Carro sedan ou hatch: qual o modelo ideal de veículo para você?

Os dois tipos de veículo possuem vantagens específicas e voltadas para as necessidades dos motoristas

Na hora de comprar um carro novo ou seminovo, é fundamental ter o conhecimento dos tipos disponíveis para entender qual será a melhor opção que irá atender às suas necessidades. Entre os mais tradicionais, existem modelos de hatch e de sedan.

Separamos as principais características para você decidir de forma assertiva qual veículo ter. Você está enganado se pensa que a diferença está apenas no tamanho. Existem vantagens e desvantagens, além de detalhes que são fundamentais para não errar na hora de comprar.

A começar pelo hatch, este é um modelo conhecido por ter dois volumes. Eles são divididos na cabine central, onde ficam os passageiros, e na parte do motor, localizado no mesmo lugar em que fica o capô do veículo. Na categoria, ainda é possível dividir em três partes.

Primeiramente, o modelo compacto, normalmente com preço mais acessível e econômico, já que a maioria das suas versões é 1.0. O tamanho facilita no momento de fazer uma manobra para estacionar em qualquer lugar. O médio ou esportivo vem depois. Mais potentes, os motores podem ser de 1.4, 1.6 ou 1.8, por exemplo. Eles também são mais espaçosos. Na terceira versão se encontram os modelos superiores. São os modelos premium, com mais conforto e espaço aos passageiros.

As principais vantagens do hatch envolvem principalmente o tamanho e o preço de mercado, como foi citado anteriormente. Já os pontos negativos envolvem sua performance. Ao viajar, esse modelo pode deixar a desejar, principalmente em trajetos longos, com muitos passageiros e malas. Nesse caso, o próprio tamanho interfere de forma contrária na sua vantagem do dia a dia na hora de estacionar

Já o carro sedan tende a ser mais espaçoso. Ele é um modelo de três volumes que compõem a sua carroceria, ao contrário do hatch. O bloco do motor fica na parte frontal. A cabine dos passageiros é a do meio, e o diferencial é o porta-malas, que fica na parte traseira.

Esses modelos também apresentam motores mais potentes que os hatchs. Isso interfere de forma diferente no valor dos veículos. Também dividido em três partes, o sedan compacto é normalmente menos potente que os demais modelos de sedan e automaticamente mais acessível.

Os médios equilibram conforto, potência e tamanho. Já os sedans grandes são modelos luxuosos. Eles têm alto desempenho e diversos opcionais tecnológicos que fazem o preço aumentar.

Para quem busca mais espaço, conforto e performance em viagens, o tiro certeiro é o modelo sedan. Em comparação aos modelos hatch, os sedans apresentam maior estabilidade na estrada. Com certeza, esses são os maiores atrativos.

Em compensação, o tamanho também pode ser um problema nos dias em que é necessário achar uma vaga para estacionar.

Fato é que os dois modelos apresentam vantagens e desvantagens, além de uma gama de especificações. Então, analise qual se adequa melhor ao seu perfil de motorista e qual uso você fará do carro.

Instagram