Cultura

Noite de autógrafo do livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer reuniu profissionais, estudantes e apaixonados pelo setor aeroespacial

Livro também será lançado em Fortaleza hoje, dia 23 de outubro 

Noite memorável para mais um capítulo da história da Embraer, quando 150 pessoas participaram do lançamento do livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer, em São José dos Campos, no último dia 19 de outubro, no Salão Ozires Silva da APVE

Os cinco autores Manoel de Oliveira, Emílio Matsuo, Fúlvio Delicato, Kleber Grasso e Edison Henriques Junior são do setor aeronáutico e ex-funcionários da Embraer. 

Rui Gonçalves, diretor de Cultura do INVOZ (Associação Integrando Vozes para o Futuro)

Eles participaram de uma roda de conversas mediada por Rui Gonçalves, diretor de Cultura do INVOZ (Associação Integrando Vozes para o Futuro).

Durante o bate-papo eles lembraram histórias de sonhos, enfrentamento de desafios, recordaram os primeiros projetos, a concorrência, rememoraram o processo de privatização e como o seu maior líder, Ozires Silva, idealizou a Embraer do futuro e influenciou todos os funcionários com uma gestão de valorização e empoderamento dos colaboradores, que retribuíram com profissionalismo de excelência.

Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira falou acerca da importância do ITA para a implantação da Embraer e sobre a importância das pessoas que desenvolveram a empresa: “A Embraer é hoje a terceira maior fabricante de aviões do mundo, e ela impacta positivamente até nos dias atuais a sociedade brasileira e a comunidade de São José dos Campos”. 

Emílio Matsuo

Emílio Matsuo comentou como Ozires era próximo de seus colaboradores: “Ele sempre marcava presença no refeitório da empresa. Essa proximidade dava voz tanto para o funcionário, que manifestava opiniões, quanto ao próprio Ozires, que envolvia a todos para um trabalho de excelência”. 

Fúlvio Delicato

Fúlvio Delicato mencionou o comprometimento e a honradez de todos no desenvolvimento da Embraer: “A alma da Embraer não se acha em qualquer empresa, esse orgulho é visto nas 19 mil pessoas que participaram lá atrás de sua construção e nas pessoas que hoje se encontram na companhia”.

Edison Henriques Jr

Edison Henriques Jr., especialista em gestão de mercado, ressalta a importância de liderança de Ozires Silva: “Minha convivência com Ozires me levou a ver o que há de melhor em gestão e liderança. O tipo de gestão desenvolvida por ele vejo somente em 10% das empresas de todo o mercado mundial. Ele conseguiu imprimir essa postura de comprometimento, eficiência e excelência no comportamento dos funcionários. E isso é um legado”.

Kleber Grasso

Por fim, Kleber Grasso destacou a visão de futuro da Embraer: “Participei de uma palestra no ITA em 1972, quando a Embraer tinha somente 3 anos de fundação. Nesta palestra, Ozires Silva falava sobre como ele imaginava o futuro da empresa. E hoje, posso dizer, foi muito além do que ele imaginou. Realmente foi um visionário concretizador”.

Livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer

Foto:Renata Vanzeli

Após a roda de conversa, foi realizada a sessão de autógrafos e coquetel para os presentes. 

O livro Cultura de Excelência – Reflexões sobre o Sucesso da Embraer (216 páginas, em 2×2 cores, valor R$79,90, Somos Editora) também será lançado em Fortaleza no dia 23 de outubro, às 19h, no auditório da FIEC. 

A obra também pode ser adquirida por meio de acesso a https://invoz.org/rvsp 

Foto:Renata Vanzeli
Instagram