Empresas que investem no bem-estar de funcionários são 235% mais eficientes

Prezar pela saúde e pelo bem-estar dos funcionários não é somente uma medida básica que deveria ser promovida em todas as empresas, como também pode ajudar na eficiência e qualidade do produto ou serviço entregue, além de criar um ambiente muito mais positivo para toda a equipe.

De acordo com o estudo Linking Workplace Best Practices and Organizational Financial Performance, realizado nos Estados Unidos, companhias que prezam pelo bem-estar dos trabalhadores são até 235% mais eficientes. Isso acontece pois há um interesse e busca por resolução acerca dos problemas enfrentados pelos funcionários também no âmbito pessoal, como problemas de saúde ou situação financeira apertada.

absenteísmo é um dos principais motivos de preocupação dentro das empresas. Faltas constantes de um funcionário normalmente são consequência de um problema maior, que pode ser muito mais rapidamente solucionado quando o trabalhador conta com o apoio da equipe e é compreendido pelos seus superiores. Cuidar do bem-estar do colaborador da empresa também deve incluir aceitação e acolhimento.

Melhor qualidade de vida dentro da empresa também é uma variável para se levar em conta. No estudo Tendências Globais de Capital Humano, de 2018, realizado pela Deloitte, 67% dos funcionários esperam trabalhar em um ambiente com design que propicie bem-estar, 63% deles gostariam de ter acesso a snacks saudáveis e 60% dos entrevistados ficariam contentes com um programa de suporte mental. Na pesquisa, as empresas também foram ouvidas, e 61% das entrevistadas afirmam que programas de bem-estar oferecidos melhoram a produtividade e os resultados financeiros da marca.

Medidas como mutirões de saúde, aulas de educação financeira e capacitação profissional, promover alimentação saudável e ambiente horizontal, onde os funcionários podem contar com o apoio de seus chefes, garantem que muitas questões pessoais e profissionais sejam solucionadas, permitindo que o trabalhador concentre suas energias nas tarefas relacionadas à entrega de produtos e serviços com muito mais calma e eficiência.

Oferecer possibilidades para que os funcionários cuidem de sua saúde, mesmo no ambiente fora da empresa, também é uma maneira de garantir o bem-estar. Benefícios de parcerias com academias, por exemplo, podem motivar os trabalhadores a incluir a prática de exercícios na rotina do dia a dia.

Demonstrar preocupação com a saúde dos funcionários, promover um bom relacionamento entre os integrantes da equipe e investir em um ambiente de trabalho agradável para todos são atitudes que mostram ao trabalhador que ele faz parte da empresa, colaborando para que ele se sinta valorizado dentro do sistema.

Foto:Divulgação