Cultura

“Mulheres que Inspiram” é tema da 13ª Mostra Walmor Chagas de Teatro

Programação completa inclui espetáculos, mesas de debates, workshops e intervenções artísticas. Confira!

Levar a potência feminina para o centro do palco, com vozes que exploram seu lugar de fala e, dessa forma, fortalecer e destacar o protagonismo da mulher na arte teatral brasileira.

13ª Mostra Walmor Chagas de Teatro

É com esse objetivo que acontece, de 11 a 20 de fevereiro, em São José dos Campos, a 13ª Mostra Walmor Chagas de Teatro que, neste ano, traz o tema “Mulheres que Inspiram”.

A mostra é uma realização da Cia Teatro da Cidade, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, e parcerias do Sesc São José dos Campos e da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo).

“Mulheres que Inspiram”

Com uma extensa programação, a mostra inclui nove apresentações de solos femininos, com artistas de várias partes do país, além de mesas de debates (com diretoras teatrais, dramaturgas e produtoras culturais), quatro workshops, ministrados por mulheres, e, para completar, intervenções artísticas.

A mostra vai reunir mulheres de destaque do teatro nacional, em atuações que abordam, em sua grande maioria, histórias e trajetórias de outras mulheres. Sempre sob uma ótica feminista.

Cia Teatro da Cidade

Para Claudio Mendel, um dos fundadores da Cia Teatro da Cidade e um dos idealizadores da mostra, a definição do tema teve o objetivo de cumprir o papel estratégico de colocar o teatro como lugar de ação política e de luta constante de emancipação de minorias.

“Nesses tempos tão obscuros, é cada vez mais fundamental o combate à estrutura patriarcal da sociedade em todos os campos, inclusive na arte. Nesse sentido, não havia como atingir esse objetivo sem colocar o protagonismo feminino, com toda a sua potência, sob os holofotes. O resultado é uma seleção de espetáculos solos incríveis, encenados por mulheres potentes e que contam histórias fortes e impactantes. Além de mesas e workshops com a participação de mulheres que atuam nos processos de produção, direção e dramaturgia, do cenário artístico nacional. Esperamos que o público aprove e prestigie”, disse Mendel.

Os espetáculos

Privação de direitos, encarceramento, coragem, superação, incertezas, doença, questionamentos, combate a estereótipos, poesia, violência doméstica, situações de vulnerabilidade, ancestralidade, poder, racismo, opressão e invisibilização da mulher. Esses são apenas alguns dos temas que serão abordados pelos espetáculos da mostra.

Todas as apresentações terminam com um debate mediado, com o objetivo de aprofundar os assuntos levantados pela peça, além de abordar, junto ao público, um pouco do processo de produção do espetáculo.

A entrada é gratuita para todas as atividades. No entanto, por conta dos protocolos sanitários ainda necessários devido à pandemia, o público será limitado.

Por isso, é indispensável a reserva/retirada de ingressos antecipada pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/), para todas as apresentações e mesas de debates.

Para cada workshop, também é exigida uma inscrição prévia, pelo Google Forms.

Além disso, vale ressaltar que pra TODAS as atividades da mostra será exigida a observância, à risca, das recomendações das autoridades de saúde, com uso obrigatório de máscaras e álcool gel, além da apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19 com, no mínimo, duas doses. Medidas necessárias para proteger a saúde de todos.

O comprovante de vacinação pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital (disponível nos aplicativos conecte SUS, Poupatempo Digital e E-saúde SP).

Confira abaixo a programação completa:

11.02 (sexta-feira), às 20h30

“No Palco com Lélia Abramo”

(classificação 12 anos)

Cia Teatro da Cidade – São José dos Campos – SP

O espetáculo solo percorre a vida e carreira da atriz brasileira Lélia Abramo. Tendo como pretexto o encontro entre as atrizes, em 1990, a história é narrada ora sob o ponto de vista de Lélia, ora sob o ponto de vista da Andréia.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/no-palco-com-lelia-abramo/1471086

12.02 (sábado), duas apresentações: às 18h e às 20h30

“Estamos Vivas”

(classificação: 14 anos)

Coletivo As Atuadoras – São Paulo – SP

Apresenta uma ação narrativa que acontece em uma penitenciária feminina, onde a personagem faz um resgate ancestral e constrói um mundo de lembranças conversando com sua falecida avó.

Link Sympla das 18h: https://www.sympla.com.br/estamos-vivas__1474557

Link Sympla das 20h30: https://www.sympla.com.br/evento/estamos-vivas/1471108

13.02 (domingo), às 20h30

“Cícera”

(classificação 12 anos)

Grupo Contadores de Mentira – Suzano – SP

Na mala, a alagoana Cícera traz um punhado de farinha, 4 filhas e o sonho de uma vida melhor. Em São Paulo encontra dureza, concreto, fome e saudade.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/cicera/1471114

15.02 (terça-feira), às 21h

“Memórias Perdidas – a Noite que se Aproxima”

(classificação 12 anos)

Cia da Entropia – São José dos Campos – SP

Aborda o Alzheimer e os questionamentos de quem convive com a doença, que percorrem as mulheres de uma mesma família: avó, mãe e filha.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/memorias-perdidas-a-noite-que-se-aproxima/1471119

16.02 (quarta-feira), às 21h

“Mulher Sem Fim”

(classificação livre)

Grupo Khatarsis Teatro – Sorocaba – SP

A obra suscita olhares, imagens e discussões acerca do gênero feminino como agregado de convenções, memórias e estereótipos. O trabalho transita entre dança, teatro, música e performance.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/mulher-sem-fim/1471128

