Quando é o melhor momento para trocar de veículo?

Fatores como valor do seguro e preço da manutenção impactam na hora de decidir comprar um automóvel novo.

Muita gente tem o desejo de trocar de carro e ter um veículo novo na garagem. De tempos em tempos, muitas famílias optam por comprar automóveis novos ou mais recentes, aproveitando as novas funcionalidades existentes ou diminuindo os gastos com manutenção. Ao escolher um novo modelo, no entanto, é preciso levar em conta muito mais do que apenas o preço a ser pago.

É necessário que o interessado faça uma avaliação de sua situação financeira, para não se comprometer de forma indevida, e leve em consideração outros fatores, como a desvalorização que o veículo irá sofrer, para que você possa fazer o melhor negócio. Confira outros pontos válidos abaixo.

Custo de manutenção

Se você quer descobrir se está na hora de trocar o seu veículo, uma forma de detectar isso é calcular o custo de manutenção que ele causa no seu bolso. Segundo especialistas da área, se a conservação anual do seu carro supera 10% do valor de tabela dele, significa que o proprietário está tendo prejuízo.

Assim, é sempre bom fazer as contas e averiguar se manter o carro não está te prejudicando financeiramente. Outro sinal que pode ser analisado são as revisões periódicas. Carros que já rodaram cerca de 50 a 60 mil quilômetros requerem vistorias mais caras, envolvendo a troca de pneus, amortecedores e correia dentada.

Desvalorização

Em média, um carro desvaloriza de 10 a 15% no seu primeiro ano de fabricação. No segundo, ele sofre outra desvalorização de mais 10%. Após três anos, as quedas nos preços ficam menores e mais estáveis. Portanto, vender um carro que você adquiriu recentemente não é um bom negócio financeiro.

Agora, para quem tem interesse em comprar um veículo novo, procurar quem esteja vendendo um carro com até três anos de fabricação é um bom negócio. A oferta de automóveis com dois ou três anos de uso no mercado é grande, uma vez que muita gente tem interesse em ter a versão mais atualizada do carro na garagem.

Atualizações

Normalmente, o ciclo de vida dos modelos de automóveis é de cerca de 5 anos, sem que sofra atualizações significativas, dependendo da marca e do veículo. Quando uma grande mudança está para acontecer, é normal que o modelo atual perca seu valor de mercado, já que muita gente irá considerar mais vantajoso comprar o mais recente.

Por isso, procure sempre ficar atento às notícias sobre as tendências e as evoluções dentro do setor, sobretudo as relacionadas ao modelo que você tem. Se perceber que uma novidade está sendo preparada para a sua linha, organize-se para negociá-lo antes que ele tenha uma grande desvalorização.

Valor do seguro

Na hora de comprar ou vender um carro, é preciso que você também leve em conta o valor do seguro do veículo. O preço dele pode mudar significativamente dependendo da marca, do modelo e da categoria do automóvel. O mais indicado é comparar o preço do seguro que você paga agora atualmente com o do veículo que pretende adquirir.

Planejamento financeiro

Se você deseja adquirir um novo veículo, é indispensável que tenha um planejamento deste investimento e não coloque em risco a saúde financeira da sua casa. O financiamento de um automóvel é algo que levará anos para ser pago — na média, entre 48 a 60 meses — e que envolve taxas de juros bem caras.

Por isso, é importante analisar como esse financiamento vai impactar o orçamento do seu mês e se será possível conciliar as diferentes despesas. Um investimento mal planejado pode acarretar uma dívida que pode custar, até mesmo, o dobro do valor original do veículo, além de outros endividamentos.

Instagram