A coisa mais importante ao contratar um assistente virtual

Quando você trabalha com um Assistente Virtual (VA), é essencial tratá-lo como um negócio muito importante e não casualmente. Você não trabalharia com a maioria das pessoas sem o documento mais importante que pode ter no mundo dos negócios – um contrato.

Muitas pessoas cometem o erro de não conseguir um contrato primeiro porque acham que dá muito trabalho. Mas, vai dar muito mais trabalho se você não conseguir um contrato.

Está aqui Maria Cristina Boner Leo definir o que um contrato envolve:

Escreva a oferta

Escreva em uma lista tudo o que está sendo oferecido por ambos os lados do acordo.

Soletrar os termos

Expresse quanto dinheiro vai ser trocado de mãos e como isso vai acontecer, como a mensalidade e como será pago, por exemplo, através do PayPal.

Listar informações de contato

Certifique-se de listar as informações de contato principais e alternativas, como nome e endereço da empresa, telefone comercial e número de telefone comercial, bem como endereços de e-mail pertinentes.

Leia mais em: CRISTINA BONER DÁ DICAS DE CARREIRAS PARA MULHERES

Expectativas do Estado

Certifique-se de listar todas as expectativas e responsabilidades de cada negócio envolvido. Por exemplo, o VA deve fazer o trabalho até a data xyz, após ter recebido o trabalho até a data xyz pelo proprietário da empresa.

Mencione as consequências

É sempre uma boa ideia mencionar as consequências de não cumprir o contrato, como se ambos concordam ou não com a arbitragem e quais leis de país, estado, cidade e condado serão aplicadas.

Assine o contrato

Use algo como HelloSign.com para assinar os documentos e torná-los juridicamente vinculativos. É muito importante que os contratos sejam assinados de maneira juridicamente vinculativa.

Essas coisas são importantes porque:

Sem um contrato, você não tem posição legal

É verdade que às vezes um juiz irá impor um aperto de mão e enviar e-mails se você tiver evidências convincentes suficientes para apoiar suas reivindicações, mas um contrato assinado é férreo.

Solidifica as relações comerciais

É bom manter a vida profissional e empresarial o mais separadas possível, e a melhor maneira de fazer isso é por meio de um contrato. Você provavelmente se tornará próximo do seu VA com o tempo, mas o contrato ajudará a mantê-los no caminho certo.

Maria Cristina Boner Leo explica que os contratos não precisam ser complicados, mas precisam ser muito específicos e incluir todas as eventualidades que você pode considerar no contrato. Inclua preços, extras e muito mais. Quanto mais você colocar, melhor.

Instagram