Internet

Campanha de e mail marketing: aprenda a construir a sua

Campanha de e mail marketing: aprenda em oito passos como construir a sua e confira cinco vantagens da utilização dessa estratégia

Como criar uma campanha de e mail marketing? Como usá-la para gerar valor? Estratégias de email marketing realmente funcionam? Vale o investimento?

Muitos donos de negócios se fazem essas perguntas e muitos deles têm esse receio porque  nunca enxergaram – de fato – o valor que esse canal possui.

Assim como todo hospital precisa de bons médicos e toda escola precisa de bons professores, toda organização pode – e deve – ter um bom relacionamento com sua base de leads e clientes.

Boas práticas de relacionamento por email marketing são capazes de fazer sua empresa crescer, aumentar seus resultados e escalar o seu negócio.

De maneira geral, toda comunicação via email entre uma empresa e seus clientes e potenciais clientes, pode ser considerada email marketing.

Normalmente, uma campanha de e mail marketing é desenvolvida em texto ou HTML e pode conter diversos conteúdos como produtos, promoções, materiais informativos etc.

Mas pode ficar tranquilo, os emails não são enviados manualmente e de forma individual. Em geral, eles são disparados através de uma ferramenta de automação de marketing.

Para que você entenda melhor o que é Email Marketing, suas vantagens e como essa estratégia te ajuda na captura de leads, continue a leitura deste artigo até o final.

O que é Email Marketing?

Logo de cara, podemos dizer que uma campanha de e mail marketing é uma prática que serve para conectar diretamente as empresas com o seu público, através de um canal que conta com a presença de 53% da população mundial.

A quantidade de usuários de email em 2021 bateu o número de 4,14 bilhões em todo o mundo e, de acordo com dados do Statista, isso representou um crescimento de 110 milhões de novos usuários em comparação ao ano anterior – esse número foi maior que o crescimento da população mundial.

Há previsões que, em 2025, a quantidade de usuários de email chegue a 4,59 bilhões. Com esse dado em mãos e tendo ciência desses números, não tem como não reconhecer a importância que uma campanha de email marketing tem e o seu potencial para geração e fidelização de leads.

Afinal, uma campanha de e mail marketing tem por objetivo criar, estreitar e preservar o relacionamento com clientes, diminuindo o churn e impactando positivamente suas vendas.

O principal propósito de uma estratégia de email marketing é chegar até o público interessado no que você tem a dizer e/ou mostrar. Ou seja, o ideal é que você segmente e envie mensagens de acordo com o estágio do receptor no funil de vendas.

No início dos anos 2000 uma coisa ficou clara para os profissionais de marketing: somente enviar emails e mais email sem pensar no perfil do seu usuário e no tipo de conteúdo que ele gostaria de consumir, não bastava para alcançar bons resultados.

É preciso prestar atenção em um ponto bem importante dentro de uma campanha de email marketing: seguir as boas práticas para que seu email seja efetivo e não vá parar na caixa de spam.

Segundo um levantamento realizado pela Radicati, no final de 2024 o número de usuários de email deve passar dos 4,4 bilhões e, com isso, a quantidade de emails enviados pode ultrapassar os 361 bilhões.

Olhando para esses números, podemos chegar à seguinte conclusão: é bem provável que o seu público esteja entre essas pessoas, concorda?

Com tudo o que sabemos nos dias de hoje sobre a importância de focar nas necessidades de cada usuário, a estratégia de email marketing se transformou de um meio de comunicação de massa para uma estratégia de relacionamento.

Já deu para entender o que é Email Marketing, certo? Então chegou a hora de conhecer as vantagens do email marketing. Vamos lá?

As vantagens do email marketing

A verdade é que, na prática, poucos – ou talvez nenhum – canais possuem um ROI (retorno sobre investimento) que se compare minimamente com o gerado pelo email marketing.

Um email é a coisa mais básica para se ter na internet e, por isso, quase todo mundo tem. Além disso, há uma grande diferença entre a entrega de mensagens através das redes sociais e da mensagem direta enviada via email. 

Nas redes existem os algoritmos, que entregam as mensagens para um número limitado de pessoas. Já com o email, a comunicação é direta para a caixa do usuário.

