Economia

Conheça a diferença entre Open Banking e Open Finance

A sociedade de uma forma geral passa por frequentes modificações, contudo, esse processo vem ocorrendo em um ritmo cada vez maior, resultado do avanço tecnológico. Mudanças que chegam ao meio financeiro, com o Open Banking e Open Finance.

Novos sistemas desenvolvidos para o setor bancário, além de outras companhias que pertencem ao ramo de instituições financeiras que podem ter um melhor controle sobre suas atividades, o que inclui qualquer tipo de transação voltada ao seu público de clientes.

Quando se fala sobre os avanços nessa área é possível destacar a função das aplicações digitais, com destaque para o conceito de Internet Banking, no qual os usuários podem realizar uma série de atividades sem se dirigir  fisicamente até uma agência bancária.

Pois da mesma forma em que é possível pesquisar e também contratar por algum tipo de seguro para moto suhai, tudo através do seu computador ou dispositivo móvel, também existe a possibilidade de pagar um boleto ou movimentar sua conta pelos mesmos canais.

Facilidades que se tornam tão comuns a ponto de existir hoje companhias de finanças que sequer atuam de maneira física, tal como acontece com os bancos digitais. Cenário esse que é possível graças aos avanços tecnológicos que chegaram ao setor econômico.

Benefícios que somente se expandem, tal como o lançamento do Pix no final de 2020. Um método simplificado de transferência digital que vem modificando diversas atividades, incluindo os métodos comerciais adotados por algumas companhias em suas vendas.

Facilitando esse contato com o público ao oferecer um canal mais acessível de se realizar qualquer tipo de depósito ou recebimento de valores. Tudo através de uma plataforma digital, no qual uma transação comercial pode ocorrer sem a necessidade de dinheiro físico.

E é por essas mudanças no mercado financeiro que o próprio comportamento da sociedade vem mudando em relação às suas atividades financeiras e comerciais. Sendo possível até mesmo comprar na internet algo como um alto falante automotivo e outros itens.

Mas para que tal empreendedor consiga se destacar é importante então estar a par de todas as novidades que podem surgir em sua frente, com uma importância maior para essas facilidades financeiras que podem estar disponíveis, resultado de novas tecnologias.

E quando se fala sobre atualizações tecnológicas junto ao mercado financeiro existem dois termos em particular que merecem ser vistos com atenção, principalmente por estarem relacionados entre si, que são o Open Banking e o Open Finance.

Para que seja possível então ter acesso a todos os benefícios trazidos por essas duas aplicações de mercado é importante começar pelo simples, que é conhecê-las.

Open Banking e Open Finance: O que são?

Quando se fala sobre o avanço tecnológico dos mais diferentes mercados é importante citar o papel das plataformas digitais. Programas onde é possível administrar uma série de diferentes atividades, tudo de acordo com a programação que ali foi configurada.

Algo que pode ser valor tanto para uma loja digital, administrando todo tipo de compra que pode ser feita junto aos seus negócios, como pode ser usado também por uma fábrica, a acompanhar a resistência de materiais usados, como acoplamento elástico tipo pneu.

Esse mesmo tipo de programação também pode estar voltada ao setor financeiro, sendo isso o que facilita o pagamento de contas na internet, a transferência eletrônica de certo valor para um amigo, tudo através da internet, além de uma variedade de atividades.

Agora especificamente sobre o setor financeiro, as maiores atualizações ocorridas nos últimos anos foi através da promessa de um mercado mais aberto, por meio do Open Banking e, mais recentemente, do Open Finance, ambos a mudarem o setor de finanças.

Modificações que são resultados da atuação disponibilizada por cada um desses conceitos.

Open Banking

O Open Banking é uma concepção que está conectada ao uso de uma API (Application Programming Interface, Interface de Programação de Aplicação em português), um conjunto de códigos e padrões que com seu código acessível permite uma série de aplicações.

No caso específico do Open Banking, essa aplicação pode ser usada por diferentes companhias do setor financeiro, com uma troca de informações que podem ser de valor não apenas para as instituições financeiras, mas também para os próprios clientes.

Relação essa que pode estar associada ao fácil acesso ao histórico financeiro de um indivíduo, no qual a contratação de um serviço de aplicação de insulfilm espelhado e seu posterior pagamento finalizado permite o acesso a uma base de dados positivos.

