O que não pode faltar na mala de viagem para praia?

Prepare o seu checklist de itens que não podem faltar na sua viagem à praia!

A estação mais quente do ano está chegando e, com ela, vem o desejo imenso de viajar por aí, de pegar uma boa praia e de se bronzear.

Embora seja importante ter essa pausa da vida cotidiana e desanuviar um pouquinho, especialmente depois de um ano tão atribulado, é preciso tomar alguns cuidados para que a viagem seja inesquecível, segura e divertida.

Os biquínis coloridos são parte disso? Com certeza, mas não só eles. A seguir, listamos quais são os itens que não podem faltar na sua mala e daremos dicas para que você combine suas peças e crie visuais incríveis na beira da praia. Confira!

Proteção em primeiro lugar: fator alto é necessário?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o verão é o momento de intensificar os cuidados com a pele — e isso inclui, claro, caprichar no protetor solar. O produto deve ser aplicado diariamente e não apenas quando houver exposição direta ao sol.

Acerca do fator, a recomendação da mesma organização é utilizar produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior, tanto no dia a dia quanto nos momentos de lazer. Ao comprar o seu protetor, verifique se ele protege contra raios UVA e contra raios UVB.  

A forma correta de utilizá-lo é a seguinte: trinta minutos antes da exposição, passe o protetor em todo o corpo, incluindo nuca, orelhas e pés. Sempre que entrar na água, após sudorese intensa ou a cada duas horas, refaça todo o processo.

Uma dica rápida: caso você tenha cicatrizes, proteja-as. Evite exposição direta aos raios solares, capriche no protetor solar com fator alto e, caso esteja muito quente, cogite utilizar barreiras físicas de fato, como esparadrapos.

Garrafa de água

Uma garrafa de 2L de água por pessoa é o ideal para uma manhã ou tarde na praia, especialmente se a temperatura estiver muito alta.

Quando estamos nos divertindo, às vezes deixamos de prestar atenção ao nosso corpo e ignoramos as suas necessidades. Quando esquecemos de beber água, nos desidratamos e aumentamos a possibilidade de dores de cabeça, insolação, desmaios, entre outras coisas.

Não se esqueça de, a cada duas ou três horas, comer algum alimento leve e rico em água. Melancia e outras frutas são muito bem-vindas. A dica para conservá-las é levá-las dentro de uma bolsa térmica, com bastante gelo.

Canga e óculos de sol

Os óculos de sol não são apenas um acessório fashion. Os olhos requerem cuidados especiais e, assim como a pele, podem sofrer com os raios de sol e o calor intenso.

Para ir à praia ou se expor, utilize modelos com lentes que cobrem as laterais dos olhos e opte por aqueles que tenham alto grau de proteção. Se você não sabe a procedência dos seus óculos escuros, prefira ir sem: às vezes, modelos baratos demais podem ser mais nocivos do que estar sem óculos.

A canga, por sua vez, tem funções múltiplas: além de servir como saída de praia, permitindo que você se sinta mais confortável quando está na areia ou precisa ir a outro local após o banho de mar, ela pode ser usada como suporte para quem deseja sentar-se na areia ou pegar um bronze.

Biquínis estilosos

Por fim, as estrelas da praia: os biquínis! A época das roupas de banho discretas e com cores sólidas já passou; hoje, é possível encontrar estampas diferenciadas, modelagens com muitas tiras e fivelas, peças de cintura alta ou baixa… As opções são muitas!

A dica de ouro para arrasar é: tenha pelo menos dois biquínis diferentes. Idealmente, três. Assim, você poderá combinar as peças entre si, criando mais composições e, às vezes, até inusitadas.

Não tenha medo do color-blocking, tendência que consiste em pegar cores opostas na roda de cromática e juntá-las em visuais arrojados. Um exemplo? Top rosa e calcinha de biquíni laranja, verde ou azul-neon.

Vale também pensar em misturar estampas, como florais e listras, ou bolinhas e xadrez. Pode parecer uma junção curiosa de início, mas acredite: o resultado é impactante e fará com que você, definitivamente, não passe despercebida!

Instagram