Alimentação ajuda a driblar a ansiedade e manter o equilíbrio emocional durante o isolamento

Confira boas opções de alimentos para reduzir a ansiedade

O período de isolamento social pode ser um momento bem estressante para algumas pessoas. É comum que a comida seja um dos mecanismos usados para aliviar esse sentimento de ansiedade, o que pode ser prejudicial para a saúde, e, dependendo do que estiver no prato, causar o efeito contrário do que a sensação de alívio esperada.

Apesar disso, alguns alimentos podem, de fato, auxiliar na diminuição do sentimento de ansiedade, sendo ótimas alternativas para compor as refeições do dia a dia. De acordo com uma pesquisa do site especializado Medical News Today, oleaginosas como castanha-do-pará, amêndoas e soja podem colaborar para o alívio da ansiedade, graças à presença do selênio, colaborando para reduzir os níveis de inflamação, que podem ficar elevados durante episódios de variação de humor, além da vitamina E e de suas propriedades antioxidantes, importantes na prevenção de danos celulares.

Frutas cítricas ricas em vitamina C também colaboram para reduzir o estresse, uma vez que diminuem a secreção de cortisol, hormônio liberado pelo organismo em resposta ao estresse e à ansiedade. Assim, o consumo desses alimentos ajuda a regular o nível de hormônios e aumentar a sensação de bem-estar, ponto muito positivo para quem tem se sentido estressado.

Alimentos conhecidos por suas propriedades calmantes, como maracujá e camomila, também são grandes aliados e podem ser incluídos na alimentação. O consumo na forma de suco ou chá já traz resultados, ajudando a diminuir a ansiedade e colaborando para a melhora do sono, fator que faz toda a diferença para melhorar a qualidade de vida.

A ansiedade durante o dia pode aumentar a vontade de fazer um “lanchinho” entre as refeições, o que nem sempre é uma opção saudável. Nessas horas, a escolha do prato é essencial, por isso, alternativas com frutas e vegetais são as melhores opções. Dentre ótimas receitas para serem consumidas como “snacks” durante o dia está a guacamole, comida mexicana à base de abacate. O abacate contém nutrientes importantes para a produção hormonal, como vitamina D, zinco e magnésio, além de auxiliar o sistema nervoso, reduzindo o estresse, benefícios que também podem ser encontrados em fibras e alimentos com gordura boa, como aveia, sementes de abóbora, ovos e chocolate 70% cacau. Assim, pequenas porções de chips de vegetais e biscoitos de aveia durante o dia podem ajudar a reduzir a ansiedade, sem prejudicar a saúde.

Foto:Divulgação

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