Agronegócio

5 dicas essenciais para os bovinos

O gado nelore está presente de Norte a Sul do Brasil. Sua importância é tamanha, porque 80% do gado de corte em terras brasileiras é da raça. Tudo isso, porque ela se adaptou facilmente ao clima do país e os produtos rurais conseguem lidar bem com eles.

Contudo, entender as características do gado nelore é fundamental a fim de fazer com que a criação seja dia após dia aprimorada. Como resultado, além da parte econômica, a atividade pecuária também vai se desenvolvendo.

Para saber sobre essa raça, vamos trazer 5 dicas essenciais para quem está criando ou pretende criar bovinos.

1. Compreenda as diferenças entre as raças

Quem está querendo iniciar na pecuária ou desejando expandir os negócios precisa considerar as diferenças que existem entre as raças. O Brasil é dono dos maiores rebanhos de bois e as duas raças que se destacam são: Angus e Nelore.

A raça Angus é facilmente encontrada na região sul, porque ela é de origem europeia. Por esse motivo, ela se adaptou melhor ao clima da região. Por sua vez, o gado nelore está presente nas demais regiões do Brasil.

Fato é que os bois Nelore são mais encontrados, sendo assim as dicas para o desenvolvimento da criação estão baseadas neles. Confira algumas peculiaridades da raça

  • Facilmente adaptado ao clima brasileiro;
  • Possui trato digestivo menor;
  • Calor corporal é gerado em quantidade menor;
  • Sua pele apresenta mais resistência aos ectoparasitas;
  • Gado apresenta temperamento ativo e dócil;
  • É detentor do cupim, ponto em que a reserva energética é feita;
  • Desde a gestação, a rusticidade é elevada.

2. Conheça quais são as fases da criação

A criação extensiva é a forma mais usada entre os praticantes da pecuária, seja em pasto cultivado ou nativo. A opção de criação semi-intensiva tem se destacado por meio dos resultados. A Embrapa tem incentivado tal prática.

Contudo, independente do tipo de criação, o gado passa por três fases que são:

  • Cria;
  • Recria;
  • Engorda.

Cria

Como o nome sugere, esse período está compreendido desde o momento em que o bezerro nasce até ele ser desmamado. Esse período leva em média de 6 a 8 meses. É fundamental no período que o bezerro receba todas as condições para que o crescimento transcorra da melhor maneira possível sempre com foco no potencial genético do animal.

Nesta etapa, é preciso prestar atenção na mamada do colostro e na cura no umbigo, pois em ambas as situações, o pequeno animal pode ficar suscetível.

A mamada do colostro é fundamental, porque por meio dela o filhote conseguirá ter acesso a um reforço nutricional de maneira imediata. A ação vai impactar diretamente no sistema imunológico que está em construção.  Cuidar do coto também requer é importante, porque as ocorrências podem diminuir a capacidade reprodutiva.

Recria

Ela tem início quando o animal começa a receber alimentação sólida. Isso costuma acontecer quando a vaca passa a impedir que o filhote mame. Nesta fase, é preciso também prestar bastante atenção para que a recria não apresente deficiências que vão impactar na engorda.

Os animais precisam ter acesso a bastante água e a suplementação alimentar, mas tudo isso é feito com ajuda profissional.

Engorda

Também chamada de terminação, essa é a fase final, ou seja, aquela que é o objetivo é fazer com que o animal se desenvolva ao máximo. O foco está em fazer com que os animais cheguem a apresentar peso de 450 kg, pois assim sua carne será de qualidade.

Contudo, para isso eles devem receber alimentação apropriada com cuidados nutricionais e uma dieta fazendo uso de ração. As pastagens também devem ser usadas. Aliado a isso, é fundamental ter os produtos veterinários de qualidade para contribuir com o desenvolvimento animal.

3. Instalações

Quem está querendo criar gado de corte precisa ter atenção quanto as instalações disponibilizadas para os animais. A utilização da melhor opção é fundamental, pois vai tornar o manejo mais fácil e fazer com que o animal goze de uma qualidade de vida diferenciada.

Por isso, é preciso que o curral para o gado conte com características como:

  • Segurança para os animais e para os profissionais;
  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Funcionalidade;
  • Simplicidade.

Pontas de madeiras, pregos e parafusos devem ser retiradas do ambiente a fim de impedir que os animais sofram com cortes, hematomas e feridas.

4. Tipos de alimentação para o rebanho

O gado de corte precisa de um manejo nutricional próprio para que ele entregue o que se espera dele. A pastagem deve ser rica, mas ela deve ser completada com alimentos que são concentrados e volumosos.

Os volumosos são aqueles que têm valor energético baixo e teor de fibra alto. Já os concentrados, precisam ter fibras em teor baixo e os valores energéticos devem ser altos. Tal característica indica que ele é rico em nutrientes.

5.Opte pelos produtos veterinários próprios

Por fim, quem quer criar gado de corte ainda precisa fazer uso dos produtos veterinários para bovinos, pois são eles que vão garantir a higiene dos animais, o controle de pragas, o índice de nutricionais sobre controle e sempre fazer com que o gado nelore fique livre de pragas.

Com essas dicas, esperamos ter contribuído para que você sua criação ou de início ao processo!

Imagem de 👀 Mabel Amber, who will one day por Pixabay

Instagram