Projeto Água dos Gerais finaliza atividades físicas

O projeto “Água dos Gerais – Geraizeiros seguem na luta para preservar a vida” executado pela Associação Conselho Rural de Desenvolvimento Comunitário Rural dos Produtores Rurais da Fazenda São Modesto e apoiado pelo projeto DGM Brasil – Centro de Agricultura Alternativa do norte de Minas, finalizou suas atividades físicas.

Água dos Gerais

A iniciativa teve como objetivo contribuir para a melhoria da gestão e uso dos recursos hídricos pelas comunidades que fazem parte da Reserva de desenvolvimento sustentável (RDS) Nascentes Geraizeiras nos municípios de Montezuma, Rio Pardo de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo.

As ações tiveram como finalidade capacitar os membros do conselho gestor e de quatro comunidades da RDS Nascentes para a recuperação, proteção e gestão hídrica do território, relacionando conhecimentos técnicos e os conhecimentos tradicionais, além da recuperação das áreas de preservação permanente e da vegetação nativa.

DGM Brasil

O DGM Brasil é um mecanismo dedicado às comunidades indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, com o objetivo de promover e aprimorar suas práticas tradicionais de uso e manejo dos recursos naturais, proteção e gestão territorial e de ampliar as capacidades das lideranças e suas organizações de incidir em espaços de formulação de políticas públicas que promovam a sustentabilidade socioambiental do Cerrado brasileiro. O mecanismo apoia 14 países da África, Ásia, América do Sul e América Central.

No Brasil, o DGM está sendo implementado pelo Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), uma organização formada por representantes de povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais. Atua como Agência Executora Nacional em consonância com o Comitê Gestor Nacional (CGN) do DGM, também constituído em sua maioria por representantes de organizações indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do Cerrado brasileiro.

Instagram