O tipo de informação que pode ser importante para que um indivíduo tenha acesso a uma série de aplicações de base financeira, entre elas:

  • Abertura de uma conta;
  • Pedido de um cartão de crédito;
  • Acesso a um financiamento;
  • Liberação para um empréstimo.

Atividades essas cuja permissão costuma estar associada a uma análise de crédito a ser feita junto ao histórico desse cliente. Com a troca de dados entre os bancos é possível que o histórico positivo de alguém em um banco possa ser compartilhado com outras empresas.

Aumentando assim a confiança de uma companhia em realizar um empréstimo ou qualquer tipo de aplicação para novos clientes, tendo como base a performance positiva desse indivíduo, criando assim uma relação positiva para ambos.

E quando se fala sobre a criação de perfil positivo para o mercado financeiro, as seguintes atividades podem ser citadas:

  • Contas pagas em dia;
  • Salários depositados;
  • Empréstimos realizados;
  • Índice de parcelamento;
  • Perfil de gastos.

Vários tópicos que podem estar associados tanto a uma pessoa física como uma jurídica, como pode ser o caso de uma empresa envelopamento de veículos, que pode estar interessada em expandir seus negócios, precisando de um certo capital de investimento.

Com o Open Banking não só se torna mais fácil esse tipo de liberação com diversas entidades financeiras, como também é possível transferir os seus débitos de um banco para outro, em busca de uma taxa de juros mais acessível que tal companhia oferece.

Mas tudo isso está direcionado especificamente ao Open Banking, contudo, assim como o mercado tecnológico segue a evoluir, o mesmo pode ser dito sobre as soluções financeiras, dando início ao próximo passo em relação a essa ideia de um campo financeiro aberto.

Open Financing

O Open Financing trabalha da mesma forma que o Open Banking, lidando com o fácil acesso e troca de informações por diferentes entidades bancárias, a principal diferença está na ampliação sobre quais são as companhias que podem ter acesso a esses dados.

Pois além dos bancos, o Open Financing permite com que essas informações podem ser compartilhadas também por outros tipos de entidades voltadas ao setor financeiro, entre elas:

  • Corretora de seguros;
  • Fundo de previdência;
  • Fundo de pensão;
  • Plataformas de investimentos.

Além de muitas outras associações que podem facilitar o trabalho executado por uma empresa em relação à gestão de suas finanças, tendo acesso ao mesmo tipo de benefício tecnológico que pode ser útil para a sua gestão de frota de veículos leves, por exemplo.

Soluções que só não são mais amplas do que a variedade de perfis que podem ser beneficiados pelas vantagens trazidas pela ideia de Open Banking.

Impactando desde empreendedores até indivíduos comuns, que buscam apenas pelo auxílio de um financiamento para trocar o seu carro por um veículo menos poluente, que funcione via recarga veiculos eletricos.

Inclusive, a popularidade desse mercado aberto de capital se dá principalmente pelos seus benefícios claros.

Vantagens do Open Banking e Financing

Apesar de suas diferenças, conforme citado anteriormente, tanto o Open Banking como o Open Financing compartilham de certas vantagens aos usuários que buscam trabalhar ao lado de instituições financeiras que trabalham com tais conceitos, sendo tais benefícios:

  • Maior liberdade;
  • Maior poder de negociação;
  • Maior competitividade;
  • Menores custos.

Tudo a facilitar o controle de um indivíduo com seus projetos, assim como o seu patrimônio, sendo possível partir de uma agência bancária para outra, acompanhando o conceito de portabilidade econômica. Algo que só é possível graças ao Open Banking.

Conceito que já pode ser visto aplicado no Brasil, tendo seguido um calendário que foi estabelecido para o mercado financeiro a partir de quatro fases:

  • Fase 1 (01/02) – Acesso aos dados das instituições participantes;
  • Fase 2 (13/08) – Compartilhamento de dados entre instituições financeiras;
  • Fase 3 (30/08) – Aplicações fora dos canais bancários;
  • Fase 4 (15/12) – Liberação do Open Finance.

Etapas essas estabelecidas pelo Banco Central para o ano de 2021, sendo possível hoje com que os mais diversos tipos de negócios, como serviço de rastreamento de veiculose segurança possa ser auxiliado por tais vantagens financeiras.

Permitindo assim a expansão desse negócio, tudo isso através das vantagens econômicas que o Open Banking e o Open Finance podem oferecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Tumisu por Pixabay 

Instagram