O que é o domínio de site? Tire suas principais dúvidas

Registro é essencial para a criação de qualquer tipo de site.

A criação de um site precisa passar por alguns estágios até que, de fato, ele esteja no ar. Um dos mais importantes é registrar o domínio do site, que basicamente vai permitir que sua página seja encontrada pelos usuários na web.

Neste artigo, você vai poder tirar as principais dúvidas sobre o domínio de um site: o que é, como registrá-lo e escolher o mais adequado, além de dicas de valores. Então, continue lendo o conteúdo abaixo!

O que é domínio do site e qual é a importância disso?

Se pensarmos no site como uma pessoa, o domínio seria o CPF ou a certidão de nascimento dela. É por meio dele que o site será encontrado pelos buscadores e acessado pelos usuários. O domínio é tudo que vem após o “www”, que não é muito utilizado hoje em dia.

O domínio é um dos primeiros itens que devem ser planejados na construção do site, pois os demais passos dependem da existência e do registro correto dele.

Se você possui um blog sobre marketing digital, por exemplo, o domínio deve estar relacionado com o assunto, assim como se o site pertencer a sua empresa, ele deve levar o nome dela. Lembre-se que é por meio dele que o usuário vai identificar e acessar o seu conteúdo, portanto pode definir e muito a sua relevância na internet.

Como escolher e registrar um domínio?

Entendendo que o domínio é praticamente a parte mais importante de um site, é necessário saber como escolher o melhor e compreender todos os passos para registrá-lo.

Assim como cada pessoa tem um nome próprio, mesmo que aconteça de existirem outros indivíduos com nomes similares, elas são identificadas pelo sobrenome ou pelo CPF.

Na internet, não é diferente. Existem milhões de sites falando sobre o mesmo assunto, e por mais que diversos domínios possam começar com a palavra “marketing”, cada um deles deve ser único.

Ao partir para a escolha do nome do seu domínio, tente ser direto e criativo. Um nome muito grande pode assustar o usuário, bem como não te dar boas posições nos buscadores. Tente sempre usar o nome da empresa seguido pelo assunto abordado por você.

Agora que você já escolheu o domínio, ou seja, a URL principal do seu site, é hora de registrá-lo, para que você tenha a posse dele e possa publicá-lo posteriormente.

Um domínio pode ser registrado de diversas formas. O Registro BR é o mais indicado, pois é um site certificado e seguro. Atualmente, grande parte das empresas e das ferramentas de criação de sites oferecem o registro do domínio no pacote de hospedagem, facilitando esse processo.

Após ter registrado o nome e a documentação, você deve efetuar o pagamento que garante que só você tenha licença de uso da URL escolhida. Caso você não faça a renovação, o domínio fica disponível para que outras pessoas o utilizem, e você pode acabar perdendo o seu site na internet.

Quanto custa um domínio de um site?

O valor de um domínio depende muito, mas, em geral, é bastante difícil ultrapassar R$40 por ano. Este é um custo a ser inserido no seu orçamento fixo, pois, como dito anteriormente, o não pagamento pode ocasionar a perda do seu site.

Dependendo da extensão (.com ou .net), o valor pode ficar menor ou maior. Também é possível registrar o seu site diretamente no Google, utilizando o Google Domains.

Se você ou a sua empresa precisar de mais de um domínio, um para o site principal e outro adjacente, por exemplo, é necessário considerar registros separados, consequentemente, com um valor extra.

Instagram