Para uma lavagem profissional, confira dicas e cuidados com as roupas e a máquina de lavar

É importante se atentar para funcionalidades do aparelho

A máquina de lavar surgiu para facilitar a nossa vida. Imagine só ficar à beira de um tanque lavando peça por peça, algumas bastante pesadas, como colchas e edredons, e o tempo e esforço dispensados nessa atividade. Depois que esse eletrodoméstico foi incorporado ao nosso dia a dia, o trabalho doméstico diminuiu drasticamente, e conseguir roupas limpas ficou bem mais fácil.

Lavar roupa é algo que muitos de nós fazemos diariamente. Mas, mesmo assim, há dias em que os resultados deixam a desejar. O que pode ter dado errado? Apesar de o processo ser totalmente automatizado – aliás, as máquinas de lavar estão cada vez mais modernas –, é preciso ter atenção para escolher o ciclo de lavagem correto, a depender do tipo de roupa que você vai colocar na máquina. Além disso, é importante usar produtos de boa qualidade.

Vejamos a seguir mais dicas para obter os melhores resultados possíveis ao lavar roupas com a máquina de lavar!

Separe as roupas por cor

Você não quer que uma camisa branca acabe ficando rosa. Por isso, antes de colocar as roupas na máquina, certifique-se de separá-las por cor. Brancas, de um lado, coloridas, de outro. Estas últimas podem ainda ser divididas em cores claras e escuras. É melhor prevenir do que arriscar.

Cuidado com as roupas delicadas

A lavagem de roupas íntimas e peças em tecidos mais delicados precisa de um cuidado especial. Algumas máquinas de lavar têm uma função especial para esse tipo de roupa. Caso não seja o caso da sua, você pode colocá-las em sacos protetores ou lavar à mão. Para manter a qualidade de sua peça Zorba, por exemplo, preste atenção às indicações da etiqueta.

Escolha a temperatura certa

É importante selecionar a temperatura certa da água para cada tipo de roupa. Água fria funciona bem para tecidos delicados, peças que podem encolher e cores escuras que tendem a “sangrar”. Água morna é melhor para roupas mais sujas, especialmente aquelas com manchas de óleo ou graxa, e roupas de cama e banho.

Selecione o melhor ciclo

Escolher o ciclo correto de lavagem ajuda a deixar suas roupas limpas e a mantê-las com a melhor aparência possível. De maneira geral, as máquinas de lavar possuem os seguintes ciclos: rápido, normal, roupas delicadas, roupas pesadas, roupas brancas, roupas coloridas, entre outros. Aparelhos mais modernos possuem ainda mais ciclos.

Foto: istock

Instagram