4 maneiras de fidelizar seu cliente em sua loja virtual

Investir em uma boa plataforma, manter uma boa comunicação, oferecer atendimento e suporte, e cupons de desconto são estratégias fundamentais

O ano de 2020 transformou o e-commerce em um imperativo para quem deseja se manter no mercado e conquistar novos clientes. O distanciamento social inseriu comerciantes de diferentes segmentos e tamanhos no mundo virtual, a fim de manter o faturamento e não fechar.

Além de bons produtos, o e-commerce exige boas estratégias de comunicação e marketing, já que essa se torna a principal ferramenta de contato com o cliente — na falta do olho no olho — e reduz os gastos com a busca de novos consumidores.

Uma pesquisa da Selstart mostrou que manter 5% dos seus clientes pode ampliar o seu faturamento em até 95%

O processo de fidelização está diretamente ligado a uma ótima experiência de compra, o que envolve inúmeros fatores como comunicação e suporte eficientes,  boa plataforma online e a concessão de descontos. Por isso, se você conquistar novos compradores, confira algumas dicas para fidelizá-los.

Boa plataforma

O primeiro passo para quem deseja expandir a atuação online é ter uma boa plataforma, que apresente uma linguagem acessível, um design organizado e um sistema de pagamentos transparente. Uma dica valiosa é não redirecionar o usuário para outra plataforma de pagamento, pois isso pode gerar desconfiança e o cliente desistir da compra.

A demora para concluir a compra ou a aparição de taxas não anunciadas antes do clique final são fatores que espantam clientes. Por isso, é preciso deixar claro ao consumidor qual é o valor total a ser pago — inclusive o frete, qual o prazo de entrega e como ele pode rastrear a sua compra.

Outra estratégia que vem conquistando mercado é o omnichannel, termo que se refere à oferta de canais diferenciados (como celular ou redes sociais). Por fim, é fundamental deixar em destaque como o cliente pode entrar em contato com a loja e garantir a fluidez do site (carregamento de imagens e páginas).

Marketing de conteúdo

A comunicação é essencial para quem deseja ter o seu negócio em qualquer área. Além de garantir um atendimento mais personalizado, ela te ajuda a identificar o seu público alvo, muito importante na hora de agregar credibilidade, criar conteúdos e diversificar o seu portfólio de produtos ou serviços.

Por isso, tenha profissionais com experiência em marketing digital. Algumas estratégias importantes nesse campo são: produzir conteúdos que estejam alinhados com a sua marca e com o interesse dos seus compradores, e criar um blog para mostrar como a empresa soluciona problemas dos clientes.

Finalmente, se recomenda enviar emails para os clientes com periodicidade, informando sobre as novas promoções e novidades. Essa lista de emails também é super estratégica no pós-venda, pois te ajuda a compreender com mais detalhes como foi a experiência de compra do consumidor, e o que pode melhorar.

Cupons de desconto

Embora seja praticada nos Estados Unidos há mais de um século, essa é uma estratégia relativamente recente em países como o Brasil. A busca por cupons de desconto crescem sobretudo nas compras do fim do ano, como a Black Friday e o Natal.

Por isso, vale a pena efetuar parcerias com alguns sites famosos que oferecem esses cupons, como é o caso do Groupon, Cuponeria e Méliuz. Se o objetivo é criar um sistema próprio de cupons, vale oferecer descontos aos clientes que comprarem acima de um determinado valor. Essa “forma de recompensa” ajuda na fidelização e incentiva os internautas a gastar mais.

Suporte ágil e eficiente

O mundo virtual é um ambiente de compra e venda complexo e disputado, o que exige uma constante revisão das estratégias inicialmente traçadas. Por isso, crie um canal eficiente para receber o feedback dos clientes. As redes sociais aparecem como um bom mecanismo para receber as avaliações dos seus compradores.

Esteja atento aos sites de reclamações e direcione funcionários para responder as queixas e mostrar que a empresa está aberta para esclarecer dúvidas. Por fim, é importante lembrar que a agilidade é um fator primordial no suporte, já que a falta disso pode provocar a sensação de abandono nos clientes.

Instagram