Arquitetura & Design de InterioresEntretenimento

Como fazer instalação piso sobre piso

Realizar uma reforma onde é feita a técnica de piso sobre piso pode ser muito vantajoso para você por muitos motivos diferentes.

Isso acontece porque, desde empresas de aluguel de caçamba barato até mesmo a sua própria residência podem se beneficiar dessa técnica, uma vez que ela pode impactar significativamente tanto o fator estético do ambiente quanto o custo.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é a técnica de piso sobre piso, quais são as suas vantagens e como efetuar esse tipo de instalação.

O que é piso sobre piso?

Piso sobre piso é basicamente uma técnica que é aplicada, como o próprio nome já diz, no piso de um ambiente. Ela basicamente possui a capacidade de permitir o assentamento de um novo revestimento cerâmico ou de porcelanato, onde não existe a necessidade da remoção do piso anterior.

Isso acontece porque nem sempre existe a necessidade de se quebrar tudo e realizar uma grande sujeira em uma reforma, uma vez que existem novas tecnologias no mercado que possuem a habilidade de efetuar o assentamento do piso de forma prática.

Dessa forma, quando não desejar mais o piso que você possui, não precisa utilizar um tapete personalizado para esconder o piso anterior ou então calcular um grande orçamento para a reforma, basta apenas optar por algo mais bonito, barato e simples, como o piso sobre piso.

Todo esse processo é efetuado de uma maneira bem rápida e eficiente, através da utilização de argamassa.

Essa técnica em específico, possui muitos benefícios em sua utilização que serão discutidos mais a frente, possibilitando assim questões como a redução de custos, menor sujeira na obra, maior agilidade e entre muitos outros fatores.

Com isso, não existe mais a necessidade de gastar muito dinheiro nesse processo, aliviando um pouco o seu bolso e deixando a sua casa ainda mais bonita.

Entretanto, é necessário compreender como realizar essa operação da maneira correta, onde não basta apenas pesquisar “piso vinílico instalação” no Google, por exemplo, mas sim entender realmente como é realizada a técnica do piso sobre o piso.

Quais são as vantagens dessa técnica?

A técnica do piso sobre piso, como já mencionado, possui inúmeras vantagens, onde a sua utilização com a finalidade de renovar o piso tanto da sua casa ou da sua empresa podem impactar significativamente o ambiente.

Essa ainda é uma excelente opção para quem possui um espaço alugado ou então que não gostaria ou não pudesse investir uma grande quantidade de dinheiro na reforma de um imóvel que não seja próprio, onde o dono não permite mudanças permanentes.

Dessa forma, realizar a instalação do piso sobre piso pode ser uma excelente alternativa, uma vez que o piso superior pode ser facilmente removido depois, no momento em que é necessária a devolução do espaço.

Com isso, dentre os diversos benefícios que a técnica do piso sobre piso pode proporcionar, podem-se citar:

  • Pode ser facilmente removido;
  • Evita demolição e descarte do piso anterior;
  • Reduz o tempo de obra;
  • Reduz custos com a reforma.

Essas são as principais vantagens que essa técnica pode proporcionar para o seu espaço, auxiliando em diversos aspectos do local.

Pode ser facilmente removido

Como já mencionado, essa técnica em específico pode ser facilmente removida, sendo então uma ótima opção para quem deseja realizar uma reforma em um ambiente que seja alugado.

Ele funciona basicamente como um tapete de fibra natural, onde é possível colocar e tirar de maneira prática, sem muitos problemas e sujeira em sua efetivação.

Todavia, no caso do piso sobre piso, existe uma técnica na sua instalação, proporcionando assim a possibilidade de o deixar o mais natural possível, assim como qualquer outro piso comum.

Além disso, essa também é uma ótima opção caso você não tenha a autorização de realizar modificações nos cômodos, fazendo assim as mudanças que deseja sem que essa seja de forma permanente.

Evita demolição e descarte do piso anterior

Outro fato muito importante é que essa técnica também pode ser utilizada pelos proprietários do lugar, uma vez que instalar o piso sobre piso também fornece a possibilidade de dispensar qualquer necessidade de uma grande obra no ambiente.

Isso acontece porque para a instalação do novo revestimento, como já mencionado, não existe a necessidade de quebrar o piso que já está lá.

Por exemplo, assim como um piso tátil ladrilho hidráulico, o piso sobre piso precisa apenas da sua colocação, como o próprio nome já diz, sobre o piso que já está inserido no cômodo.

