Saiba como escolher o chalé ideal para as suas férias

Eles têm uma arquitetura bem característica, inspirada em casas campestres da Europa. No Brasil, geralmente, ficam situados em regiões de clima mais ameno como as serras e são muito lembrados por serem hotéis românticos. Sabe de qual hospedagem estamos falando? Dos chalés!

Charmosos, eles são muito populares em algumas regiões campestres da Europa e mesmo do Brasil. Com novo fôlego entre os turistas brasileiros, os chalés estão ganhando mais destaque no turismo nacional.

Quer saber como escolher o chalé ideal para passar as suas férias? Nós levantamos algumas dicas para você!

O que é um chalé

O chalé é aquela casa que parece um “triângulo”. Geralmente feita de madeira, os telhados são inclinados e descem pela lateral. Também podem avançar sobre a fachada, com isso, quando olhamos de frente, a casa tem um shape triangular.

Se você já teve a oportunidade de viajar para os Alpes suíços, deve ter visto diversos chalés por lá, uma vez que eles são tradicionais neste país, sobretudo nas regiões agrícolas. Não por acaso essa habitação era considerada típica dos camponeses da região.

No Brasil, os chalés não são tão comuns nas cidades. Eles são mais comuns em regiões serranas, de clima mais ameno, e também em regiões turísticas do sul do país.

Por que optar pelo chalé 

Os chalés, geralmente, têm um ar mais rústico justamente por lembrarem as casas campestres dos suíços. Mas se engana quem pensa que essas habitações não oferecem conforto para os turistas, aliás, pelo contrário, cada vez mais o setor hoteleiro tem investido em infraestrutura para os chalés.

Romantismo

Por lembrar o ambiente do campo e por ficarem em regiões de clima mais ameno, os chalés costumam ser mais românticos. Algumas habitações podem ser menores o que também possibilita a maior intimidade entre as pessoas.

Boa infraestrutura

Os chalés podem ter uma infraestrutura que a pessoa não vai encontrar, por exemplo, em uma grande rede de hotéis. Lareira, banheira de hidromassagem e uma comidinha saindo do forno a lenha são boas pedidas? Pois, dependendo da região escolhida, é bem possível encontrar tudo isso.

Área ao ar livre

Outro atrativo dos chalés é a área ao ar livre que circunda as construções. Como essas hospedagens ficam em regiões de serra, ou no interior dos país, geralmente, há um espaço maior para curtir.

Como escolher o chalé

Mas, então, como escolher um bom chalé para passar as férias? Nós listamos alguns pontos para te ajudar.

Objetivo da viagem

O primeiro aspecto a ser considerado é o objetivo da viagem. Se você quiser fazer um passeio a dois, então, pode procurar chalés menores e com uma infraestrutura voltada para o casal.

Agora se você vai levar a família toda, é melhor procurar por uma hospedagem que privilegie também as crianças e os outros adultos que estão viajando. Neste caso, é mais interessante pesquisar por chalés com mais de um quarto, com vários banheiros e com uma boa área de lazer para os pequenos.

Opções de turismo

Outro aspecto muito importante de ser observado na hora de escolher o chalé, é pensar em opções de turismo ao redor da propriedade escolhida. Como os chalés geralmente ficam afastados dos grandes centros, quem não está muito acostumado com a vida mais light do campo talvez se assuste.

Por isso, é interessante pesquisar se há cidades ou vilas no entorno que ofereçam possibilidades de passeios. Com isso, a viagem não fica monótona e os turistas podem ter um contato maior com a cultura local.

Degustações de vinho, passeios a cavalo, visitação de museus e centros históricos são algumas das opções a se levar em conta.

Infraestrutura do chalé

Um dos aspectos mais decisivos para se levar em conta é, justamente, a infraestrutura do chalé. Se você estiver viajando com a família toda, é interessante observar se todos terão cama e se os banheiros serão suficientes, por exemplo. A conservação das camas e dos sofás também devem ser observados.

A madeira que reveste a casa, a pintura por dentro e por fora, o estado da lareira e/ou do aquecedor também são aspectos que devem ser considerados na hora de escolher o chalé.

Como ter certeza da escolha?

Bem, você pode ter reparado bem nas fotos feitas pelos proprietários do chalé, pode ter, inclusive, perguntado para eles sobre o estado de conservação. Mas, para ter certeza de que o chalé é aquilo tudo mesmo, só observando os relatos dos outros visitantes.

Por isso, procure na internet por fotos e relatos de experiências de quem esteve no chalé que você pretende visitar. Só quem já passou por lá poderá dar uma opinião imparcial.

Dicas anotadas? Agora é só preparar a mala!