17.02 (quinta-feira), às 21h

“Palavra de Anjo”

(classificação livre)

Companhia de Solos & Bem Acompanhados – Porto Alegre – RS

Um espetáculo lírico, cômico, poético – no qual uma atriz, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos e poemas de Mario Quintana.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/palavra-de-anjo/1471132

18.02 (sexta-feira), às 20h30

“Peixes”

(classificação 14 anos)

Com Ana Régis – Belo Horizonte – MG

Esta é a história de Claudia, 51 anos, professora, que conviveu com a violência doméstica e moral ao longo da vida. Mas, um dia, ela quebra a ordem das coisas e rompe o ciclo de violência do qual faz parte.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/peixes/1471137

19.02 (sábado), às 20h30

“Órfãs de Dinheiro”

(classificação 12 anos)

Grupo Galpão – Belo Horizonte – MG

Monólogo que conta a história de três mulheres em situações diferentes de vulnerabilidade, decorrentes da impossibilidade de autossustentação. No espaço cênico, apenas uma canoa – presente nas três narrativas – confere à encenação a simbologia de uma travessia que deve ser realizada.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/orfas-de-dinheiro/1471141

20.02 (domingo), às 20h30

“Medéia Negra”

(classificação 16 anos)

Grupo Vilavox – Salvador – BA

Medeia é vista, por nós, como a fundação de uma exclusão fundamental: a invisibilização da voz feminina. Sob o nome de “bárbaro” se justifica o exílio e a divisão do mundo entre civilização e barbárie. A peça vai então revelar, para o público, outras possíveis leituras do mito.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/medeia-negra/1471148

Local das apresentações:

Centro de Artes Cênicas (CAC) Walmor Chagas

Rua Netuno, 41 – Jardim da Granja – SJCampos – SP

Informações: (12) 9 9741 1801

MESAS DE DEBATES

15.02, às 19h

“Produtoras Teatrais”

Participação: Aline Souza, Paola Bertolini e Daniele Sampaio

Mediadora: Simone Lisboa

Sinopse: Produzir espetáculos, projetos e ações culturais é um ramo que tem crescido muito nos últimos anos e a presença da mulher nesse campo de atuação é um marco. Para falar sobre isso, convidamos três produtoras para dividir com o público as suas experiências de realização no campo da produção.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/mesa-de-debate-produtoras-teatrais/1471156

16.02, às 19h

“Dramaturgas Contemporâneas”

Participação: Claudia Barral, Michelle Ferreira e Cintia Alves

Mediadora: Simone Lisboa

Sinopse: A escrita da cena é uma vertente importantíssima do acontecimento teatral. A partir da experiência concreta na elaboração e reflexão deste pressuposto, convidamos um time de mulheres experientes que abordará os caminhos e as possibilidades da dramaturgia contemporânea nacional.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/mesa-de-debate-dramaturgas-contemporaneas/1471160

17.02, às 19h

“Diretoras Teatrais”

Participação: Caren Ruaro, Fabiana Monsalú e Tânia Farias

Mediadora: Simone Lisboa

Sinopse: Reunindo nomes expressivos da cena nacional e a partir do recorte contemporâneo e de nichos distintos de trabalho, a mesa trará relatos de experiências e possibilidades de novas vocações no campo da direção de teatro.

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/mesa-de-debate-diretoras-teatrais/1471164

Local das Mesas:

Sesc São José dos Campos

Av. Adhemar de Barros,999

São Dimas – São José dos Campos – SP

WORKSHOPS

(Vagas Limitadas – necessária inscrição prévia.)

12.02 (sábado), das 10h às 13h

“Relatos e outros materiais documentais na construção poética da cena”

Com Caren Ruaro – Cia do Trailler Teatro em Movimento

Local: Cia Cultural Bola de Meia (Rua Porto Príncipe, 40 Vila Rubi)

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1Po0VF-Ys1pSUAl4B0Ym9dPXuF543LNl0C5PnPa9LoH4/viewform?edit_requested=true

13.02 (domingo), 10h às 12h

Ator/Atriz Brincante

Com Dani Santana – Contadores de Mentiras

Local: CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41, Jardim da Granja)

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1bkyN1OmHxm3GuMYEJFLCb_b6AltjqaTA3gt_yhjDGuY/viewform?edit_requested=true

19.02 (sábado), das 10h às 13h e das 14h às 17h

“Rituais para a cena”

Com Tânia Farias – Grupo Ói Nois Aqui Traveiz

Local: Cia Cultural Bola de Meia (Rua Porto Príncipe, 40 Vila Rubi)

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1acL4E3PrzljUU_YdbyrehmaTQ2qkaa-vvJU09sfn-EU/viewform?edit_requested=true

20.02 (domingo), das 10h às 12h

“Cumplicidade e criação”

Com Inês Peixoto e Eduardo Moreira – Grupo Galpão

Local: Cia Cultural Bola de Meia (Rua Porto Príncipe, 40 Vila Rubi)

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1E3TKzObxxyFOK_ngQo9wWnkmDqpLulbAu249whLxO_g/viewform?edit_requested=true

Intervenções (Com Deborah Finocchiaro)

Local: Dona Ema Drink Store

18.02 (sexta-feira), às 19h30 – Caio de bolso

19.02 (sábado), às 19h30 – O Artista Produtor

No palco com Lélia Abramo – Foto:Fernanda Baldo

Instagram