6 dicas para quem quer começar a andar de bike

Saiba o que fazer quando for começar a pedalar

Quem já andou de bicicleta ao menos uma vez na vida sabe o quão incrível é a sensação de liberdade proporcionada pelo ato de pedalar. Enquanto muitas pessoas pedalam como prática esportiva, outros tornaram a famosa “magrela” em um meio de transporte rápido, com boa mobilidade urbana e ecologicamente correto.

Independente do motivo, quem é iniciante precisa tomar alguns cuidados antes de sair de bicicleta — da escolha do modelo até a recomendação de usar roupas confortáveis quando for pedalar.

Então, se você deseja adotar a bike como sua companheira de jornada, vale a pena conhecer as dicas a seguir.

O que é preciso saber antes de começar a pedalar?

O primeiro passo a se dar por quem deseja adquirir uma bicicleta é saber para que ela vai ser usada. Será para uma prática esportiva (ciclismo) ou simplesmente para passear na praça? A bicicleta será usada como meio de transporte?

Tendo em mente o seu objetivo quanto ao uso da sua bike, fica muito mais fácil usá-la com mais segurança e com menos riscos.

Escolha o modelo ideal

Definidos os objetivos, o passo seguinte é escolher o modelo ideal. Também deve ser considerado a forma de uso, já que modelos profissionais diferem dos modelos tradicionais. Para tanto, o mais recomendado é se orientar em lojas especializadas.

De modo geral, a escolha certa seria de uma bicicleta para iniciantes. Independente do modelo, porém, é preciso que ele seja compatível com seu biotipo e altura, oferecendo mais conforto e segurança na hora de pedalar.

Use equipamentos de segurança

O capacete é o item básico de segurança de qualquer ciclista, seja ele profissional ou não. Os mais indicados são os modelos que tenham uma boa ventilação e travas de fácil manuseio. Nas mãos, o melhor é usar luvas que dão mais conforto, segurança na condução e evitam calos e machucados.

Acessório opcional, porém de grande utilidade, são os óculos que vão proteger seus olhos e filtrar o excesso de luminosidade e de poeira.

Prefira pedalar em locais conhecidos

Nada de bancar o desbravador e seguir por lugares onde você nunca passou antes! Claro que você vai poder explorar novos lugares, mas é preferível fazer isso quando você já tiver mais segurança no manejo da bicicleta e na região onde você está circulando.

Quem está começando a pedalar precisa de segurança acima de qualquer outra coisa. O recomendado, portanto, é pedalar por trajetos conhecidos e, de preferência, em ciclovias.

Alongamento antes e depois

Para qualquer atividade física — de baixo, médio ou alto impacto — é recomendado fazer alongamentos antes e depois de sua prática. Portanto, para quem pedala não poderia ser diferente.

Fazer isso antes de pedalar vai deixar seus músculos “aquecidos”, isto é, preparados para o “trabalho” que está por vir, enquanto se alongar após pedalar vai ajudá-los a relaxarem.

Mantenha distância de segurança

Você sabia que no Código de Trânsito Brasileiro (artigo 201) há uma determinação para que os motoristas mantenham uma distância segura de 1,5m dos ciclistas? Só que nem sempre isso é o que a gente vê — basta se lembrar dos vários acidentes de trânsito em que os ciclistas acabam gravemente feridos.

Essa distância deve ser adotada também por quem pedala para evitar riscos de acidentes com carros, motos e até mesmo pedestres. Além disso, não pedale muito perto do meio fio, pois com um pequeno toque você pode se desequilibrar e cair.

Use roupas confortáveis

Uma última dica é usar roupas confortáveis quando for pedalar. Quem faz ciclismo, por exemplo, precisa de uma bermuda específica com acolchoamento e formato que é confortável e inibe o aparecimento de assaduras. As camisas específicas também são indicadas por serem mais transpiráveis.

Para quem não é ciclista profissional, a dica é usar roupas leves e que possibilitem a transpiração, como roupas usadas em academia. Prefira bermudas e calças a saias e shorts curtos para evitar assaduras.

Instagram