Internet

O que é melhor para seu negócio: outbound ou inbound marketing?

Outbound e inbound marketing são os termos base de estratégias de negócio que toda empresa precisa conhecer para planejar campanhas de marketing bem-sucedidas.

Essas estratégias permitirão posicionar melhor sua empresa, alcançar novos clientes em potencial e o mais importante: manter o interesse do público-alvo vivo pelo maior tempo possível e convertê-los em leads e clientes fiéis.

Nesse sentido, uma empresa especializada em licenciamento ambiental que quer se posicionar melhor no meio digital deve conhecer de perto essas estratégias, mas qual a melhor entre esses dois tipos de marketing para as empresas?

A resposta para essa pergunta é muito simples: é preciso considerar o nicho de mercado, bem como as necessidades e objetivos que se tem dentro da empresa para poder definir qual o melhor.

Ou seja, o fato é que, as estratégias de marketing de uma empresa podem ser feitas de duas maneiras diferentes: inbound marketing e outbound marketing.

O primeiro tipo de marketing é projetado para interessar os clientes de uma determinada empresa, como uma gráfica digital em Campinas,com conteúdo relevante.

O objetivo do conteúdo é criar uma conexão para que os usuários possam se envolver com os produtos, enquanto o outbound usa técnicas mais tradicionais, incluindo publicidade offline e visual.

Com a crescente popularidade da internet, os empresários muitas vezes se perguntam sobre a melhor maneira de promover seus negócios de fabrica de metal duroou loja de relógios de luxo, por exemplo.

Deve-se lembrar que não existe prática de marketing superior ou inferior. Nesse caso, ambos podem ser muito benéficos para seu tipo de negócio dependendo do objetivo da empresa.

No entanto, está se tornando cada vez mais importante para os empreendedores entender as principais diferenças entre as estratégias. Isso torna mais fácil decidir qual estratégia é mais provável de tirar proveito da empresa.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia que foca principalmente na atratividade e fidelização dos consumidores. Na tradução livre do inglês para o português, esse conjunto de ações também pode ser chamado de marketing de atração.

A ideia não é ir atrás dos clientes, o inbound se concentra em intrigá-los para que, quando chegassem à empresa, se interessassem pelas soluções que ela oferece.

Essa atração se dá por meio da informação, qualidade e material útil disponibilizado ao público da empresa no blog, site ou rede social.

Como a produção de conteúdo é a base do inbound marketing, é muito necessário se adequar ao público da empresa.

Para gerar interesse genuíno no produto ou serviço oferecido, os empreendedores devem compreender plenamente seu público. Os interesses compartilhados, dúvidas e desafios do público da empresa nortearão a produção do material.

Portanto, as empresas são capazes de fornecer informações relevantes. Eles ajudam a resolver problemas, mostram uma oportunidade aos clientes em potencial e o produto da empresa se mostra uma solução.

As empresas devem investir em conteúdo para as diferentes etapas da jornada de compra. Assim ajuda o público até a fase final, quando se torna um cliente válido.

Portanto, com o inbound marketing o conteúdo atrativo ajuda a aumentar o tráfego para o site de uma empresa.

Com pontos de conversão como formulários ou landing pages, as marcas também podem transformar visitantes em contatos. Eles representam potenciais compradores, também conhecidos como potenciais clientes.

Com uma boa base de leads as empresas podem até construir canais de relacionamento com os clientes por meio de e-mail marketing, assim ela é capaz de fornecer a essa pessoa informações relevantes que estimulem sua vontade de comprar.

Portanto, quando o inbound marketing é planejado e executado adequadamente, é particularmente relevante para o cliente, o conteúdo é adequado e não é intrusivo. As vendas são, em última análise, o resultado de ações direcionadas e específicas.

O custo do inbound marketing pode ser uma grande vantagem para se destacar. É possível fazer pequenos investimentos e obter grandes retornos.

Quanto melhor o conteúdo que uma marca produz e promove ao longo do tempo, menor a necessidade de investir em mídia paga.

Então, para resumir o inbound marketing, é uma abordagem baseada em:

  • Conteúdo que educa o público;
  • Comunicação pensada na dor do público;
  • Conteúdos construídos por ferramentas de pesquisa para SEO;
  • Conteúdo movido pela criatividade e esforço na produção de materiais;
  • Marketing com conteúdo relevante.

