais chamam a atenção dos alunos, afinal, eles podem aprender a partir do uso de simulações interativas.
A tecnologia também pode ser usada para que os estudantes colaborem em projetos, conheçam lugares e participem de tarefas em equipe, mesmo que todos estejam a dezenas de quilômetros de distância.
Vale destacar, ainda, que a realidade virtual pode ser usada para treinar habilidades práticas, até mesmo nos casos de cirurgia, pilotagem e engenharia.
Em empresas, a RV pode ser usada em treinamentos profissionais online que envolvem o uso de máquinas e novas ferramentas, por exemplo. Esse tipo de solução traz mais segurança aos profissionais e favorece o desenvolvimento mais rápido de suas habilidades.
5. Lousa Interativa
A Lousa Virtual é um recurso eletrônico em que professores e estudantes escrevem e desenham em uma tela, geralmente usando um dispositivo de entrada, como tablet ou caneta digital.
O recurso permite que os professores criem aulas dinâmicas e interativas, facilitando sua explicação e ilustração sobre o tema abordado.
Em paralelo, ainda permite que os estudantes colaborem e compartilhem informações em tempo real, usando a mesma tecnologia.
A lousa contribui para salvar e compartilhar notas e desenhos criados durante as aulas, facilitando a consulta posterior dos materiais de discussão.
6. Gamificação
A gamificação no EAD representa um conjunto de técnicas e estratégias que utilizam elementos de jogos para incentivar a participação dos usuários durante as aulas.
Entre os componentes dos games que podem ser usados para estimular o engajamento dos alunos estão recompensas, desafios e competição.
Esse tipo de recurso tem como objetivo tornar o aprendizado mais divertido e desafiador e, assim, aumentar a motivação dos estudantes.
Ele também pode ser usado para medir o progresso dos alunos nas aulas e adaptar o ensino para atender às necessidades individuais.
No vídeo abaixo, falamos mais sobre a gamificação e o uso de outras metodologias que, quando aplicadas, ajudam a otimizar as aulas online e despertar o interesse dos alunos, contribuindo para a assimilação das informações, o debate e o crescimento individual e coletivo.
Como você pode ver, o uso dessas tendências da tecnologia na educação tem como foco melhorar sua capacidade de transmitir conteúdo, treinar alunos e fazer com que eles de fato aprendam.
Todas essas e outras novidades do mercado fazem do EAD um setor em crescimento, derrubando barreiras e mitos como a velha ideia de que cursos online não são tão bons quanto os presenciais. Já tem alguns anos que essa imagem não condiz com a realidade e as novas tendências da tecnologia na educação mostram que o digital tem muito a oferecer.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.