Aplicativo de transporte InDriver começa operar em São José dos Campos

O aplicativo de transporte InDriver passou a operar em São José dos Campos. A prefeitura de São José aprovou o credenciamento do novo serviço de viagens há cerca de um mês. O aplicativo permite que passageiros e motoristas possam negociar o valor final da corrida.

Ao abrir o App e definir o trajeto a ser percorrido, o usuário tem como base um valor sugerido, mas tanto motorista quanto passageiro podem fazer proposta e contraproposta acerca do preço da corrida. Esse é o principal diferencial do serviço.

Antes de escolher um motorista é possível conferir informações sobre o veículo, nome completo e a avaliação média dos usuários. Os motoristas também têm acesso prévio às informações do chamado, e podem analisar se desejam ou não aceitá-lo. O compartilhamento de localização via GPS, se mantém igual aos demais aplicativos. A empresa só permite o cadastro de motorista que tenha carro fabricado a partir de 2011.

Em São José, o serviço de viagem já é disponibilizado pelas operadoras 99, Uber e Beep-beep, além do serviço de táxi.

Pagamento

O pagamento pode ser em dinheiro ou, ao pedir a corrida, selecionar a opção de um motorista que tenha um carro equipado com maquininha de cartão. Para os motoristas, uma vantagem é que não há nenhuma comissão a ser paga ao aplicativo.

InDriver

O InDriver foi criado em Yakutsk, Rússia, considerada uma das cidades mais frias do mundo, a partir da iniciativa de um grupo de estudantes que estavam cansados dos valores e taxas cobradas no período das festas de final de ano. Eles usaram uma rede social para fazer a divulgação e conectar motoristas independentes e participantes que precisavam de carona, e lá mesmo eles começaram a negociar os valores. Atualmente o aplicativo afirma estar em 500 cidades de 37 países. No Brasil ele está presente desde 2018 em 24 cidades de 17 estados.

Como baixar

O aplicativo está disponível na Play Store. É só baixar e realizar seu cadastro. É preciso informar dados como número de telefone, nome completo e CPF. Além disso, é preciso autorizar o App a ter acesso a sua localização. Feito isso, basta inserir os dados de origem e destino. Se desejar, o usuário poderá informar a tarifa máxima que pretende pagar e aguardar até que os motoristas recebam a proposta. Para que não haja risco dos valores ofertados serem muito baixos ou muito altos, o App indica um valor razoável.

Novo aplicativo de viagens em São José dos Campos permite a negociação de valores entre motoristas e clientes – Foto: Adenir Britto/PMSJC
Instagram