EDP alerta para acidentes com balões na rede elétrica
Foram registradas 12 ocorrências em toda a área de concessão no Estado de São Paulo no primeiro semestre de 2024
A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, alerta para os riscos de graves acidentes provocados pela queda de balões sobre a rede elétrica. Entre janeiro e junho deste ano, foram registradas 12 ocorrências em toda a área de concessão, com prejuízos diretos a mais de 2.450 clientes. No mesmo período do ano passado, os registros foram de 13 ocorrências que impactaram 1.612 clientes.
Balões
Soltar balões, crime previsto no Código Penal Brasileiro, também oferece riscos à segurança e traz prejuízos ao fornecimento de energia quando um balão cai sobre a rede elétrica. O impacto varia de acordo com a localidade da queda e dos equipamentos danificados.
Tecnologia
Em muitos casos, a tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP ajuda a reduzir o impacto aos clientes por meio de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia, porém os transtornos provocados por esse tipo de ocorrência são grandes e também podem causar acidentes, deixando hospitais, escolas, residências e empresas sem energia, além de incêndios.
EDP
Em caso de acidentes relacionados à rede elétrica de ruas e avenidas nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP, pelos canais de atendimento:
EDP Online
– EDP Online no www.edponline.com.br;
– Aplicativo EDP Online;
– Whatsapp EDP: (11) 93465-2888;
– Central de atendimento por telefone (0800 721 0123);
– Agências de atendimento presencial;
Ocorrências envolvendo balões na EDP SP
Período – 1º semestre de 2024
Total – 12 ocorrências e 2.456 clientes impactados
Guarulhos – 4 ocorrências e 453 clientes impactados
Vale do Paraíba e Litoral Norte – 3 ocorrências (Jacareí) e 1.155 clientes impactados
Alto Tietê – 5 ocorrências e 848 clientes impactados
Crédito das imagens: Divulgação/ EDP
EDP no Brasil
O grupo EDP atua em quatro regiões mundiais – América do Norte, Ásia Pacífico, Europa e América Latina – e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo.
Referência em ESG, a EDP voltou a ser reconhecida como a empresa elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no índice de Igualdade de Género da Bloomberg. Em seus mercados de atuação na Europa e América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP conquistou o Top Employer 2024, além de ter sido eleita por quatro anos consecutivos a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico.