Empresas

Erros comuns ao abrir uma empresa

Manter uma empresa funcionando é algo que exige bastante atenção e cuidado por parte de um gestor, afinal, o que se trata ali é de um negócio capaz de garantir o sustento de diversos funcionários e família, aumentando a importância de cuidar de uma companhia.

Essa responsabilidade vai aumentando na medida em que tal companhia cresce no mercado, pois quanto maior for o número de clientes, maiores se tornam os seus encargos, até porque oferecer um serviço de má qualidade pode acabar afastando o público.

Diante disso, é possível dizer que tanto um negócio que acabou de abrir suas portas como uma companhia líder em seu mercado, atuando há mais de décadas no mesmo setor, compartilham muitos deveres comuns, adaptados para a realidade de cada um é claro.

Isso é algo a ser levado com importância por quem oferece peças como uma grelha para escoamento de água pluvial de concreto, pois um material de má qualidade pode trazer dores de cabeça para uma reforma, sendo importante contar com uma marca de confiança.

Esse exemplo é prático, mas aponta para a relevância entre as empresas que sabem como gerir da melhor maneira possível os seus negócios, buscando maneiras de trazer sempre soluções à sua audiência de clientes, permitindo dessa forma o retorno desse público.

Ou seja, a partir de um bom gerenciamento é possível garantir o sucesso de um negócio não apenas no presente, mas também a longo prazo, facilitando assim o seu crescimento dentro do mercado, aumentando seu número de clientes, oportunidades e desafios.

Tal tipo de preparo às vezes está associado não apenas a forma em que um negócio olha para os seus clientes, mas também através de uma visão de si mesmo, com uma fábrica tendo que instalar uma nova corrente transportadora para aumentar sua produção.

A verdade é que a lista de responsabilidades de uma empresa não para de crescer, pois na mesma medida em que o mercado e o público se renova, a mesma coisa precisa acontecer com todas as companhias, de forma a garantir com que bons resultados sejam conquistados.

Continuar falando sobre os desafios do meio comercial é algo que pode assustar quem pensa em abrir um negócio, mas também não é preciso se desesperar, pois sim, existem desafios, mas no mercado de hoje existem algumas praticidades disponíveis.

O que significa abrir um negócio hoje?

Muitas das grandes companhias que existem atualmente começaram a partir de pequenos projetos, nascendo até mesmo na garagem dos seus inventores. Não é preciso sequer citar tal figura inovadora, já que esse cenário se adequa a diversos nomes do mercado de hoje.

Contudo, tratava-se de uma realidade diferente, onde uma baixa competição dava mais tempo para que um negócio pudesse florescer, crescendo dentro do seu segmento, muitas vezes até mesmo criando uma demanda dentro do seu cenário comercial.

A situação desse mesmo mercado atualmente conta com mais desafios, com isso partindo da alta competitividade, onde uma simples pesquisa na internet por ensaio não destrutivo ultrassom pode levar tal usuário aos mais diversos resultados na rede.

Enquanto essa alta concorrência pode assustar alguns, para outros esse exemplo acima aponta na verdade para novas oportunidades, com o uso do campo digital permitindo para um indivíduo ter mais facilidade enquanto passa pelo processo de abrir um negócio.

Se antigamente muita parte da documentação legal de uma nova empresa precisava ser feita em diferentes órgãos fiscais, contando com uma pasta de documentos que não paravam de crescer, hoje esse tipo de serviço pode ser feito diretamente pelo computador.

Se essa situação se mostra benéfica para quem busca abrir um negócio formal, para quem busca por um empreendimento mais prático, como abrir um brechó nas redes sociais para vender algumas peças antigas no armário, essa mesma internet se mostra positiva.

Ao reconhecerem como esse tipo de prática passou a ocorrer dentro de suas plataformas, muitas redes sociais passaram a investir na abertura de programas de venda, facilitando para com que qualquer usuário comum pudesse dar início ao seu negócio pessoal.

De fato o cenário digital apresenta um alto número de vantagens para quem busca se tornar um empreendedor, o único problema é que essas mesmas oportunidades estão disponíveis para todos os que navegam na internet, aumentando assim a competitividade.

Levando tudo isso em conta, para garantir com que ao pesquisar por eletroduto corrugado 3 4 um possível consumidor seja levado a um fornecedor específico, é preciso que quem administre tal negócio saiba como melhor comandar os seus negócios.

