3 Cuidados extras com bicicletas para quem pedala na praia

Ter o ciclismo como prática de atividade física é parte da rotina de milhares de pessoas. Poder sair para pedalar, respirar ar puro, ver belas paisagens e se exercitar é realmente maravilhoso, ainda mais quando esta bela vista é o mar. Mas existem alguns cuidados extras com bicicletas para quem pedala na praia, e separamos alguns deles que podem te ajudar.

Os benefícios do ciclismo

A prática de ciclismo como atividade física ou meio de locomoção pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Pedalar algumas vezes por semana pode fortalecer os músculos das pernas, dos glúteos, auxiliar na resistência pulmonar e cardíaca, além de eliminar o colesterol ruim do organismo e diminuir a taxa de açúcar no sangue. Sair para andar de bicicleta ainda pode ajudar a fazer novos amigos, pois a grande maioria das pessoas sai para pedaladas em grupo. Além de todos esses benefícios, o ciclismo ainda ajuda a reduzir o estresse e pode ser um meio de transporte, aliando bem estar à saúde e economia.

O privilégio de pedalar à beira-mar

Pessoas que moram em regiões litorâneas possuem o privilégio de poder pedalar à beira mar. E por falar em ar, você sabia que ir à praia faz bem para a saúde? Escutar o som das ondas, sentir a areia e a brisa refrescante da água do mar é o remédio perfeito para combater o estresse e o mau humor. Não há quem não se sinta relaxado ao apreciar a vista incrível da praia e contemplar toda a sua grandeza. Poder pedalar à beira-mar é unir todos os benefícios do ciclismo aos benefícios que o mar traz.  Estes privilégios fazem valer a pena os cuidados extras com bicicletas para quem pedala na praia.

A paixão pelo ciclismo como um estilo de vida

Muitas pessoas transformam a prática do ciclismo em uma paixão e um estilo de vida, e é pensando nessas pessoas que o blog Treep Bike traz todas as informações e curiosidades que um amante do ciclismo precisa saber. Elas adaptam suas vidas e rotinas para se dedicar à prática e superar seus limites.

Algumas praticam o ciclismo apenas como um hobby, enquanto outras almejam se tornar ciclistas profissionais, participando de competições e treinando incansavelmente para isso. Seja qual for o seu caso, se você pratica ciclismo por amor ou por profissionalismo, e pode sair para pedalar com vista pro mar, esses cuidados extras com bicicletas para quem pedala na praia podem te ajudar a cuidar dela da maneira correta.

3 Cuidados extras com bicicletas para quem pedala na praia: confira

A praia, apesar de ser um lugar incrível e incomparável, apresenta alguns riscos para a sua magrela, por isso é importante tomar alguns cuidados extras com bicicletas para quem pedala na praia. Veja a seguir os principais deles.

1. Lave sua bike em água corrente após a pedalada

Um dos mais importantes cuidados extras com bicicletas para quem pedala na areia é lavá-la muito bem após o fim do passeio. A areia da praia pode ser corrosiva para sua bicicleta, assim como a água salgada e a brisa do mar. A água em contato com o alumínio pode causar oxidação das peças, danificando-as e tornando a bicicleta inutilizável. Lave sua magrela muito bem em água doce quando encerrar sua pedalada à beira-mar. Caso não tenha uma mangueira disponível, você pode utilizar sua garrafa de água para eliminar o sal e a areia.

2. Retire o excesso de areia das coroas e correntes

Sabemos que a areia acaba permanecendo em partes muito pequenas, sendo difícil removê-la apenas com água. Nas coroas e correntes, a areia acaba formando uma grossa camada ao fixar na lubrificação das peças, gerando abrasão e um desgaste prejudicial. Para isso, um dos cuidados extras com bicicletas para quem pedala na praia é que seja retirado todo o excesso de areia e resíduos com ajuda de um detergente neutro e uma esponja macia. Depois, chacoalhe sua bike para eliminar o excesso de água e seque as peças com um pano úmido. Não se esqueça também de aplicar novamente o lubrificante nas peças para que elas desempenhem bem sua função na próxima pedalada.

3. Faça revisões esporádicas em uma oficina

Um dos cuidados extras com bicicletas para quem pedala na areia é fazer uma revisões esporádicas em uma oficina especializada. Leve-a até uma oficina de sua confiança para que os cubos e partes móveis de sua bicicleta sejam removidos e abertos e seja feita uma limpeza profunda, removendo qualquer resíduo que possa danificar ou desgastar sua bicicleta com o passar do tempo. Nesta revisão, peça para que o especialista passe uma nova graxa nas partes móveis, pois a antiga pode estar contaminada pelo sal e pela areia. Peça também para que as partes de alumínio sejam abertas, lavadas e lubrificadas. Todos esses cuidados extras com bicicletas para quem pedala na areia irão prolongar a vida útil de sua bike, que poderá te levar a muitos passeios com vista pro mar.

Estes são alguns dos principais cuidados extras com bicicletas para quem pedala na praia. Compartilhe com seus amigos que amam dar uma volta na areia e não se esqueça de cuidar bem de sua bike.

Instagram