Largada da Virada SP reúne bom público em São José
A largada da Virada SP em São José dos Campos reuniu bom público nas atrações deste sábado (05/11), nos diversos palcos espalhados pela cidade.
A programação foi iniciada no fim da tarde, invadiu a madrugada e continua durante todo este domingo (06/11).
O evento, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é totalmente gratuito e acontece durante 24 horas, o que garante a São José dos Campos o título de Capital Estadual da Cultura de 2022.
O encerramento acontece neste domingo com show de Barão Vermelho, às 19h, no Parque da Cidade. Confira a programação completa.
Virada SP
A Virada SP é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente.
As atividades acontecem durante mais de 24 horas consecutivas em espaços públicos e privados.
Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.
Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia da covid, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas.
Este ano, a Virada SP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos.
Pato Fu
São eles: São José dos Campos, Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém, São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente e Indaiatuba.
As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento.
Fomento à cultura
Além de fomentar e democratizar o acesso à cultura, a Virada SP, parte do programa #JuntosPelaCultura, é um grande incentivador da arte local que une Estado, prefeituras e segmentos artísticos a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões do estado.
A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo governo do Estado.
A previsão é de que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.