Mas é claro que existem outras vantagens do email marketing. Confira a seguir:

  • Segmentação: possibilita o disparo de conteúdos diferentes para perfis de públicos diferentes e para leads em etapas diferentes do funil (o que apresenta excelente números de conversão);
  • Construção de relacionamentos: relacionamento é a chave do sucesso das marcas nos dias de hoje, e o que pode ser melhor para criar, manter e nutrir um vínculo do com a sua audiência do que o email marketing? é o principal meio para nutrir um contato contínuo com sua audiência;
  • Facilidade em começar e medir os resultados: as ferramentas e os softwares de automação de marketing ajudam todo mundo que quer começar a fazer campanha de e mail marketing ao permitirem que você rastreie os dados de envio, como: taxas de abertura, taxa de cliques e conversão.
  • Público engajado: diferente da maioria dos canais, no caso do email marketing, o público pede para receber suas comunicações. “Como assim?” É que a grande maioria das empresas que usam email marketing só os enviam para quem se inscreveu para recebê-los. O que impacta em taxas de conversão altas.
  • Custos mais baixos: essa talvez seja a mais óbvia das das vantagens do email marketing. Seu custo mais baixo em comparação com outros canais de marketing – tanto os convencionais quanto os digitais – é um grande diferencial positivo. Outros canais digitais podem demandar algum investimento para apresentar bons resultados, enquanto não há nenhum custo para dar o ar da graça na caixa de entrada do seu usuário.

Se você chegou nessa parte da leitura, além de saber o que é email marketing, também já conheceu suas principais vantagens. Chegou a hora de aprender a pensar em um plano de ação para colocar essa estratégia em prática. Confira algumas dicas que preparamos para você.

Aprenda a construir uma campanha de email marketing em 8 passos

1. Construa sua lista de contatos

É importante que a sua lista de contatos seja construída e não comprada. Então, antes de dar o pontapé inicial na estruturação de uma estratégia de email marketing, pense em estabelecer formas de captura de leads: como você vai gerar contato de email para o seu negócio?

Existem algumas técnicas de captação de mailing que podem te ajudar nesse plano de ação, como por exemplo landing pages ou os pop-ups contextualizados

2. Escolha seu ESP

Agora é hora de darmos os primeiros passos na preparação de uma estrutura de email marketing. Aqui, é fundamental a escolha de uma ferramenta de automação de marketing e disparos de email para te ajudar no processo de envio, gestão e análise. Isso vai facilitar e muito o seu trabalho.

3. Escolha seu nome de remetente

Uma das melhores práticas da estratégia de email marketing é escolher como remetente um email real. Esqueça isso de contato@empresa.com.br e aposte na pessoalidade do nome@empresa.com.br.

Isso gera mais empatia e impacta diretamente – e de maneira positiva -nas taxas de abertura e cliques

Outra boa prática que deve ser considerada é a oferta de uma opção de cancelamento do recebimento de emails. Isso demonstra respeito pelo seu público e mostra que você está preocupado em respeitar as suas escolhas.

4. Defina sua estratégia de comunicação

Agora que você já possui tanto as ferramentas quanto a estrutura correta, é importante focar na parte estratégica.

  • Quem é seu público?
  • Quais ações pretende realizar com seu email?
  • Qual o tom de voz e o posicionamento da sua empresa? Como ela se comunica?
  • O que você considera sucesso para seus emails?

Responder a essas perguntas é fundamental para que sua estratégia de email marketing seja assertiva.

5. Crie um template

Além de ter uma comunicação escrita padronizada em todos os seus emails, é importante que você estabeleça uma comunicação visual contínua.

Ao abrirem seus emails, o ideal é que o usuário reconheça rapidamente a empresa que o enviou.

6. Planeje e inicie seu relacionamento

Depois de arrumar a casa, chegou a hora de estabelecer um calendário que otimize seu relacionamento com o público. Encontre o equilíbrio. Não se deve enviar emails demais, mas também não se deve enviar emails de menos.

Emails em excesso deixarão sua base saturada e isso vai jogar suas taxas de abertura lá embaixo. Mas, enviando poucos emails, sua base vai desengajar e nem lembrará mais do seu conteúdo.

Para chegar no ponto ideal, leve sempre em consideração dois fatores: periodicidade e frequência.

7. Segmente

Para não cometer erros na hora de disparar seus emails, é importante analisar seu público e dividi-lo em nichos. Dessa forma, é possível criar uma comunicação segmentada e assertiva com cada lead.

8. Analise e teste

Aqui, após consolidar toda a sua operação de email marketing, é fundamental analisar seus resultados e testar melhorias considerando os dados que foram coletados.

A importância da estratégia de email marketing e sua automação

Depois da leitura deste artigo e de conferir o passo a passo para implementar uma estratégia de email marketing em sua empresa, é importante seguir as boas práticas de criação de conteúdo e:

  • acompanhar periodicamente a reputação do domínio que você utiliza como remetente,
  • realizar uma manutenção frequente na base de contatos.

Dessa forma, você terá um ótimo resultado na sua campanha de e mail marketing – que é uma das ações que mais gera leads e conversões no mercado digital.

Aproveite ao máximo este canal que pode te ajudar a ter resultados ainda melhores ao promover seus produtos e serviços, sem se esquecer do mais importante: é fundamental escolher a ferramenta perfeita para o seu negócio e contar com um software de automação de marketing que te apoiará ao longo de todo o processo de implementação da estratégia. Faça a escolha certa e colha os resultados positivos no seu negócio.

Imagem de Tammy Duggan-Herd por Pixabay 

Instagram