Telefonia

Migrar plano de celular: Tudo o que você deve saber para não passar perrengue

Saiba como economizar tempo e dinheiro ao solicitar uma mudança de operadora de celular

Trocar de operadora de celular era impossível há alguns anos. Contudo, a concorrência e a busca por mais clientes, fez com que as operadoras de telefonia criassem verdadeiros universos de vantagens a fim de fisgar o coração dos donos de celulares. 

A questão é que para realizar essa troca, alguns passos burocráticos podem macular o procedimento e as dúvidas podem deixar de ser uma oportunidade para criar soluções e se transformar em sérios problemas. 

É aí que mora o espaço para insatisfação. Só no primeiro semestre de 2022, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou mais de 900 mil reclamações. Mas, mesmo diante de alguns entraves, mudar de plano de celular ainda pode ser a melhor opção. 

Pensando em como resolver essas questões, criamos um conteúdo que vai ajudar a eliminar as principais dúvidas e ajudar na resolução de problemas. 

Por que mudar de operadora? 

De acordo com a NZN Intelligence, plataforma de inteligência e pesquisa da NZN, 

cerca de 43% dos brasileiros têm o desejo de trocar de operadora por diversos motivos.

O principal problema indicado pelos entrevistados foi a insatisfação com a operadora de telefonia. Entre os fatores mais destacados estão: o valor dos planos, serviço ruim, cobertura limitada e instabilidade. 

E as dificuldades também ocorrem ao solicitar a troca ou cancelamento de um plano, pois muitas das empresas não facilitam esse processo para não perder o seu cliente.

Seja ao descontinuar com o serviço de uma empresa de telefonia ou ao contratar uma nova operadora, na maioria dos casos o fator-chave será o preço.

Um bom plano que traz vantagens aos seus assinantes, como combos extras e utilização de dados ilimitados, é um sinônimo de bom custo-benefício.

Como realizar a portabilidade do seu número?

A forma mais rápida e simples de mudar de provedor de serviços é por meio  da portabilidade.

Essa modalidade é um serviço autorizado pela Anatel (Autoridade Nacional de Telecomunicações) que permite manter seu número de telefone ao trocar de operadora com o mesmo código de área (para celular) ou comum (para fixo).

Desta forma, o consumidor se beneficia das vantagens da sua nova operadora sem ter a obrigatoriedade de alterar o número de telefone.

Ela leva até 3 dias para ser efetivada a. Em alguns casos, o número novo já pode ser utilizado em menos de 24 horas.

Para saber os passos e protocolos mais a fundo, é preciso entrar em contato com a operadora e realizar todos os procedimentos. Cada empresa tem sua maneira de atuar e algumas exigências podem ser exclusivas. 

Recomendação antes de migrar de plano no pós-pago

Um ponto fundamental e de extrema importância para todo assinante de plano pós-pago que deseja alterar o seu plano é: Nunca solicite um cancelamento antes de contratar, ou ter em vista, um novo pacote.

Pois ao solicitar um novo pacote, ele passa por alguns processos de aprovação. O primeiro é o período de crédito, seguido pela verificação da área de cobertura. 

Como trocar de plano e manter a mesma operadora?

Se antes de mudar de prestadora de serviços você pesquisou e encontrou um pacote interessante na sua operadora atual, fique tranquilo.

Os processos das principais operadoras do Brasil são bem semelhantes. É possível realizar essa migração pelo site ou app,acessando o menu de serviços da sua conta, buscando a opção para fazer a troca do plano.

Você também pode entrar em contato via  OI telefone  ou redes sociais  e ter direito a todas as promoções daquela operadora. 

Aprovado e vigente desde 2015, a Lei nº 15.854/2015 determina que os fornecedores de serviços de telefonia ofereçam promoções a todos os seus clientes, incluindo tanto os novos quanto os antigos.

Por isso, qualquer consumidor tem esse direito garantido visando trocar para planos melhores, sem ter a necessidade de trocar de operadora.

Desta forma, é fundamental analisar todos os planos disponíveis e sempre levar em consideração qual se encaixa mais com o seu perfil e as suas necessidades.

Imagem de Pexels por Pixabay 

Instagram