Os benefícios de usar um ERP na sua loja
O sistema ERP é fundamental em qualquer empresa, uma vez que através dele é possível automatizar processos, armazenar dados e entre muitas outras funções.
Em uma organização, desde uma empresa de portaria 24ha uma loja de roupas, é fundamental que exista uma boa comunicação com todos os departamentos da instituição, a fim que todos estejam alinhados a um único objetivo.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é ERP, como ele funciona e quais são os seus benefícios para o seu negócio.
O que é ERP?
A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, onde ao ser traduzido para o português representa o “planejamento dos recursos da empresa”.
Dessa forma, o sistema ERP é nada menos do que um software que possui a capacidade de realizar a gestão empresarial que possui a finalidade de automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados.
Por exemplo, através do sistema ERP, é possível que uma rede de empresas de elevadores consiga se comunicar entre si, compartilhando relatórios e muitos outros elementos que são fundamentais para o melhor funcionamento da organização.
O ERP funciona como um software de gestão que possui o objetivo de unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas. Cada departamento possui a necessidade de uma ferramenta própria que possa gerar os seus relatórios e executar as tarefas rotineiras.
Com isso, o sistema ERP passa a possuir um papel fundamental, funcionando então como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas de uma empresa e também facilitando a tomada de decisões.
Dessa forma, ao invés de cada setor possuir um software isolado, o ERP possui a capacidade de concentrar todas as informações de maneira integrada e inteligente.
Assim, é possível fornecer à empresa a autonomia na execução de tarefas rotineiras, tornando a sua comunicação interligada.
Por exemplo, através do sistema ERP, uma empresa que efetua o projeto preventivo de incêndio pode obter uma comunicação mais efetiva com toda a organização e, com isso, possuir uma ação mais eficaz em seus projetos.
Através desse software, o departamento de finanças pode saber em tempo real o status dos seus ganhos e perdas, enquanto que ainda consegue destinar o seu dinheiro de maneira assertiva, obtendo um controle total do fluxo de caixa.
Isso acontece porque existem muitas funções rotineiras dentro de uma empresa e que podem facilmente se tornar árdua e possuir inúmeras falhas, onde isso pode acontecer tanto devido ao ruído de comunicação quanto aos erros humanos.
Os ruídos na comunicação empresarial possuem a capacidade de dificultar significativamente o fluxo de trabalho diário.
Além disso, os erros humanos podem acontecer, sendo esses o erro de contagem de caixa, cálculos de obrigações fiscais, estoque, folhas de pagamento e entre muitos outros.
Dessa forma, a implantação de um software, sendo essa uma ferramenta integrada, possui a capacidade de garantir a transmissão de informações assertivas e sólidas para a sua empresa.
Como o ERP funciona?
Existem ainda vários sistemas que são utilizados na gestão de empresas e, diversas vezes, os negócios que ainda não adotaram um sistema ERP acabam precisando de vários softwares que possuem a função de garantir visibilidade de todas as frentes de negócio.
Com isso, os responsáveis pela gestão possuem a necessidade de navegar entre diferentes programas, coletando assim informações de vários painéis para que, só então, seja analisado os dados e tomada uma decisão.
Nesse cenário, existe a possibilidade de as informações se perdem e os dados copiados podem ser utilizados de maneira incorreta, onde existe uma maior dor de cabeça e tempo gasto para localizar um problema, podendo este ser facilmente evitado.
Como você pode perceber, desde uma empresa de cesto de lixo inoxa uma loja de roupas precisam de um software ERP, uma vez que a sua utilização pode proporcionar ótimos resultados ao negócio.
Isso acontece porque o sistema de gestão ERP possui como principal objetivo o de organizar todo o volume de dados que são gerados pela empresa.
Além disso, em uma estrutura mais robusta, o sistema de gestão possui a capacidade de auxiliar todos os setores de uma empresa que têm funcionalidades que ajudam em distintas frentes de rotinas diárias.
Dentre os diversos setores estão o controle financeiro, a gestão de suprimentos, a gestão de colaboradores e entre muitos outros que podem ser melhorados com o sistema ERP.
Isso acontece porque, por ser um sistema robusto, ele possui a capacidade de possibilitar que a empresa insira módulos que melhor funcionam no seu dia a dia, além de auxiliarem na gestão do seu negócio.
A partir disso, existe a possibilidade da empresa rodar o sistema em todas as áreas da organização, facilitando assim o fluxo de informações interno.
