Turismo histórico: relembre páginas da História do Brasil na Bahia

Existem estados brasileiros que são perfeitos para quem deseja ter uma aula de história ao vivo. Isso é o que acontece quando você visita alguns pontos turísticos na Bahia, por exemplo.

Se você ainda se lembra das aulas de História do Brasil, sabe que foi neste estado que aconteceram alguns fatos importantes, inclusive a própria descoberta do país pelos portugueses. Depois temos algumas disputas nas quais o estado foi palco, como a Conjuração Baiana e a Guerra dos Canudos.

Atualmente, a Bahia é um dos estados brasileiros que mais recebe turistas, inclusive sua economia se baseia no turismo, além da indústria e agropecuária. Sua população é de cerca de 15 milhões de habitantes, sendo considerado o 4º estado mais populoso.

5 passeios que você precisa fazer

E se você ficou curioso para saber mais sobre esta região do nordeste brasileiro, veja algumas sugestões de passeios imperdíveis para fazer:

Porto Seguro

A cidade é bastante conhecida e, certamente, já fez parte do roteiro de viagem de muitas pessoas. Você terá a opção de passar o dia na praia, o que pode ser ótimo para relaxar e pegar um bronzeado, porém, há mais o que fazer na região.

Aproveite para conhecer a parte histórica da cidade. Você pode visitar, por exemplo, o Marco do Descobrimento e até as ruínas da primeira escola jesuítica brasileira.

O Museu do Descobrimento é também uma parada obrigatória para quem viaja com o intuito de conhecer mais sobre o Brasil. Além de manter a arquitetura da época, lá estão vários itens relacionados ao período colonial.

Por último, não esqueça de visitar o Memorial da Epopeia do Descobrimento. Lá você vai encontrar uma réplica da caravela de Pedro Álvares Cabral e ter uma noção muito próxima de como foi aquele momento na história brasileira.

Salvador

A capital baiana conta com várias atrações históricas para serem visitadas. O Pelourinho, com sua arquitetura colonial, o Monumento da Cruz Caída, o Elevador Lacerda e a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim são alguns dos exemplos.

Todos os lugares carregam um pouco do passado brasileiro. Inclusive, a Cruz Caída é um marco, que fica exatamente onde se encontrava a Catedral da Sé Primacial do Brasil, que havia sido construída em 1533 e teve que ser demolida em 1933.

Salvador é uma parada obrigatória para todo turista que visita a Bahia!

Ilhéus

Esta cidade também pode fazer parte do seu roteiro turístico e vai trazer um lembrete para os que gostam das obras de Jorge Amado. Os romances Gabriela Cravo e Canela e Terras do Sem Fim se passam em Ilhéus.

Durante a viagem, o turista poderá aproveitar as praias, visitar a Casa de Cultura Jorge Amado e conhecer de perto uma região que já abrigou fazendas de cacau no passado brasileiro. Quem gosta de conhecer igrejas que carregam um toque histórico, poderá dar uma passada na Catedral de São Sebastião.

Santa Cruz Cabrália

Se você pretende visitar Porto Seguro, não esqueça de incluir a cidade de Santa Cruz Cabrália na lista. Seria uma versão menor, mas ainda assim repleta de história para contar.

Além de aproveitar para fazer algumas compras de artesanato, é possível passear pelo Centro Histórico e visitar alguns espaços como a Casa de Câmara e Cadeia. Por último, o turista não esquecer de ir até a Praia da Coroa Vermelha, pois foi lá que aconteceu a primeira missa rezada em terras brasileiras.

Você aproveita a praia, descansa um pouco e ao mesmo tempo fica em contato com um local muito importante para a história do Brasil.

Valença

Valença é uma cidade localizada na região chamada de Costa do Dendê. É considerada uma cidade colonial que ainda tem construções que datam do século 18. Arquitetura e cultura deste período brasileiro são encontradas em vários lugares, inclusive nas calçadas feitas com pedras irregulares.

Quem deseja visitar o Morro de São Paulo, outro passeio muito cobiçado da Bahia, precisa primeiro passar por Valença.

Dentre as construções que chamam a atenção dos turistas – e que valem uma visita – estão a antiga residência do Comendador Madureira e a igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Depois do passeio histórico-turístico, uma visita às praias do Guaibim são bastante recomendadas, principalmente para quem gosta de surfe.

A Bahia está repleta de lugares interessantes para conhecer! Já decidiu por qual cidade vai começar?