Turismo

5 curiosidades sobre Florianópolis:

Saiba quais são as melhores praias da capital catarinense

A capital, localizada no litoral de Santa Catarina, é conhecida como Ilha da Magia, e não poderia ter outro apelido, pois o que não falta por lá é uma beleza que encanta a qualquer visitante e muita qualidade de vida.

Floripa, como também é chamada, é a segunda cidade mais populosa do estado, com estimativa de 516 524 habitantes, de acordo com o IBGE.

Um de seus principais cartões postais é a Ponte Hercílio Luz, que é a maior ponte suspensa do Brasil.

Se você está pensando em morar na cidade de Florianópolis, vamos te apresentar 5 curiosidades sobre a capital catarinense que com certeza vão te impressionar. Acompanhe:

1 – Seu primeiro nome foi Nossa Senhora do Desterro

 Os primeiros habitantes de Florianópolis foram os homens do sambaqui, seguidos dos índios tupis-guaranis, com registros de 4.800 a.C, e depois pelos índios carijós, que chegaram no século XIV.

 Com a chegada da época da colonização europeia, os moradores nativos foram escravizados, já que os portugueses açorianos tomaram conta do local.   

Os nativos foram dizimados no final do século 18, pois a imigração trouxe também diversas doenças às quais não eram resistentes

Já em 1637, quando os bandeirantes ocuparam a capital, a cidade era conhecida como Nossa Senhora do Desterro.

2- Floripa tem mais de 100 praias

Formada pela Ilha de Santa Catarina, somada ao território continental e mais algumas pequenas ilhas, a cidade é um verdadeiro paraíso para quem gosta de belezas naturais.

Mas existe uma dúvida sobre o número de praias: enquanto alguns dizem que são 42, outros apontam que são mais 100.

Segundo um levantamento encomendado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), o número realmente passa de 100 praias registradas. Ou seja, opção é o que não falta para os praieiros.

3 – A cidade já recebeu diversos reconhecimentos

Florianópolis é também uma cidade de oportunidades, com economia movimentada pela tecnologia de informação, turismo, serviços e navegação.

Além disso, foi considerada em 2014 pelo Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) como o melhor ambiente para o empreendedorismo do país e  já foi eleita pela ONU como uma das cidades mais criativas do Brasil no mesmo ano.

4 – Floripa também é um polo universitário

 Todos os anos, Floripa recebe milhares de estudantes, de todo o país, para estudar em suas universidades.

 Abriga a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerada a sexta melhor universidade da América Latina no ranking da Times Higher Education.

Além dela, também se encontram dois campi do Instituto Federal de SC, dois campi da Universidade do Estado de SC e outras instituições públicas e privadas.

5 – Quais são as melhores praias da cidade

E para terminar, não poderíamos deixar de apresentar as melhores praias da cidade! São elas:

Jurerê: Praia badalada, bastante frequentada por jovens e palco de muitas festas.

Joaquina: Point dos surfistas, se destaca por já ter sediado diversos campeonatos nacionais e internacionais.

Lagoinha: Uma das mais calmas, é ideal para quem vai viajar com crianças, além de ser pouco frequentada.

Praia dos Ingleses: Um dos pontos turísticos mais conhecidos e frequentados, a praia é movimentada durante o ano todo e conta com infraestrutura completa para os turistas.

Canasvieiras: Outra das mais famosas da cidade, é também muito frequentada pelos turistas, que aproveitam as águas calmas para relaxar e a infraestrutura de bares e restaurantes que servem frutos do mar e bebidas diversas.

Curiosidade extra: Floripa tem uma praia de nudismo

 Semideserta e localizada em um Parque Natural Municipal, a Praia da Galheta é destinada ao naturismo e é uma área de preservação permanente.

  Para chegar lá, o acesso se dá somente por trilhas. E você, tem coragem de ir conhecer?

  Agora que você já conhece um pouco mais sobre a capital catarinense, encontre o imóvel perfeito para sua família no DreamCasa.

Imagem de Thanks for a like 👍 😉 por Pixabay 

Instagram