Com isso, existem diversas características do software que possuem a capacidade de auxiliar nas tarefas de uma empresa, a fim de alcançar melhores resultados, onde dentre elas, podem-se citar:
- Integração rápida e facilitada entre áreas;
- Flexibilidade para se adaptar a diferentes negócios;
- Fluxo de informações único;
- Processos automatizados;
- Acompanhamento de dados em tempo real.
Através dessas funcionalidades, é possível obter um melhor desempenho no seu negócio, tomando decisões mais assertivas e ágeis.
Quais são as vantagens do sistema ERP?
O sistema ERP possui muitos benefícios, uma vez que a sua funcionalidade consegue transmitir uma maior facilidade na comunicação e organização de toda uma empresa. Com isso, dentre as principais vantagens que um software ERP podem proporcionar, podemos citar:
- Escalabilidade;
- Segurança das informações;
- Flexibilidade e acesso remoto;
- Redução de custos;
- Diminuição do tempo de resposta em transações;
- Parametrização das informações.
Esses são os principais benefícios que devem ser levados em consideração através da utilização do sistema ERP.
Escalabilidade
Um dos principais desafios de qualquer empresa é conseguir adaptar a sua estrutura de forma que possa acompanhar o crescimento do negócio e também manter uma gestão eficiente.
Isso acontece porque, à medida que um empreendimento cresce, é necessário cuidar de cada vez mais dados e mais atividades dentro da empresa.
Dessa forma, através da utilização do sistema ERP, é possível obter uma escalabilidade, onde se possui a capacidade de adaptar o sistema para cada momento de um negócio.
Por exemplo, se você possui uma fábrica de eletroduto aparenteque está em sua fase inicial, talvez a empresa ainda não precise de um CRM muito robusto e profundo relacionado às interações com os clientes.
Entretanto, conforme a empresa vai crescendo e se desenvolvendo, se torna necessário incluir cada vez mais dados, a fim de sua evolução constante.
Segurança das informações
Outro fator muito importante do sistema ERP é a segurança da informação, uma vez que, hoje em dia, todas as informações passadas na internet se tornam dados valiosos para as empresas.
Por exemplo, ao realizar uma simples pesquisa no Google, como “piso intertravado preço”, essa informação fica registrada em um banco de dados, onde os estabelecimentos que possuem esse produto podem identificar o seu interesse e fornecer anúncios relacionados.
Por esse motivo, é necessário obter uma maior segurança dos seus dados, onde desde o seu nome completo ao seu CPF são informações relevantes para pessoas mal-intencionadas no meio virtual, sendo o software ERP uma ótima proteção para isso.
Isso acontece porque esse sistema possui a capacidade de agrupar todas as informações em um único ambiente, fazendo com que os profissionais de TI não precisem despender esforços ou recursos para efetuar a proteção em diferentes bancos de dados, mas apenas em um.
Flexibilidade e acesso remoto
O sistema ERP permite o acesso remoto e também o acompanhamento em tempo real das informações mais importantes do negócio.
Com isso, uma loja de móveis, por exemplo, pode obter um maior controle sobre a quantidade de cadeira charles eames escritórioque saiu de estoque e a que entrou, quantos clientes a adquiriram e entre muitas outras informações relevantes para a empresa.
Com isso, é possível otimizar o trabalho dos tomadores de decisão, fornecendo uma maior flexibilidade para acompanhar os dados necessários.
Redução de custos
A diminuição da rotina burocrática já é uma grande redução de custos por si só, onde é possível diminuir os gastos não apenas com o material, mas também com a mão de obra.
Além disso, os funcionários da empresa possuem a capacidade de transportar a sua atenção para assuntos que demandam a sua maior atenção, deixando os trabalhos repetitivos e as análises mais burocráticas para o sistema.
Por exemplo, uma empresa que realiza a cobertura para estacionamentopode realizar as suas análises através do software ERP e voltar a sua atenção para melhores formas de conquistar um maior número de clientes.
Diminuição do tempo de resposta em transações
Através do sistema ERP, é possível realizar um alto processo de informações, de maneira ágil, com isso, se diminui o tempo de resposta em transações, proporcionando um maior valor no mercado.
Parametrização das informações
Por fim, é possível realizar a parametrização das informações, onde elas são devidamente padronizadas, visíveis e compreensíveis para que os funcionários, gestores, diretores e outros participantes que compõem a organização possam utilizá-la da melhor maneira possível.
O uso do software ERP é fundamental em qualquer empresa, uma vez que a atualidade lida cada vez mais com um alto nível de informações, com a finalidade de atrair e converter uma maior quantidade de clientes e, assim, obter o sucesso do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay