Turismo brasileiro cresceu 2,6% em 2019

Em recente pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), intitulada de Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), foi constatado que o índice de atividades turísticas no Brasil cresceu 2,6% em 2019 em comparação com o ano anterior. A PMS busca produzir indicadores que permitam o acompanhamento do comportamento conjuntural do setor de serviços no país. 

Segundo o instituto, os principais fatores que impulsionaram a expansão do turismo no ano passado foram os setores de locação de automóveis, de hotéis e de serviços de catering, bufê e outros negócios de comida preparada. 

75% dos locais sondados pela pesquisa registraram taxas positivas em 2019 em relação ao turismo. Ou seja, dentre os 12 locais investigados, nove obtiveram êxito quanto aos dados obtidos — em especial, São Paulo, com 5,1%, Ceará, com 4,8%, Minas Gerais, com 2,8%, e Rio de Janeiro, com 2,4%.

Em dezembro de 2019, três desses estados também tiveram destaque ao comparar também com dezembro de 2018, resultando em 3,4% de crescimento do setor. Os estados foram Minas Gerais, com 6%, São Paulo, com 5,9%, e Rio de Janeiro, com 3,1%. Isso é reflexo do aumento de receita de empresas de locação de automóveis e de transporte aéreo. No entanto, alguns estados tiveram impactos negativos, como Pernambuco, com -3,9%, e Bahia, com -2,1%. 

As atividades turísticas no país são um setor em constante crescimento e fundamental para movimentar a economia de diversas regiões brasileiras. De acordo com o ICV-Tur, índice da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o turismo brasileiro aumentou seu faturamento e gerou mais empregos no ano passado. 

Com o melhor desempenho desde 2017, o país obteve um aumento de 2,2% no faturamento real se comparado com 2018, totalizando R$ 238,6 bilhões. Esses dados também se alinham à pesquisa do IBGE quanto ao crescimento do turismo no país. 

Ainda segundo a pesquisa, a região Sudeste obteve mais destaque em relação ao faturamento do país, com vendas no montante de R$ 147 bilhões, respondendo por 61,6% do faturamento do setor de turismo em 2019, seguida pela região Sul, com 15,9%, e Nordeste, com 12,6%. Foi constatado também que o estado de São Paulo liderou, sendo responsável por 40,5% do faturamento brasileiro.

Foto: Divulgação