Dessa forma, não é preciso retirar todo o piso de um ambiente para que seja inserido outro em seu lugar, uma vez que além de todo o tempo e dinheiro que uma obra demanda, existe ainda a necessidade de lidar com toda a sujeira que é proporcionada por ela.

Todos esses elementos, como a sujeira e o barulho que são proporcionados por uma obra, atrapalhando assim não só a sua rotina, como a de seus vizinhos, pode ser facilmente evitada.

Além disso, todo o descarte das peças também pode demandar muito tempo, trabalho e dinheiro e, com a utilização da técnica do piso sobre piso, ela pode ser facilmente dispensada.

Reduz o tempo de obra

Além de todos esses fatores, também existe uma grande economia de tempo, uma vez que esse tipo de reforma demanda um período bem mais curto do que a troca total de um piso.

Com isso, o tempo mais curto para a finalização da renovação de um piso também é uma grande vantagem dessa técnica, uma vez que não será necessária a remoção do piso anterior e nem efetuar toda a limpeza do espaço após a finalização da obra.

Isso acontece porque, assim como uma fábrica de tapetes, o piso sobre piso é facilmente instalado, permitindo que tudo fique pronto em um menor tempo.

Dessa forma, para efetuar a instalação do piso sobre piso, basta apenas garantir uma superfície limpa, realizar o nivelamento, colocar as peças novas e alguns outros fatores que serão discutidos mais à frente.

Esse processo pode ser efetuado de maneira tão rápida que, a depender do tamanho do cômodo em que o procedimento ocorrerá, ele pode ser finalizado em um único dia.

Reduz custos com a reforma

Por fim, mas não menos importante, um grande fator da técnica do piso sobre piso é que ele demanda uma menor quantia em dinheiro para ser realizado, reduzindo assim os custos de uma reforma.

Esse benefício acontece não apenas devido ao custo do material, mas sim por toda a efetivação do processo.

Isso acontece porque colocar o piso sobre piso em sua loja de poço semi artesiano preço, é bem mais barato do que efetuar a troca dos revestimentos, uma vez que não é necessário quebrar todo o material anterior, dispensá-lo, limpar o ambiente para então inserir o novo.

Além disso, o tempo é outro elemento que contribui para esse fator, já que existe um menor gasto com a mão de obra.

Dessa forma, pode-se observar que o piso sobre piso não exige uma mão de obra muito longa, retirada do piso anterior, descarte correto do item e entre muitos outros fatores que a inserção de um novo piso de fato exigiria.

Como colocar piso sobre piso?

Existem ainda algumas etapas que devem ser seguidas para que você consiga efetuar a técnica do piso sobre piso de maneira prática e eficiente.

Antes de mais nada, para que isso aconteça, é necessário contratar profissionais especializados, com o intuito de realizar a instalação do piso de maneira apropriada.

Outro fator muito importante é o fato de que você deve utilizar materiais de qualidade, para obter bons resultados, e também se atentar a elevação do ambiente.

Dessa forma, para realizar a instalação utilizando a técnica do piso sobre piso, basta apenas seguir os seguintes passos:

  • Limpe bem o piso;
  • Faça a marcação do piso;
  • Efetue a aplicação da argamassa;
  • Faça a limpeza do piso novo.

Esses são os pontos que devem ser seguidos para a efetivação de uma instalação de piso sobre piso eficiente.

Essa técnica ocorre como a aplicação de tinta epóxi, onde existe uma aplicação de um material como um acabamento sobre o material já inserido no ambiente.

Entretanto, é necessário se atentar aos passos mencionados, onde a superfície do piso antigo deve estar bem limpa, verificando também se existem peças ocas, soltas ou estufadas.

Além disso, você também precisa posicionar cada placa inteira de piso antes de aplicar a argamassa, obtendo uma maior ideia de como serão realizados os recortes de piso para os cantos.

Depois, você precisa preparar a argamassa segundo as orientações do fabricante, aplicando o produto na base do piso antigo e também no verso do revestimento novo.

Você também deve retirar todo o material colante do piso, aumentando assim a aderência do material e por fim, basta apenas efetuar a limpeza do piso novo.

Os pisos que podem ser inseridos sobre outro piso são os vinílicos, laminados e de cimento queimado, estando muito na moda hoje em dia.

Como você pode perceber, a técnica do piso sobre piso possui muitas vantagens, podendo ser utilizado por diversos motivos e aproveitado da melhor maneira possível por qualquer pessoa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de diana.grytsku no Freepik

Instagram