Tamanha atenção deve ser garantida desde o começo, a partir do momento em que a sua empresa se encontra disponível ao público. Melhor, é preciso coordená-la com todo o empenho necessário antes mesmo disso, quando se trata apenas de uma ideia na cabeça.

Com esse plano em mente é indicado não só seguir uma lista sobre como abrir um negócio, mas estar atento também sobre quais são os erros que precisam ser evitados para que sua empresa não esteja fadada ao fracasso já nos primeiros meses.

Erros que devem ser evitados ao abrir uma empresa

É muitas vezes comum que um cliente cometa erros ao fazer uma compra, adquirindo um lubrificante exclusivo para carros quando na verdade estava em busca de óleo para compressores de ar, sendo necessário realizar um troca junto a tal empresa.

Se por um lado é permitido aos clientes fazerem essas confusões, a mesma coisa não pode ocorrer em quem gerencia um negócio, pois um erro qualquer pode ser responsável pela perda de um cliente, prejudicando até mesmo o futuro de uma empresa.

Junto a tudo isso é preciso evitar que essas decisões erradas ocorram durante toda a gestão de um negócio, com um destaque ainda maior para o seu processo de abertura, um período repleto de erros comuns que precisam ser evitados a qualquer custo, entre eles:

Olhar para o seu negócio como um passatempo

É verdade que muitos negócios podem começar a partir de um hobby, tal como o prazer em escrever pode levar uma pessoa a se tornar um escritor profissional, no entanto, a partir do momento que você passa a lucrar com tal ação é preciso reconhecer seu profissionalismo.

Somente ao olhar para tal atividade com sua devida importância é que tal negócio poderá ser respeitado pelos seus clientes, tendo a confiança que esse produto ou serviço se trata de algo sério, podendo aumentar assim até mesmo o seu número de vendas.

Não ter nenhum plano de negócios

Ainda sobre essa questão do profissionalismo, para que um negócio tenha futuro, seja um fornecedor de grampo para grampeador pneumático ou vendedor de roupas, é importante que esse empreendedor trace toda a estrutura dessa companhia.

Nesse sentido é importante estabelecer metas realísticas, que possam ser alcançadas, sendo assim um desafio a ser solucionado por esse novo negócio.

Esquecer de regulamentar o seu empreendimento

Às vezes a pessoa está tão empolgada em abrir o seu negócio próprio que se esquece de cumprir muitas das responsabilidades que são atribuídas à abertura de um negócio, o que pode incluir registros como:

  • Abrir o CNPJ do negócio;
  • Registrar o nome da empresa;
  • Buscar o alvará de funcionamento;
  • Pagar todos os tributos necessários.

Ao garantir com que todos esses passos sejam seguidos é possível dar início ao funcionamento de uma loja de materiais de construção ou negócio voltado à indústria, permitindo ao cliente encontrar uma válvula borboleta ou outra peça qualquer do seu interesse.

Ignorar os gastos reais de cada mercado

Abrir um negócio não é algo barato, sendo preciso contar com um investimento que possa futuramente ser revertido em lucros. No entanto, caso não haja um certo controle em seus custos pode ser que você acabe apenas acumulando dívidas para o negócio recém-aberto.

Realizar um plano de negócios antecipado, esclarecendo todos os custos necessários para que esse negócio possa abrir suas portas é uma maneira de o manter funcionando até que sua receita de lucro possa crescer ao lado da sua audiência de clientes.

Não conhecer o seu mercado

Por último, antes de entrar em qualquer tipo de projeto é preciso conhecer melhor sobre ele, seja para adotar estratégias que levem a melhores resultados, como recorrer a uma caldeira a lenha ou de qualquer outra fonte para sua fábrica, além de outras decisões.

Para garantir com que as melhores decisões estejam sendo tomadas é necessário conhecer de forma antecipada o terreno ao qual um empreendedor está pisando, permitindo assim a conquista por resultados que garantam o futuro dessa nova empresa.

Ao evitar esses e muitos outros erros as chances de uma empresa se destacar no seu cenário se torna ainda maior, garantindo assim sua longevidade, levando a um número crescente tanto de clientes como de lucros a serem conquistados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Werner Heiber por Pixabay 

Instagram