Porque seu cão deve praticar exercícios físicos tanto quanto você
Atividades regulares ajudam a prevenir doenças e também a evitar o estresse e a ansiedade nos animais. Veja outros benefícios e dicas sobre o assunto.
Se você tem um cachorro em casa sabe que eles adoram passear e brincar. Esses hábitos fazem muito bem para ele — e também para a relação de vocês. Por isso, mesmo nos dias em que você está cansado e sem energia, é importante tirar pelo menos alguns minutos para estimular o seu amigo a se mexer.
Os exercícios, assim como uma alimentação saudável, ajudam a prevenir a obesidade e o sobrepeso, que são fatores de risco para várias doenças, como diabetes, problemas articulares e cardiovasculares, entre outros. Além disso, ajudam a melhorar a imunidade e a fortalecer os ossos e músculos.
Também é unanimidade entre os especialistas que atividades físicas ajudam a prevenir e a tratar doenças psicológicas, como a ansiedade e a depressão canina. Não é frescura, esses são problemas sérios e comuns, especialmente, entre os animais que vivem em espaços pequenos ou ficam muito sozinhos.
Não podemos nos esquecer que os animais têm o organismo adaptado para viver na natureza, fugir de predadores e caçar sua própria comida. Nos ambientes domésticos eles não têm que se preocupar com isso, mas precisam gastar essa energia para não ficarem entediados.
Por isso, além dos passeios e brincadeiras, é uma boa ideia enriquecer o ambiente com brinquedos que estimulem o animal a exercitar seus instintos. Deixar o pet brincar com outros animais conhecidos também é uma boa ideia, desde que eles sejam supervisionados e estejam vacinados.
A quantidade e a intensidade dos exercícios depende da raça, porte e idade dos animais, mas todos precisam se mexer, pelo menos um pouco. Os idosos ou animais que têm alguma doença precisam de atenção extra, pois não podem exagerar, mas também não devem ficar completamente parados.
Que tal se exercitar junto?
Como os exercícios físicos também fazem bem para a saúde dos humanos, aproveitar que vai sair com o animal para também se exercitar é uma atitude inteligente.
Se o seu cachorro aguenta o pique, correr no parque é uma ótima forma de fazer isso. Essa prática é mais recomendada para animais de grande porte, que conseguem acompanhar até treinos pesados. Algumas raças também se divertem correndo atrás da bicicleta do tutor enquanto ele pedala.
Se o seu cachorro é pequeno ou não topa correr, uma caminhada pela quadra ou pelo bairro pode ser uma boa ideia. Brincadeiras como a de jogar objetos para o animal pegar também te ajudam a se mexer. Você pode se alongar enquanto o animal vai buscar a bolinha, por exemplo.
Caso vocês não possam sair por algum motivo, como em dias de chuvas, você pode inventar algumas atividades para fazerem juntos em casa, como pega-pega ou exercícios na escada. Cabo de guerra também é uma boa brincadeira, que pode ser feita até em espaços pequenos, como apartamentos.
Que cuidados devo ter?
Ao levar o seu cachorro para passear em locais públicos, como parque e praças, você precisa ter alguns cuidados, como usar coleira e focinheira para garantir a segurança de todos.
Além disso, garanta que o seu cachorro se possa se hidratar em passeios mais longos. Leve uma garrafa com água fresca se o local não tiver bebedouro ou fonte. Em passeios mais curtos não precisa, mas ofereça água ao animal assim que chegarem em casa. Redobre o cuidado em dias quentes.
Também é muito importante ficar atento aos sinais de cansaço do animal, como respiração ofegante ou recusa a continuar a atividade. Não force demais, pois ele pode se machucar. Geralmente, basta fazer um intervalo que logo o seu amigo vai querer continuar.