Arquitetura & Design de InterioresEntretenimento

Engenharia: quanto custa fazer uma reforma?

Serviços de engenharia estão entre os mais requisitos dos últimos tempos, principalmente quando o assunto é reforma de imóveis.

Optar por iniciar uma reforma é entrar em uma jornada cheia de altos e baixos, mas também de muita satisfação ao ver tudo que foi imaginado realizado em cada cômodo da casa.

Claro que o único ponto a ser levado em conta não é apenas qual revestimento escolher para a sala ou banheiro, mas também quando essa nova jornada vai custar ao proprietário do imóvel. São muitas as etapas que devem ser planejadas para obter o resultado tão aguardado:

  • Orçamento com os profissionais;
  • Parte Elétrica;
  • Questões hidráulicas;
  • Tipo de piso;
  • Móveis planejados;
  • Iluminação.

Ufa! Tantos pontos a serem pensados que o primeiro questionamento que vem na cabeça é “quanto isso tudo vai custar?”

Muito se fala sobre o alto preço de materiais de construção no geral, mas algumas atitudes podem ser tomadas para que haja o barateamento desse processo e ter sucesso na engenharia, mas sempre mantendo a qualidade da execução e entrega.

Algumas atitudes pequenas como a pesquisa de qual o melhor piso laminado para a obra, podem fazer uma grande diferença nos gastos totais dentro do mercado da engenharia.

Não é possível prever de início qual o valor total de uma reforma completa, afinal, muitas variáveis podem se aplicar para alterar o preço final. Contudo, a maioria dos arquitetos cobra entre R$1.000 e R$3.000 por metro quadrado.

Com essa variação de preço em mente é importante pensar que ele pode variar de imóvel para imóvel, isso segundo estipulado pelo mercado da engenharia.

Atualmente no Brasil, um apartamento tem em média 60 a 80 metros quadrados. Portanto, nesses casos o tamanho e o tipo do cômodo a ser reformado tem muito peso na escolha.

Especialistas afirmam que algumas partes da reforma podem depender de um investimento maior que outros, afinal a reforma de uma cozinha é bem mais complexa do que a de um quarto, por exemplo.

Isso porque, a instalação elétrica  hidráulica da cozinha tem um peso importante sob o valor do investimento necessário dentro do mercado de engenharia.

Ter um serviço de gerenciamento de obras pode ser um grande aliado no momento de entender estas peculiaridades e adaptar para a realidade do orçamento disponível, assim como também suas prioridades no momento.

Como citado aqui, algumas decisões e escolhas podem ser aplicadas, em diferentes momentos da obra, para fazer com que esse momento caracteriza-se mais como um  investimento saudável, do que um grande gerador de dores de cabeça.

A importância de Pesquisar

O planejamento deve ser o primeiro passo a ser dado antes de qualquer decisão, quando se trata de reformas. É nessa fase que a estética, custos e todas as principais decisões serão tomadas.

Diversas ideias começam a passar pela cabeça do proprietário nesse momento, indo desde de imaginar a cor da tinta até qual o modelo de caixa para correio escolher. Mas assim como criatividade, também é importante ter paciência.

Antes de qualquer coisa é importante buscar o serviço de um profissional de engenharia. Mesmo que o proprietário julgue conhecer todas as melhores opções do mercado e acreditar saber todas as técnicas da construção possíveis, somente um profissional poderá certificar que a segurança está sendo garantida.

Além de garantir segurança e credibilidade para a obra, o engenheiro possui contato com os melhores fornecedores e conhece as melhores opções do mercado.

Dessa forma, será possível ter a garantia que o concreto polido que foi escolhido como revestimento, não foi apenas pela beleza, mas também por possuir o melhor custo-benefício entre as demais opções.

É possível encontrar diversos profissionais no mercado, com orçamentos variados. Assim, mesmo que a margem de investimento seja menor, a obra ainda estará respaldada e a economia ocorrerá naturalmente com o uso da expertise do engenheiro responsável pela reforma.

O engenheiro vai auxiliar durante todo o processo de pesquisa e planejamento, muitas de suas sugestões serão voltadas para automação, como o uso de máquinas específicas como de lançamento de concreto preço.

Nesse caso não seria a preocupação, pois a intenção dessas sugestões é justamente facilitar e baratear as escolhas, seja em economia direta ou em custo-benefício dentro da engenharia. 

Economia na Escolha de Materiais

O mercado da construção civil sempre apresenta novas soluções para todos os setores das reformas. Feiras de apresentação de produtos sempre estão cheias de profissionais e curiosos, em busca de novas tendências no setor da engenharia.

