Qual a diferença entre um pc gamer e um pc normal?

Gosta de jogar e quer saber se o seu PC pode dar conta? Quer saber quais a diferenças entre um PC gamer e um PC normal? Quer saber se vale a pena investir em um PC Gamer? Então, esse artigo é para você!

Primeiramente, é preciso entender o que significa um PC gamer, na verdade, nada mais é do que um computador voltado para jogos, ou seja, turbinado, para poder suportar seus jogos preferidos.

Sendo assim, a diferença entre um e outro é, basicamente, um ser mais potente que o outro, no caso, o PC gamer, que deverá ter peças adequadas para oferecer o melhor resultado possível, lembrando que os melhores jogos rodam apenas em bons computadores.

Principais diferenças entre um PC gamer e um PC normal

1. Placa mãe

É a primeira grande diferença entre um PC Gamer e um PC normal e, para quem não sabe, ela é responsável pela união de todos os seus componentes e, geralmente, a placa mãe colocada em um PC gamer precisa ser bem mais potente.

Ela precisa suportar processadores mais recentes e fortes, ter uma capacidade maior de memória RAM, entre outras coisas.

Portanto, nada de economizar na hora de comprar a placa mãe, pois ela é fundamental para um bom desempenho de seu PC.

2. Processador

Responsável por todo o processamento de informações, assim sendo, quanto maior o seu poder de processamento, melhor será o desempenho do computador.

Enquanto um PC de trabalho não requer um processador muito potente, os jogos vão exigir uma maior capacidade, por isso, o PC gamer deve ter um bom processador.

3. Memória RAM

Embora todo o computador precise ter uma boa memória para que seja mais rápido, certamente, um PC gamer precisa contar com uma memória RAM muito maior, justamente, para poder processar um volume maior de informações ao mesmo tempo.

4. Placa de vídeo

Existem placas onboard e offboard, a primeira já vem de forma nativa no próprio processador, já a offboard precisa ser instalada, além desta.

Enquanto em um PC normal uma placa de vídeo offboard é desnecessária, já em um PC Gamer ela é fundamental, responsável por transmitir a imagem para o monitor e processar todos os dados gráficos, o que é extremamente importante  nos jogos. Ou seja, é indispensável em um bom PC Gamer.

5. Gabinete

Existem diferentes modelos de gabinete, sendo alguns mais indicados para computadores comuns, já outros, voltados para PCs Gamers.

Um gabinete para um PC Gamer, por exemplo, precisa ser maior, com mais espaço de ventilação e coolers, e isso devido aos seus componentes, que aquecerão muito mais durante seu uso, por causa de sua potência.

6. Coolers

E, por fim, vale mencionar como uma última diferença entre um PC normal e um PC Gamer, os coolers presentes no gabinete, com uma quantidade bem maior nos computadores para jogos.

Enquanto um computador geralmente tem apenas dois coolers, um para o processador e outro para a ventilação do gabinete, o PC Gamer, por sua vez, costuma ter 3 ou mais coolers, somente para o gabinete, e um water cooler para o processador.

E é isso, vale lembrar que, felizmente, já é possível pesquisar e comprar essas peças por valores bem mais em conta, em sites online, com direito à promoções e até a cupom kabum, que possibilitam montar seu próprio PC gamer do jeito que quiser e que couber em seu bolso!

Instagram