Papel de parede para a sala de jantar: como escolher?

Conhecer bem seus móveis e objetos decorativos é um ótimo começo para realizar a escolha.

Se você enjoou da decoração da sua sala de jantar, uma boa dica é usar um papel de parede para transformar o visual desse cômodo tão importante da casa. Trata-se de um material bastante prático, de instalação rápida e bem barato, que  tem o poder de deixar sua sala de jantar sofisticada sem fazer sujeira e sem precisar quebrar nada.

Além disso, no mercado há vários modelos de papéis de parede para que você possa decorar sua sala de jantar de acordo com seu estilo. Sendo assim, você pode escolher aquele que melhor combinar com os móveis que você já possui.

Para ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas de como escolher o papel de parede perfeito para a sua sala de jantar, deixando a sua casa ainda mais charmosa e aconchegante. Confira:

Qual o melhor papel de parede para a sala de estar?

Esse recurso é comumente procurado por pessoas que pretendem transformar a decoração de qualquer ambiente da casa sem precisar pintar as paredes. É comum que haja dúvidas sobre o papel de parede ideal para sala de jantar. Entretanto, não existe um modelo específico para esse cômodo, visto que cada residência possui suas próprias características e requerem um modelo que combine com o estilo do ambiente. Contudo, há algumas dicas que ajudam a definir o papel mais adequado. Abaixo, confira algumas delas.

Tamanho do cômodo X cores e estampas

É fundamental medir o tamanho do ambiente, uma vez que os papéis de parede instalados na sala costumam ter cores neutras e claras. Além disso, também há quem opte por estampas que ajudam a ampliar o ambiente, como a listrada, frequentemente utilizada em paredes de salas pequenas.

Já papéis de parede com estampas geométricas ou cores mais vibrantes podem funcionar bem para salas contemporâneas, enquanto modelos que simulam pedras ou madeiras caem bem em uma sala rústica. Estampas arabescas são excelentes opções para uma sala mais clássica. Vale ressaltar, a título de curiosidade, que os modelos de tijolinho e com estampa de madeira são os mais utilizados atualmente.

Estilo de decoração

Antes de comprar o papel de parede, também é preciso definir o estilo da decoração do ambiente. Portanto, atente-se às cortinas, aos tapetes e aos demais objetos decorativos da sua sala de jantar.

Parede

Após escolher o modelo do papel de parede que irá usar, escolha a parede em que ele será aplicado. É importante salientar que o ideal é que ele fique em uma posição de destaque no ambiente, para dar um toque de elegância à sua décor.

Para trazer um ar de sofisticação para a sala de jantar, geralmente o papel de parede é aplicado na parede em que o buffet está. Dessa forma, tanto o papel de parede quanto o móvel ficarão em evidência. No entanto, obviamente, você pode escolher a parede do ambiente que deseja destacar, de acordo com a sua preferência.

Na sala de TV, por exemplo, normalmente o papel de parede é colocado na parede de fundo. Entretanto, se você pretende destacar o painel de TV, ele também pode ser aplicado na parede do rack. Não esqueça de harmonizar o papel de parede com estilo da decoração, a fim de deixar o ambiente mais vistoso.

Papel de parede 3D

Por fim, uma dica bem interessante é investir no papel de parede 3D, que certamente dará um toque decorativo bastante moderno para a sua sala de jantar. Embora seja mais caro que um papel de parede comum, ele é mais barato que um revestimento e o resultado é semelhante.

Instagram