4 dicas de como melhorar a sociabilidade do seu cachorro

Interação com humanos e outros animais é essencial para a saúde física e mental do seu amigo. Saiba como estimulá-lo.

Assim como os humanos, cada animal tem a sua personalidade. No entanto, não é normal que o seu cachorro simplesmente não interaja com outras pessoas e animais. Uma coisa é gostar mais ou menos, outra é sempre ficar sozinho pelos cantos e demonstrar agressividade quando alguém chega perto.

A sociabilidade é um critério importante para o bem-estar do cão. Sem esses momentos, ele pode ficar agressivo, ansioso e até depressivo. É possível que o cachorro desenvolva até mesmo problemas de saúde quando não lida bem com a presença dos outros.

Alguns animais, especialmente aqueles que foram adotados da rua, podem ter vivido situações traumáticas. Essa experiência pode estar influenciando no comportamento do animal, e é papel do tutor cuidar para que, se esse for o caso, eles consigam superar juntos esse evento.

Mesmo que a origem não seja um trauma, é importante que o seu animal fique confortável na presença de outras pessoas ou animais porque vivemos em sociedade. Nada mais desagradável que um cachorro que fica estressado toda vez que chega alguém, não é mesmo? Para nós e para ele.

Isso sem falar que todo cachorro precisa passear para manter a sua saúde física e mental. A ideia é que esse seja um momento agradável, tanto para você quanto para ele. Melhorar a sociabilidade do seu animal também é um jeito de garantir isso, além de evitar situações chatas, como algum comportamento agressivo.

Já entendeu a importância da sociabilização, mas ainda não sabe como fazer com que o seu animal também entenda? As dicas a seguir vão te ajudar.

Brinque com o seu cachorro

Essa é uma dica muito básica para qualquer tutor, mas muita gente deixa isso de lado por conta da correria do dia a dia. Acontece que cães que brincam com frequência são mais felizes, saudáveis e sociáveis, por isso, esse é um hábito que deve ser mantido durante toda a vida do animal.

Tire alguns minutos do seu dia para estimular o seu animal com brincadeiras simples, como a famosa bolinha, que você pode jogar para ele pegar. Existe uma variedade de brinquedos nos pet shops, e você com certeza vai achar algum que o seu animal goste.

Introduza novas pessoas e animais

Um dos motivos de o seu cão apresentar problemas de sociabilidade pode ser justamente o susto por situações, pessoas e animais com os quais ele não está acostumado, especialmente se ele passa a maior parte do tempo só com você dentro de casa.

Além de levar o seu cachorro para passear todos os dias, você pode receber amigos com mais frequência ou até promover alguns encontros com pets de conhecidos para que os animais também se tornem amigos — o que pode levar algum tempo e, nesses casos, você precisará ter paciência.

Se você vai fazer isso, é preciso ter atenção com quem escolhe apresentar para o seu pet. Verifique se as pessoas vão tratá-lo com carinho e que os animais não irão atacá-lo. Senão, você pode piorar ou causar um trauma no animal, tendo um efeito contrário do que gostaria.

Não obrigue

Em muitos casos, especialmente se o seu animal é muito arisco, você vai precisar ter paciência e insistir várias vezes. No entanto, isso é diferente de obrigar o animal a brincar ou a interagir, pois a ideia é justamente que ele se divirta.

Em um primeiro momento, pode ser que o seu cachorro esteja aprendendo apenas por observar a interação entre outras pessoas e animais. Ambientes como parques são bons lugares para isso. Mas se o animal se sentir mais seguro perto de você, fique sempre por perto, pelo menos no início.

Não obrigar, no entanto, não significa permitir que o seu pet seja agressivo com outras pessoas e animais. Sempre que isso acontecer, seja firme e o repreenda. É o seu papel como tutor.

Recompense

Oferecer um carinho ou um petisco para o seu animal sempre que ele interagir adequadamente também é uma ótima forma de estimular e reforçar o comportamento sociável. Essas são formas de mostrar para o seu animal que isso te deixa feliz e todos sabemos que os cães gostam de agradar.

Instagram