Os looks unissex que estão fazendo sucesso atualmente

Moda unissex vem repaginada e cheia de ativismo. Aprenda como usá-la.

A década que se inicia com o ano de 2020 é marcada pela ascensão de muitas discussões sociais, entre as principais, as questões de gênero e meio ambiente. Engana-se quem pensa que estes assuntos são apenas debates acadêmicos. Eles tiveram e continuam tendo grande impacto em toda a sociedade, inclusive, na moda.

Prova disso é que a procura por calças e camisetas sem gênero vem crescendo cada vez mais. Para aqueles que se assustam com o termo, vale lembrar que esta preferência nada mais é que uma evolução da moda unissex que já conhecemos, tão popular nos anos 90, em que peças de moletom e jeans dominaram as passarelas e as ruas.

Entre uma tendência e outra, vale dizer que a moda unissex de agora também é a sucessora natural do normcore, de que tanto se falou a poucos anos atrás. Dessa vez, contudo, ela é resultado de uma transformação em curso que vem acontecendo nas sociedades. Assim, separamos alguns looks unissex que estão fazendo sucesso atualmente. Confira.

Comfycore

O nome já diz tudo: este é um look composto por peças confortáveis. As roupas curingas deste estilo são nada mais que uma calça, um casaco e um sapato que, além de confortáveis, são descolados. Engana-se quem pensa que conforto e elegância andam separados. O comfycore vem desmistificar exatamente isso.

De forma geral, as peças escolhidas vão ter sempre este aspecto de que poderiam ser usadas tanto por homens, quanto por mulheres. Então, a dica é arrasar nos acessórios, na maquiagem e no cabelo, mas sem exagerar. Argolas, um rabo de cavalo, pele uniforme e uma bolsa média te deixarão pronta para o trabalho.

O mesmo look com o cabelo solto, uma bolsa menor e os olhos um poucos mais carregados forma a composição perfeita para o barzinho. No caso dos homens, a dica é apostar em acessórios discretos, como relógios metálicos, pulseiras e correntes finas.

Minimal

Os looks minimalistas não vão sair de moda tão cedo e, assim como no comfycore, é bem fácil montar composições unissex. Neste caso, aposte em visuais monocromáticos, com cortes retos e um pouco mais folgados, sem marcar muito as curvas do seu corpo.

No entanto, o minimalismo está longe de ser simples demais para ocasiões especiais. A dica de ouro é se atentar aos detalhes, como costura, estrutura da roupa e bons tecidos. Isso fará toda a diferença na hora montar o seu look. Eventos mais formais pedem tecidos mais nobres, enquanto o algodão vai dar conta daqueles mais cotidianos.

Techwear

Um pouco mais tímidos que o minimalismo e o comfycore, os looks techwear são a aposta dos futuristas. Vale ressaltar que esta tendência é fortemente influenciada pelo casal Kim Kardashian West e Kanye West. Quem acompanha os dois já deve ter visto que, em algumas situações, eles usam roupas bem parecidas, que desafiam os padrões de gênero.

A inspiração futurista bebe de diversas fontes, desde os quadrinhos até a ficção científica. Um look techwear completo vai te deixar pronta, tanto para a academia, quanto para a balada ou o barzinho. Ao contrário do minimalismo e do comfywear, contudo, ele não é o mais indicado para situações formais, como formaturas e casamentos.

Terninhos

Não é de hoje que terninhos usados por mulheres são uma ótima aposta para aquelas que querem montar um look unissex mais ousado. Quem se lembra do figurino icônico da cantora Madonna, no Video Music Awards (VMA) de 2013, sabe bem disso. O fato é que esta tendência voltará com tudo em 2021, especialmente, a partir do inverno.

Podemos esperar terninhos com diversas modelagens, mas aquelas que quiseram apostar em uma composição unissex devem evitar as peças muito acinturadas e que marquem as curvas do corpo. Além de serem ótimas opções para cargos de chefia em escritórios, com os acessórios certos, suprirão a falta de combinações de um look mais formal, dentro da tendência unissex.

Instagram