Meio Ambiente

Centro de Tecnologia da Suzano em Jacareí celebra 10 anos de pesquisas e desenvolvimentos científicos na área florestal

Laboratórios que compõem o Centro de Tecnologia (CT) desenvolvem pesquisas para o fortalecimento da inovação florestal

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, celebrou em outubro 10 anos da instalação dos laboratórios do Centro de Tecnologia na Unidade de Jacareí. Equipado com o que há de mais moderno no campo das ciências florestais, pesquisas realizadas pelo CT têm gerado resultados significativos para a área de inovação florestal.

O ponto de partida para as pesquisas é o eucalipto, matéria-prima de origem renovável que permite o desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras. “O Centro de Tecnologia da Unidade da Suzano em Jacareí, colabora diretamente para o fortalecimento da produção científica dentro da empresa, sendo referência para outras Unidades da companhia e até mesmo para centros internacionais de pesquisa, destacando a potencialidade do eucalipto em diferentes campos de aplicação”, ressalta Leandro de Siqueira, gerente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento.

CT da Suzano em Jacareí

Em Jacareí, as instalações do CT contam com infraestruturas de pesquisa e desenvolvimento que dão suporte à Diretoria de Tecnologia e Inovação da Suzano. No Centro de Tecnologia, há Laboratórios de Biologia Molecular e Micropropagação Vegetativa, que usam equipamentos de última geração para análise de DNA (marcadores moleculares), visando assegurar a identidade genética de clones selecionados, e para a realização da propagação in vitro de clones de maior potencial. Outro Laboratório é o de Fenomics, responsável por desenvolver e implementar novas tecnologias de fenotipagem (caracterização da resposta da planta ao estresse) para seleção de clones que são menos suscetíveis a determinadas doenças ou pragas e que possuem material genético mais resiliente.

Outra estrutura inovadora em Jacareí é o Laboratório de Ecoeficiência Florestal, que tem o objetivo de realizar análises de dados de monitoramento ambiental, suportando estratégias para o uso adequado dos recursos naturais, de acordo com a sua disponibilidade no ambiente. Uma das análises realizadas é o monitoramento da qualidade da água nas bacias hidrográficas presentes nas áreas da Suzano, possibilitando a avaliação dos impactos do manejo sustentável e dos mosaicos de florestas, com relação a este importante recurso natural.

Além dos Laboratórios, o Centro de Tecnologia possui um Viveiro de Pesquisa, responsável pela produção de mudas dos clones gerados nas diversas etapas do Programa de Melhoramento Genético da empresa, com capacidade de produção de mais de um milhão de mudas por ano. O Viveiro conta também com uma Central de Hibridação, onde são realizados os cruzamentos entre materiais genéticos superiores, visando avanços de geração de melhoramento e obtenção de ganhos em produtividade e qualidade da madeira.

Centro de Tecnologia (CT)

Inaugurado em Jacareí (SP) em 2012, o CT da Suzano em Jacareí contou com um investimento inicial de R$ 8 milhões. O evento de inauguração reuniu de autoridades locais e representantes da alta direção da empresa, e contou com personalidades ilustres, como o Rei da Suécia, Carlos 16 Gustavo, que visitou a unidade como patrono da Real Academia Sueca de Ciências da Engenharia.

Atualmente, o CT reúne cerca de 50 profissionais que atuam em diversas áreas de conhecimento profissionais, sendo altamente qualificados para atuarem nos laboratórios de marcadores moleculares, micropropagação e viveiro.

Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Foto:Divulgação
Instagram