É justamente nessa variedade de opções que é possível encontrar as melhores saídas para economizar na sua obra.

O passo inicial já citado aqui, que é a busca pelo profissional e questões voltadas para instalações elétricas e hidráulicas, no geral, tem um valor fixo e não tão flexível.

Porém na etapa de acabamento e marcenaria é onde será possível encontrar as melhores opções de economia.

Antes de começar a escolher quais os materiais que serão incluídos na obra, é importante pensar qual será o foco da duração dos resultados obtidos com a reforma: curto, médio ou longo prazo de duração dos reparos.

Quando falamos em custo-benefício, entendemos que investir em opções mais duradouras será mais vantajoso, evitando que seja necessário orçar uma nova reforma em um período de tempo muito curto.

Nesse caso, materiais que facilitem a longevidade da rede hidráulica como isolante térmico para cano de cobre ou colocando toda a instalação elétrica dentro das normas de segurança são essenciais.

Escolher com atenção a parte de marcenaria, como pisos e acabamentos faz toda a diferença no orçamento total.

Optar por revestimentos com boa qualidade, ao invés de escolher os mais famosos ou apenas estéticamente interessantes, enriquecerá o projeto e contribuirá para o orçamento total.

Outra estratégia que pode ser adotada é com relação a troca dos móveis. Optar pela inclusão de móveis planejados é sempre uma ótima opção, pois valoriza o imóvel para aluguel ou venda, assim como proporciona conforto aos moradores.

Contudo, é possível realizar essa troca de maneira faseada, dando prioridade para um cômodo em específico, por exemplo. Dessa forma, inicia-se a transformação dos ambientes, mas respeitando o momento financeiro do proprietário.

Um ponto também que pode afetar o orçamento total é a escolha de portas e janelas, no mercado existem diversas opções indo de opções de madeira até ambientes com porta de enrolar, sendo muito usado em garagens ou pontos comerciais.

Para escolher a melhor opção de porta para cada tipo de reforma, vale consultar um arquiteto, este irá indicar fornecedores e as opções mais viáveis do mercado, assim como foi na fase de planejamento.

Atenção com possíveis Custos Extras

Depois de todas as semanas, chegam meses de planejamento. Tendo seguido tudo que foi alinhado com o profissional, muitas surpresas podem acontecer no dia-a-dia da obra.

Com o Orçamento definido ainda no início da reforma, é preciso entender que poderá haver a necessidade da criação de um fundo de emergência para suprir possíveis eventualidades, como troca de material, refazer etapas já prontas ou mão de obra extra.

Alguns serviços podem ser necessários durante a execução, como por exemplo um aluguel de caminhão para retirada de entulho ou algum serviço de entrega de materiais ou móveis. Também é necessário pensar em algumas outras questões que podem surgir.

Muitas vezes as demandas da obra podem exigir que sejam contratados mais profissionais para realizar todo o trabalho, o que pode necessitar de um orçamento não esperado inicialmente. Portanto, será necessário usar o fundo de emergência. 

Algumas outras questões, não diretamente ligadas a execução da obra, podem ocorrer, como:

  • Perda de materiais;
  • Troca de móveis sem garantia;
  • Problemas naturais;
  • Mudança de prioridade.

Sendo problemas que podem pegar o proprietário de surpresa é interessante pensar em formas de ser pego dessa forma. Por isso, a opção de assinar seguros pode ser uma ótima saída.

Nem todas as questões serão cobertas com um seguro, mas pontos como problemas com fenômenos naturais, como chuva, raios e demais pontos, serão atendidos pela seguradora. Dessa forma, a proteção contra um dos principais problemas estará ativa.

Outro ponto a se pensar, que remete ao que já foi falado sobre planejamento e escolha de materiais, é optar por comprar produtos com períodos de garantia, e também realizar toda a medição do seu espaço para que a compra seja feita com a maior assertividade possível.

É possível identificar que quando os passos de recomendação e segurança são seguidos, é possível minimizar os riscos futuros, mas sem dispensar a alternativa de criar o fundo de emergência citado, pois mesmo com prevenindo-se por muitos lados, imprevistos ainda podem vir a acontecer.

Reformar um imóvel é realmente uma aventura e uma empreitada que necessita de paciência, planejamento e parcerias especializadas. Mas quando seguidas todas as melhores práticas referentes a obras e similares, o resultado será realizador.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem de jcomp no Freepik

Instagram