Gastronomia

Restaurantes tecnológicos chamam a atenção e se tornam preferência

Descubra como a tecnologia tem contribuído para a gestão e o atendimento em restaurantes 

A tecnologia está totalmente integrada ao dia a dia das pessoas. Essa afirmação é facilmente comprovada por meio de uma breve observação do nosso entorno: smartphones e aplicativos facilitando o transporte e a comunicação, aulas e reuniões realizadas a distância, serviços bancários na palma da mão, restaurantes com cardápio digital em tablet.

Diferentes setores do mercado têm se beneficiado do uso da tecnologia, e o segmento de alimentação, bares e restaurantes é um deles.

Mas não pense que o cardápio digital é a única inovação presente no planejamento, na gestão e no atendimento de restaurantes. Os novos padrões de consumo exigem adaptação das empresas, por isso, os bares e restaurantes têm investido em soluções que contribuem com a otimização e a qualificação de todos os processos.

Cardápio digital

Há uma série de tecnologias que podem ser implementadas em restaurantes e que agregam benefícios práticos para esses negócios. Nesse sentido, o cardápio digital é provavelmente um dos exemplos mais conhecidos.

A ideia central do cardápio digital é substituir os menus impressos. Por meio deles, os clientes podem acessar as informações sobre os produtos em um tablet ou via leitura de QR Code, usando o próprio smartphone.

Uma das vantagens do cardápio digital é que ele pode ser atualizado facilmente e você não precisa imprimir cardápios sempre que lançar uma promoção ou incluir um novo item.

Inclusive, por meio do cardápio digital inteligente, o cliente pode fazer o pedido sem a necessidade de chamar um garçom, o que importa na otimização do atendimento.

Existe, ainda, a possibilidade de o cliente fazer o pagamento usando o próprio cardápio digital, outra vantagem que pode otimizar os processos para o restaurante e favorecer a experiência do cliente.

Quando os gestores decidem implementar o cardápio digital, eles precisam ficar atentos ao perfil dos clientes e à qualidade da experiência. Ainda existem pessoas que têm dificuldade ou não gostam dessa modalidade, por isso, avalie o perfil do seu público, faça uma implementação em etapas e peça feedbacks constantes dos seus clientes.

Mesas interativas

As mesas interativas são uma espécie de “evolução” do cardápio digital. Além de ver o cardápio e fazer pedidos sem a necessidade de atendimento dos garçons, essas mesas têm funcionalidades extras, como:

  • realizar o acompanhamento do pedido na cozinha;
  • acessar as redes sociais pessoais usando a mesa interativa para compartilhar a experiência;
  • pagar a conta usando o sistema de contactless — pagamento por aproximação;
  • avaliar os pratos e o restaurante; e
  • escolher a música ambiente que será tocada enquanto faz a refeição.

Por meio da tecnologia touch screen, a mesa é totalmente personalizada. Assim, os clientes podem escolher a toalha da mesa, assistir à preparação da refeição e até jogar jogos enquanto espera, tudo isso tocando a mesa, que funciona como um tablet em tamanho gigante.

Quiosques de autoatendimento

Os quiosques de autoatendimento são uma tecnologia amplamente utilizada em diversas redes de restaurantes pelo país e podem ser uma porta de entrada para quem quer inovar no atendimento.

Por meio deles, é possível automatizar o atendimento, já que o cliente consegue olhar o cardápio, fazer o pedido e pagar a conta usando um totem de autoatendimento. Essa tecnologia é vantajosa, pois garante eficiência operacional e precisão no pedido.

Sinalização digital holográfica

Pode parecer uma ideia futurista, mas a sinalização digital holográfica já é uma realidade e vem sendo considerada uma opção atraente por empresas de alimentação em todo o mundo.

Em síntese, esse tipo de tecnologia substitui placas de identificação convencionais, ou seja, em vez de colocar uma placa “comum” com o logotipo do restaurante, você pode substituí-la por um logotipo holográfico que usa tecnologia 3D.

Além de criar um engajamento emocional com os consumidores, essa estratégia ajuda a melhorar a percepção da mensagem criando uma atmosfera que vai fazer com que o seu restaurante se destaque dos demais restaurantes do entorno.

Kitchen Display System (KDS)

Por fim, não podemos falar em tecnologia para restaurantes sem mencionar os KDS. Também conhecidos como “Sistemas de Exibição de Cozinha”, esse tipo de solução é voltada para a integração de informações.

O KDS possibilita a integração da cozinha ao ponto de venda, oferecendo informações em tempo real e exibindo tais dados para a equipe que está trabalhando dentro da cozinha.

Por meio dessa tecnologia, é possível ampliar a eficiência da equipe, favorecer a gestão do estoque, diminuir os erros e, como consequência, melhorar a experiência de atendimento ao cliente.

Com inovação, é possível melhorar as operações, qualificar o atendimento e favorecer a experiência do cliente. Além de reduzir custos, o uso de tecnologia contribui para o fortalecimento e o crescimento da marca.

Image by pressfoto on Freepik

Instagram