Segurança VPN: Como VPNs Ajudam na Proteção de Dados e Controle de Acesso

Tanto para empresas quanto para quem navega individualmente na internet a VPN é uma tecnologia que veio para ajudar, e muito, na proteção dos dados dos usuários. De forma resumida, ela garante que as informações de quem acessa a internet estejam muito mais protegidas do que quando comparamos com a navegabilidade tradicional.

Todos os passos tecnológicos que fazem com que a VPN gere mais segurança para os seus usuários podem ser complicados para pessoas que não fazem parte ou trabalham em empresas do universo de Tecnologia da Informação entender. Entretanto, existem alguns conceitos básicos que são simples de entender, e ajudam na compreensão de como a VPN ajuda na proteção de dados e controle de acesso.

Sem preocupação com o armazenamento das informações

Grandes empresas e prestadoras de serviço de internet trabalham com o armazenamento de diversas informações de seus usuários. Essas informações são usadas para fins de marketing, bem como aprimorar o próprio sistema da empresa em questão. Entretanto, elas ficam acessíveis para terceiros, caso eles consigam acesso a base de dados da empresa em questão.

Para que o usuário esteja protegido contra problemas relacionados a possíveis acessos de terceiros aos seus dados o ideal é que ele use sempre a VPN. Afinal, essa tecnologia garante que os dados dos usuários sejam criptografados ao chegar ao servidor de destino, o que faz com que as informações reais do usuário não sejam verdadeiramente compartilhadas.

Em outras palavras, digamos que você deseja entrar em um prédio. Para conseguir o acesso, é necessário compartilhar todas as suas informações com o porteiro. Porém, você não se sente seguro de compartilhar todos os seus dados. Afinal, você não sabe o que o porteiro fará com as suas informações.

Pois não há políticas de cookies, privacidade, nem termos e condições na portaria para que você leia e saiba como eles usam os seus dados. Logo, você vai escrever os seus dados em um papel e dar para alguém de confiança antes, para que essa pessoa criptografe as suas informações.

Dessa forma, ficará mais difícil para alguma pessoa entrar no prédio, roubar a folha, e saber tudo que você escreveu nela. Assim que o ladrão roubar a folha, ele vai perceber que, na verdade, as informações estão todas codificadas e não representam de verdade você e os seus dados de acesso.

Como a criptografia da VPN funciona na prática

Considerando o exemplo que citamos anteriormente, a VPN também entra como uma importante aliada para quem deseja ter os seus dados criptografados de verdade. Ao invés de codificar uma folha, a VPN na realidade codifica todas as informações dos usuários e permite que eles acessem redes com maior proteção para as suas informações.

Na prática, assim que você instalar a VPN em seu dispositivo ela será automaticamente conectada com o servidor intermediário para criptografar as suas informações. Dessa forma, os dados do seu dispositivo serão codificados e não ficarão totalmente transparentes da maneira que realmente são.

É como se o servidor intermediário servisse de ferramenta para codificar os dados que você está enviando para o site de destino. Apesar de ser uma tarefa muito complexa, uma VPN de qualidade consegue desempenhar esse papel sem grandes problemas devido a sua alta tecnologia e uso de protocolos avançados.

Portanto, independentemente de você navegar usando um dispositivo móvel ou um computador, o uso da VPN é extremamente recomendado para quem deseja acessar qualquer rede de internet. Ao conseguir esse acesso usando uma VPN, o usuário tem muito mais tranquilidade para usar qualquer site de sua preferência. Afinal, as informações estarão codificadas e menos acessíveis para terceiros.

Encontre a VPN ideal para você

Para encontrar a melhor VPN você precisará analisar com muita atenção as diferentes opções que existem no mercado. O primeiro passo rumo ao sucesso do uso dessa tecnologia é ler o conceito completo que ela tem em sites como https://surfshark.com/pt-br/learn/o-que-e-vpn. Dessa forma, você aprenderá exatamente todas as questões que envolvem essa tecnologia inovadora.

Após ler e entender o conceito dela, você poderá instalar o serviço de VPN para o seu computador e para o seu dispositivo móvel. Com isso, será possível navegar com mais tranquilidade, compartilhar as suas informações com os sites de destino, bem como usufruir de maior segurança para os seus dados.

A rede de internet é muito ampla e já houve casos de problemas de vazamento de informações em sites de terceiros. Por isso, qualquer proteção é bem-vinda quando se trata de navegabilidade online.

Instagram