Desenvolve Vale e Parque Tecnológico de São José firmam parceria para desenvolvimento de novos negócios

Empreendedores conheceram as instalações do parque e programas como o Nexus; Termo de Cooperação foi assinado pelo coordenador do Desenvolve Vale, Kiko Sawaya, e pelo diretor-geral do PqTec, Marcelo Nunes

O Desenvolve Vale e o PqTec (Parque Tecnológico de São José dos Campos) firmaram uma parceria para desenvolvimento de projetos, parcerias e investimentos em negócios.

O diretor-geral do PqTec, Marcelo Nunes, e sua equipe receberam na tarde de hoje (1/12)  o coordenador do Desenvolve Vale, Kiko Sawaya, e os conselheiros Eider Prudente de Aquino, Marcelo Midorikawa, Marcos Peres, Breno Andrade, Douglas Gouthier e Denilson Alves de Oliveira. O advogado Guilherme Belmudes, da Alves Oliveira e Duccini – Sociedade de Advogados, também acompanhou o grupo como convidado.

Conselho do Desenvolve Vale-Foto:Divulgação

Após a assinatura do termo de compromisso entre o PqTec e o Desenvolve Vale, o coordenador de desenvolvimento de negócios do PqTec, Paulo Giarola, fez uma apresentação destacando o ambiente colaborativo e a sinergia entre conhecimento e negócios de base tecnológica, além da cultura de empreendedorismo e inovação do PqTec.

Na sequência, o coordenador de projetos especiais do PqTec, Luiz Fernando Carvalho, falou sobre inovação aberta, oportunidades e projetos estratégicos conduzidos no local.

NEXUS

O coordenador de empreendedorismo e inovação do PqTec, Alessandro Valério, apresentou os programas do NEXUS – Hub de Inovação, que tem como base os pilares “conexão”, “capacitação” e “ambiente”, envolvendo startups, investidores, universidades e empresas de todos os portes. 

Ele destacou programas como o Nexus Corp (voltado a empresas consolidadas), Nexus Lab (para empreendedores que querem tirar suas ideias do papel) e o Nexus Growth (incubação para startups que desenvolvem novas tecnologias), entre outras iniciativas do hub.  

Valério também citou cases de sucesso, como as ações desenvolvidas com empresas de dois conselheiros do Desenvolve Vale, Oscar Constatino (Oscar Calçados) e André Guadalupe (Colégio Planck). No final da tarde, o grupo conheceu as instalações e empresas do PqTec e do Nexus.

“Essa parceria é importante porque o Desenvolve Vale, que reúne alguns dos principais empreendedores do Vale do Paraíba, entra como apoio na busca do desenvolvimento e inovação em futuros projetos, com foco em novos negócios, geração de empregos e no fortalecimento de empresas estabelecidas. Isso está em nosso DNA. É importante que as partes se conheçam e possam somar esforços tanto na aceleração de novas empresas como no apoio às existentes”, afirma Kiko Sawaya. 

Parque Tecnológico de São José dos Campos

Para o diretor-geral do PqTec, o contato com os empresários do Desenvolve Vale trará benefícios duradouros para as empresas do Parque. “Quando falamos em inovação, tratamos de demandas que são geradas pelas empresas da nossa região. A parceria com o Desenvolve Vale trará o conhecimento e experiência de empresários de sucesso, permitindo a integração das demandas com as ofertas geradas aqui. Essa conexão promove empresas mais competitivas. É um parceria orgânica, que acompanhará as demandas diferentes que surgem a cada momento”, avalia Marcelo Nunes. 

Desenvolve Vale

O Desenvolve Vale é uma plataforma de negócios voltada ao desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Tem como conselheiros algumas das principais lideranças empresariais com atuação na região, dos mais variados setores, que colaboram na organização e execução de uma agenda voltada aos interesses econômicos da comunidade valeparaibana. O Desenvolve Vale tem como missão promover relações empresariais e valorizar a importância dos setores produtivo, industrial e de serviços no desenvolvimento sustentável das cidades, sempre defendendo a ética, os princípios democráticos e a eficiência na gestão pública e privada. O Desenvolve Vale é coordenado por Kiko Sawaya.

Coordenador do Desenvolve Vale, Kiko Sawaya & Diretor-geral do PqTec, Marcelo Nunes-Foto:Divulgação
Instagram