Positivo Tecnologia está entre as empresas que mais fazem inovação aberta com startups no Brasil

A Positivo Tecnologia conquista o primeiro lugar na Categoria Eletroeletrônicos do ranking “TOP 100 Open Corps” e ingressa no grupo das empresas líderes em inovação aberta no Brasil, segundo a plataforma global 100 Open Startups.

“TOP 100 Open Corps”

O anúncio oficial do ranking ocorrerá nesta quarta-feira, dia 26, às 18h, durante o evento on-line XII Open Innovation Week (Oi Week), considerado o maior encontro desse segmento no Brasil. O reconhecimento se deve ao protagonismo da fabricante de dispositivos eletrônicos e tecnologias educacionais no ecossistema de inovação nacional por meio de parcerias com startups. “Somos uma empresa de tecnologia há 31 anos e desde então a inovação acompanha nossa existência”, afirma Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia.

Dentre as iniciativas da Positivo Tecnologia de inovação aberta está o modelo de aceleração de empresas emergentes. Por meio do Programa de Corporate Venture, a Companhia apoia startups que oferecem soluções para revolucionar negócios e o cotidiano das pessoas.  “Identificamos as necessidades de crescimento das startups e auxiliamos nesse processo com envolvimento de nossos profissionais”, diz Graciete de Lima, responsável pelo Programa de Corporate Venture da Positivo Tecnologia. 

A Positivo Tecnologia possui um Fundo de Investimento em Participações (FIP) em que concentra recursos para apoiar empresas de base tecnológica. O FIP possibilita a aceleração de startups como a Hi Technologies, Hitech Electric, AgroSmart, @Tech, Rina, Eleva e Observatório, as quais atuam em setores de saúde, tecnologia da informação, agricultura, pecuária e eletromobilidade.  

Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Tecnologia

Muito mais do que investimento financeiro, as equipes da Positivo Tecnologia agregam valor às investidas ao assessorar iniciativas e participar de projetos estratégicos das startups. Os esforços visam acelerar o crescimento dessas empresas por meio de conhecimento especializado e parceria em projetos específicos. Recentemente, por exemplo, cerca de 38 profissionais da Positivo Tecnologia se engajaram no projeto da Hi Technologies para aumentar a capacidade de produção de testes de covid-19. A Positivo Tecnologia apoia a operação de nossas investidas, não somente a gestão em si.

Além do Programa de Corporate Venture, a Positivo Tecnologia acelera edtechs, termo aplicado a empresas emergentes que desenvolvem e usam tecnologias para potencializar a aprendizagem. Por meio da Unidade de Tecnologias Educacionais, a Positivo Tecnologia integra serviços dessas empresas e às soluções educacionais do próprio portfolio. Dentro desse modelo de aceleração de startups da Educação também está outra iniciativa da Companhia: a organização da edição brasileira do GESA Awards, competição global de edtechs trazida ao país com o objetivo de reconhecer soluções inovadoras e conectá-las com o mercado. Outro projeto que favorece o processo de inovação é o HUB.Educacional, que permite às edtechs acessarem instituições governamentais, escolas particulares, editoras e sistemas de ensino para melhorar a educação no Brasil.

A Unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo Tecnologia também faz parcerias tecnológicas com edtechs para criação de novos produtos e expansão de mercado. Neste sentido, oferece produtos do próprio portfolio como o Schood, primeira solução brasileira de Indoor Position System (IPS). Trata-se de tecnologia vestível semelhante a uma pulseira que fornece localização de alunos e professores, envia notificações relacionadas à segurança e promove integração com sistemas acadêmicos e pedagógicos. Outra solução da Positivo Tecnologia é o Aprimora, software de ensino a distância que promove a aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa de forma adaptativa ao respeitar o ritmo e conhecimento de cada estudante. 

100 Open Startups 

O TOP 100 Open Corps é parte do Ranking 100 Open Startups e avalia o engajamento de grandes empresas no ecossistema de inovação brasileiro. Referência para o mercado, o Ranking 100 Open Startups utiliza critérios objetivos, vinculados estritamente com as relações de negócios entre startups, médias e grandes empresas. Ambos são iniciativas da 100 Open Startups, plataforma líder em inovação aberta que conecta oportunidades de inovação entre empresas, startups, comunidade científica e investidores.  A 100 Open Startups também é responsável pela plataforma de eventos Open Innovation Week (Oiweek). A 100 Open Startups tem registradas cerca de 13 mil startups, 130 universidades, 3.000 empresas e 3.000 investidores-anjos. Mais de R$ 1 bilhão em transações de open innovation foram realizadas desde a fundação, em 2008.

POSITIVO TECNOLOGIA

A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira que fabrica e comercializa computadores, celulares, servidores, tablets, acessórios, tecnologias educacionais e soluções para casas e escritórios inteligentes. Faz parte do Grupo Positivo, conglomerado de empresas com atuação nos segmentos educacional, editorial e gráfico. Foi fundada em maio de 1989. Possui sede administrativa em Curitiba (PR), quatro fábricas no Brasil, além de operações na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfolio de marcas próprias e representadas é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo BGH, VAIO, Quantum, Anker, 2A.M. e Accept.  Para informações adicionais, acesse www.positivotecnologia.com.br

Instagram