Hospital Regional de São José dos Campos está entre os dez melhores hospitais públicos do Brasil
O Hospital Regional de São José dos Campos (HRSJC), unidade gerida pelo ISG desde 2017, ficou entre os 10 melhores hospitais públicos, entre os mais de 4.400 em atividade hoje no Brasil, em reconhecimento à eficiência, boa avaliação pelos usuários e por oferecer qualidade e segurança aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito durante apresentação do prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), do Instituto Ética Saúde e do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), nesta terça-feira, dia 8 de novembro, em Brasília.
Participaram do ranking, que é inédito para o setor público, apenas os hospitais que oferecem atendimento 100% financiado pelo SUS e que possuem Acreditação ONA 3 ou Acreditação Internacional. No total, 136 hospitais públicos de todo o Brasil foram avaliados pela comissão julgadora, formada pelos representantes das instituições envolvidas na organização do prêmio (Ibross, OPAS/OMS, IES e ONA), além da FGV-Saúde. Para estabelecer a pontuação foram utilizados critérios como as avaliações dos usuários dos serviços disponíveis no Google Business, tempo de certificação de cada instituição e cálculo de eficiência (produção hospitalar em relação aos recursos financeiros empregados), este último medido em parceria com a Escola de Economia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O fundador e Diretor-Presidente do ISG, Dr. André Guanaes, comemorou a conquista do HRSJC “entre centenas de hospitais, com apenas cinco anos de inaugurado, resultado do nosso compromisso com saúde digna e eficiente que nossa gente precisa e merece. Parabéns a todo o time ISG de Cuidar e Salvar Vidas na gestão da assistência do HRSJC pelo merecido mérito desta profícua parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Este é um ‘case’ de saúde pública, primeira Parceria Público-Privada de Saúde do Estado de São Paulo. Continuemos nosso trabalho com mais responsabilidade ainda, em parceria com Governo de São Paulo.”
Para o Diretor Financeiro do ISG, Dr. Ernesto Stangueti, “ser reconhecido como um dos 10 melhores hospitais públicos do Brasil por entidades tão representativas no setor da saúde é fato de extrema relevância para qualquer hospital, sobretudo para uma unidade do SUS. Quem ganha, acima de tudo, é a população assistida.”
Estiveram representando o ISG no evento Dr. Ernesto Stangueti, Diretor Financeiro do Instituto; Dr. Marco Aurélio Pereira, Diretor Técnico Operacional do Instituto; e Bruno Almeida, Diretor Geral do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiás, unidade também gerida pelo ISG.
“Desde 1988 a saúde está inserida como direito social na Constituição da República Federativa do Brasil. O legislador, ao destacar como princípio finalístico que ‘a saúde é direito de todos e dever do Estado’, aponta para o um ideal a ser alcançado. O SUS, desde a sua concepção, foi instrumental em assegurar esse princípio constitucional a todos os cidadãos. De fato, nos tornamos referência mundial em acesso ao sistema, mas precisamos prosseguir nas pautas de qualidade e segurança para os usuários e aprimorar os mecanismos de gestão e eficiência. Portanto, essa inédita iniciativa do IBROSS, em conjunto com a OPAS e o Instituto Ética Saúde, em premiar os “melhores hospitais públicos do Brasil” enaltece a qualidade dos serviços de saúde como ideal a ser alcançado e valoriza o esforço desses hospitais públicos de excelência. Por fim, estar entre os 10 melhores Hospitais Públicos do país revela nossa missão de cuidar e salvar vidas. Parabéns!! ISG e HRSJC”, finaliza o Diretor Técnico Operacional do ISG, Dr. Marco Aurélio Pereira.
Números
Em 2021, o Brasil tinha 8.870 estabelecimentos hospitalares, com 490.397 leitos. De um total de 6.400 hospitais (gerais e especializados), menos de 400 são acreditados (menos de 6%). Do total de hospitais certificados, 16,5% (63) são públicos e atendem exclusivamente pelo SUS. No Brasil, hoje, são 200 “Acreditados ONA 3” (nível de excelência). Apenas 34 hospitais públicos mantêm esse último nível de Acreditação. Assim como o HRSJC, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), também gerido pelo ISG, é Acreditado ONA (nível 2), sendo o primeiro e único hospital em infectologia do país com o selo de qualidade.