O inbound marketing pode ser aplicado para promover diferentes setores e proporções de negócios, não apenas o mundo da tecnologia como muitos imaginam.

Por exemplo, uma empresa de levantamento topográfico pode investir na produção de conteúdo para atrair e reter os donos de fazendas e terras de plantios.

Para isso, o primeiro passo é criar um site para a empresa, que tem que ser otimizado com boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) e estruturado de forma a proporcionar uma boa experiência aos usuários.

Em seguida é preciso planejar a criação de um blog, e com isso criar conteúdos relevantes para o público-alvo.

Outro exemplo são os distribuidores de sensores balluffque podem usar blogs como um canal para envolver os clientes e abordar conteúdos com as principais preocupações do público.

Vale lembrar o processo de compra pelo qual um cliente passa antes de tomar uma decisão final, que é o funil de vendas, no qual os clientes do site podem estar três em diferentes estágios de sua jornada: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

Veja, por exemplo, o blog de uma empresa de projetos hidráulicos. O visitante pode ainda não acreditar na importância do serviço no início de um projeto, mas pode haver outros que já estão pesquisando empresas para contratar.

Por isso, as empresas devem investir em materiais e conteúdos relevantes para atender às necessidades do público em todas as etapas e assim conseguir despertar o interesse de diferentes tipos de potenciais clientes.

Por exemplo, depois de atrair e capturar leads e prospects, qualquer tipo de empresa pode encontrar maneiras de cultivar e manter relacionamentos com essas clientes.

As marcas podem então criar campanhas de e-mail marketing para continuar alimentando esses clientes com conteúdos relevantes para eles.

O que é outbound marketing?

Por outro lado, o outbound marketing também pode ser chamado de marketing tradicional. Atrai clientes e prospects oferecendo produtos ou serviços diretamente.

No outbound marketing as marcas seguem os consumidores de forma mais agressiva, sem ter um interesse genuíno em clientes em potencial.

As táticas tradicionais são muito populares em canais como rádio, televisão, jornais, revistas, mala direta, outdoors e outros formatos comuns de publicidade.

Além disso, o outbound marketing de hoje também pode ser aplicado no ambiente digital. Nesse caso, o usuário será surpreendido pelo anúncio, que pode aparecer em pop-ups, banners de sites, e-mails em massa e muito mais.

Em geral, o outbound requer um investimento maior do que a abordagem de inbound. A desvantagem disso é que, se a empresa precisar cortar investimentos, essa é a primeira área que ela vai pensar.

Então, para resumir, o outbound marketing é uma abordagem baseada em:

  • Publicidade ativa;
  • Divulgação direta de produtos;
  • Busca por clientes;
  • Comunicação unilateral;
  • Prospecção ativa através de outdoors, flyers e anúncios;
  • Conteúdo com menor valor agregado;
  • Marketing baseado em conversão.

Embora alguns empreendedores sintam que a abordagem outbound seja aplicável apenas em empresas mais tradicionais, essas ações podem ser muito benéficas para empresas de diferentes segmentos e portes de mercado.

Por exemplo, um distribuidor de tela soldadapode anunciar uma promoção para seus produtos em um aviso por meio de um panfleto, flyers, banners e anúncios de rádio para atrair o público local com interesse especial na oferta.

Por outro lado, para garantir uma divulgação mais intensa e principalmente mais certeira, por exemplo, uma empresa que faz manutenção de lavadoras pode divulgar seus serviços em comerciais de televisão.

Essas ações ajudam a empresa a alcançar um grande número de pessoas que serão atraídas pela oferta e que têm interesse em se tornar clientes.

Inbound e Outbound: Como combinar os dois?

Muitas empresas infelizmente não conseguem enxergar como as estratégias de inbound e outbound podem se unir e fazer parte de suas estratégias.

No entanto, é algo totalmente possível. O único ponto crítico é que, para unir essas duas estratégias, é necessário contratar um gestor que tenha passado pelas duas áreas, e que entenda as nuances do negócio e saiba o momento certo de unir as estratégias.

Entretanto, não é algo impossível de ser feito. Se você tem alguém com experiência na área e muita vontade e dedicação, é apenas questão de tempo até as estratégias começarem a se unir e os resultados chegarem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 

Instagram