Economia

Uso de energia solar em residências gera economia de 20% ao ano na conta de luz

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que pelo menos 1 milhão de brasileiros já usam energia solar em casa

É cada vez mais real a vontade e necessidade de adquirir recursos renováveis para o dia a dia. O que parecia limitado às grandes corporações, devido ao alto investimento, já está disponível para o cidadão comum. Um exemplo disso é a energia solar, que demandava a instalação e manutenção de placas. Atualmente, as usinas fotovoltaicas, ou fazendas solares, podem produzir energia através do sistema on-grid (modelo ligado à rede elétrica) e distribuir para residências.

O modelo residencial funciona como uma assinatura, na qual o usuário “aluga” o lote de uma fazenda solar e recebe a energia produzida. A fatura chega normalmente, já com o valor do desconto aplicado. O usuário paga pelo uso do equipamento instalado, junto do valor do plano de assinatura dos painéis solares, o que é  bem inferior à quantia paga para as concessionárias de energia elétrica. Isso faz com que, anualmente, a economia chegue até a 20% ou de 50% a 95% no valor mensal.

Mesmo sem a necessidade de grandes espaços ou equipamentos, a assinatura da energia solar ainda exige um investimento mínimo. Cada projeto de energia solar residencial precisa de um estudo exclusivo dos fatores locais e de consumo para se chegar ao custo final. Uma estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) mostra que o investimento típico varia entre 15 mil e 20 mil reais para suprir com energia solar o consumo elétrico de uma família de quatro pessoas, custo que, em geral, leva entre 4 e 6 anos para se pagar.

No Brasil, as condições climáticas permitem a produção e o armazenamento de energia solar em grande escala. Um retrato disso é o aumento da adesão de assinatura de energia solar em Minas Gerais. O estado mineiro é líder sobre a geração e distribuição de energia solar e abriga pelo menos 1/5 de todas as instalações fotovoltaicas. Ele é responsável sozinho por 19,6% da capacidade total instalada da energia solar distribuída no país, ainda de acordo com dados da ABSOLAR. Atualmente, quase não existem localidades que não tenham pelo menos um sistema fotovoltaico em operação. São cerca de 96 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz.

 Foto:iStock

Instagram