O que é transformação digital e como aplicá-la no seu negócio?

Em um mundo cada vez mais conectado, investir no universo on-line pode ser a solução para fazer a empresa crescer

Há alguns anos, diversos setores da indústria têm abordado a transformação digital como um diferencial competitivo importante, que veio para agregar valor, trazer agilidade e melhorar a gestão de processos.

Parte dessa indústria 4.0 tem no marketing digital um dos principais pilares de desenvolvimento das políticas das companhias para migrarem para o ambiente virtual e, dessa forma, ampliarem fronteiras, alcance e performance.

O que é transformação digital?

Basicamente, é a reestruturação de processos de trabalho, saindo do analógico para o digital. Em muitas empresas, a pandemia da COVID-19 acelerou essa transição ao obrigar as pessoas a trabalharem remotamente.

Dependendo do segmento, a transformação digital pode ocorrer pela adoção do home office, pela digitalização de processos e até pela substituição de pessoas por máquinas, algo bastante recorrente em indústrias pesadas, como a automobilística e a metalúrgica.

Quais são as vantagens?

A transformação digital de uma companhia a obriga a sair da zona de conforto e modernizar a forma de trabalho. Os empregados também precisam absorver a nova cultura, aumentar o conhecimento e, consequentemente, acabam aprimorando seu desempenho.

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, hoje em dia, o mínimo que uma empresa precisa é ter um site e um perfil nas redes sociais. São esses canais que lhe garantem visibilidade e otimização de resultados, seja conversão de clientes ou aumento das vendas.

Durante a quarentena, diversas pessoas perderam o emprego e começaram a empreender. Muitas tiveram sucesso na nova trajetória graças ao uso das plataformas virtuais na hora de apresentar seus produtos e serviços.

Por onde começar?

Só abrir um perfil nas redes sociais ou montar um site não é suficiente para garantir o sucesso do negócio: é preciso investir na produção de conteúdo relevante para a marca, o que inclui postagens, textos, vídeos, fotos, games, etc.

Também é essencial mirar na experiência do cliente. Afinal, um consumidor satisfeito sempre volta. Por isso, é fundamental fazer uma boa gestão do que é dito sobre a marca no ambiente virtual.

Atualmente, estima-se que existam 14 bilhões de dispositivos móveis em uso em todo o mundo, o que demonstra o quanto apostar na digitalização é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Produtividade ou distração?

Em algumas empresas, é preciso um esforço maior para fomentar a cultura da digitalização, e isso nada tem a ver com conflito de gerações: há muito profissional prestes a se aposentar, mas que sabe trabalhar muito bem com o on-line.

Acontece que o meio virtual pode ser tanto aliado, quanto inimigo, da produtividade. O fato de salvar arquivos em nuvem, mexer no documento ao mesmo tempo em que o colega e fazer reuniões sem precisar sair de casa pode ser bastante útil para a rotina e o diferencial competitivo. Ter agilidade é algo que conta muitos pontos e ajuda a brilhar os olhos de qualquer cliente.

No entanto, sabe-se que poder acessar redes sociais e sites de notícia a qualquer momento também torna o universo digital uma fonte de distração. Se o profissional tem tendência a procrastinar, precisará do dobro de organização e atenção para poder manter o desempenho.

Em qual área ela se destaca?

Entre todas as áreas de atuação, a transformação digital se mostra muito eficaz e presente na comunicação. Já não precisamos mais ligar para um cliente para tirar uma dúvida ou agendar uma reunião para apresentar uma proposta.

Por meio da conexão banda larga, conseguimos fazer reuniões virtuais, projetando na tela do outro o que queremos que ele veja. Chatbots tiram dúvidas dos clientes, direcionando a dúvida para o canal mais assertivo que possa ajudá-los, canais como o WhatsApp, antes usados apenas pessoalmente, se tornaram ferramentas de trabalho.

Nunca estivemos tão distantes fisicamente, porém conectados! As companhias que conseguiram tirar proveito do universo digital e acelerar a transição ganharam muitos pontos e sustentabilidade. As que ainda estão engatinhando precisam acompanhar esse ritmo. O futuro chegou e está nas telinhas.

Instagram