EconomiaMercado Imobiliário

Como escolher a melhor região para morar?

Confira algumas dicas que facilitarão a escolha da região em que você irá morar.

Há diversos motivos que podem incentivar uma mudança de cidade, sejam questões familiares e de trabalho ou até vontade de sair da zona de conforto e buscar novas experiências de vida.

No entanto, a escolha de um novo lar não deve ser feita de forma impulsiva. É necessário fazer uma série de pesquisas e planejamentos para que tudo ocorra de acordo com o esperado. Para quem preza pela praticidade, por exemplo, as construções no Centro podem ser a opção ideal.

Por isso, antes de adquirir um novo imóvel, é de suma importância considerar fatores como localização, estrutura, vizinhança, preço, segurança, proximidade ao trabalho, escolas, supermercados, hospitais, entre outros. Veja, abaixo, algumas dicas que irão contribuir para o momento de escolher a melhor região para se morar.

Veja se o local encaixa com sua rotina diária

Na hora de escolher um novo local de moradia, é muito importante verificar se ele facilita a sua rotina e a da sua família. Por isso, faça um roteiro de suas tarefas e veja se a região escolhida irá otimizar o seu tempo.

Procure por um bairro que seja próximo do seu trabalho e da escola de seus filhos e, caso não seja possível, opte por regiões que possibilitem um fácil acesso a esses lugares. Verifique os transportes públicos e analise as condições de trânsito do bairro.

Procure informações sobre a segurança do local

Ter acesso aos números dos índices de criminalidade da região pode ser uma tarefa um pouco difícil, pois, normalmente, essas informações pertencem apenas a polícia local.

No entanto, há como buscar informações com a vizinhança e os comerciantes. Pergunte se a quantidade de furtos e assaltos costuma ser frequente no bairro e, para se prevenir, procure saber quais são as opções de patrulhamento da região.

Leve em consideração o seu estilo de vida

É importante ter em mente os seus objetivos e prioridades. Para pessoas que têm uma vida social mais ativa e gostam de frequentar locais como shows e baladas, por exemplo, os bairros movimentados das grandes cidades são a melhor alternativa.

Já para quem prefere uma vida mais sossegada ou tem filhos pequenos, esses bairros movimentados não costumam ser os mais recomendados, devido ao barulho.

Priorize bairros autossuficientes

Bairros autossuficientes são uma ótima opção para quem não gosta de ter que pegar o carro ou algum transporte toda vez que precisar comprar algo específico.

Se você é uma dessas pessoas, busque regiões que tenham por perto farmácias, padarias, supermercados, hospitais, lojas, hortifrutis, entre outros pontos comerciais essenciais.

Visite o bairro em turnos diferentes

Uma rua pode parecer muito tranquila durante o dia, porém, à noite, ela se transforma completamente. Por isso, para evitar surpresas, procure fazer uma visita em períodos variados. Analise  a movimentação, o trânsito e a iluminação em diferentes turnos. Assim, você irá conhecer perfeitamente a região.

Projete seu perfil e suas expectativas para o novo bairro

Entender bem o que você está buscando é primordial para não fazer uma escolha equivocada. Portanto, faça uma lista com todas as suas prioridades e necessidades, avaliando todas as possibilidades, e veja qual as suprirá melhor.

Busque ajuda de um corretor de imóveis

Escolher um novo lar não é uma tarefa fácil e, mesmo com todas essas dicas, pode ser que você não encontre o local desejado — ainda mais se conhecer bem a região. Dessa forma, contar com a ajuda de um corretor de imóveis pode ser uma boa opção, pois irá facilitar todo esse processo.

Procure dizer suas prioridades e o que você espera do novo local para o corretor. Desta maneira, ele irá indicar uma área que se enquadre perfeitamente nas suas expectativas.

Instagram