Cultura

CAC Walmor Chagas vai ter sala de cinema

Espaço independente no Jardim da Granja foi adaptado para exibições de filmes.

No próximo dia 24 de maio, às 20h30, será inaugurada a Sala CinEva, que integra o projeto Sala de Cinema Walmor Chagas, da Cia Teatro da Cidade, contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, do Governo Federal, por meio do edital LPG 001/2023, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos. A inauguração contará com as exibições do curta “Um Brinde à Prosperidade”, de Fábio Alba, com a atriz Eva Sielawa (1969-2023), e do longa “São Paulo Sociedade Anônima”, dirigido por Luís Sérgio Person (1936-1976), protagonizado pelo ator Walmor Chagas (1930-2013), e considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. O CAC Walmor Chagas fica na rua Netuno, 41, Jardim da Granja. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo https://linktr.ee/ciateatrodacidade

A sala de exibições do CAC Walmor Chagas chamará Sala CinEva, em homenagem a atriz, diretora e produtora Eva Sielawa. Atriz formada em Artes Cênicas pela UNICAMP em 1993, atuou em diversos espetáculos, inclusive em “Don Juan Tenório” (1997) e “Maria Peregrina” (2000), produzidos pela Cia Teatro da Cidade. Com a Cia do Farol, grupo de teatro e música contratado pela Secretaria de Transportes e de Saúde de São José dos Campos desde 2006, conquistou os prêmios Volvo e Denatran com projetos de arte-educação. Nos anos de 1988/89, em Paris, França, pesquisou o Teatro de Tadeusz Kantor, participando de vários simpósios, palestras e debates com o mesmo, durante uma jornada de espetáculos com a cia polonesa. Foi produtora executiva do Festival do GT Feminino de São José dos Campos, em 2021.

CAC Walmor Chagas

O CAC (Centro de Artes Cênicas) Walmor Chagas foi inaugurado em 2000 e desde então, passados 24 anos de existência e com atividades culturais ininterruptas, é considerado referência na área teatral em todo Estado de São Paulo. O espaço é administrado pela Cia Teatro da Cidade, criada em 1990, que completa 34 anos de existência e tendo já produzido 22 espetáculos. A programação do CAC Walmor Chagas integra apresentações teatrais, shows de músicas, mostras, além de oferecer cursos de teatro para crianças, jovens e adultos e cursos profissionalizantes. O espaço também é utilizado para ensaios de grupos da cidade e da região.

Para a adaptação da sala para cinema, foram investidos cerca de R$ 60 mil, na compra, entre outros equipamentos e reformas, de dois projetores, um DVD, mesa de som, caixa sub(som), duas caixas de som, microfone sem fio, cabos, tela, cadeiras, persianas blackout, rotunda e sustentação do mezanino.

Ao longo desse ano de 2024, toda a programação da Sala CinEva será gratuita e exclusivamente com filmes brasileiros. Estão previstas ações formativas, como palestras, debates e oficinas, e sessões especiais como o “Pipocando”, exclusivamente para escolas e com distribuição de pipocas, “Clássicas”, uma vez por mês com filmes clássicos brasileiros, e “Infantil”, aos domingos para crianças. Além disso, serão realizadas duas mostras: “Luna Alkalay – Fantasias do Real”, em comemoração aos 50 anos de carreira da cineasta, e de “Curtas do Vale do Paraíba”. Haverá também o encontro “Mulheres no Set”, com cineastas de São José e região, para debater o trabalho e as experiências das cineastas da comunidade local.

Inauguração da Sala CinEva

Exibições do curta “Um Brinde à Prosperidade”, de Fábio Alba, e do longa “São Paulo Sociedade Anônima”, de Luís Sérgio Person

Horário: 20h30

Dia: 24/05/2024

Local: CAC Walmor Chagas, rua Netuno, 41, Jardim da Granja, SJCampos

Ingressos Gratuitos: https://linktr.ee/ciateatrodacidade

Foto:Divulgação
Instagram