Decoração para o quarto de casal: como usar cores com personalidade

Pensar na decoração de um ambiente compartilhado pode ser uma tarefa complexa

O processo de decoração da casa ou apartamento é uma das etapas mais importantes na hora de trazer personalidade para os ambientes, que precisa corresponder às expectativas de todos os moradores. Nos ambientes comuns, a tarefa é mais fácil, já que é possível escolher um estilo mais clássico e que agrade a todos. Por outro lado, no quarto de casal, é necessário levar em consideração as preferências de ambos e ainda criar um cômodo com decoração coesa.

As cores são uma ótima ferramenta para combinar diferentes estilos de decoração e podem ser um ponto de partida para os casais que ainda não tem certeza sobre como decorar o quarto principal. De acordo com as preferências de cor, é possível pensar em uma tendência de estilo, como minimalista, moderno, clássico ou natural, e então decidir os móveis e outros elementos para complementar o ambiente. Confira algumas ideias de como aproveitar as cores nesse importante cômodo da casa.

Cores complementares

O uso das cores complementares foi uma das principais tendências de decoração em 2020, trazendo as cores de maneira mais ousada para os ambientes da casa. Essa opção é perfeita para casais que gostam de um ambiente colorido, sendo possível, inclusive, escolher entre tons quentes ou frios – algumas duplas de cores, como laranja e azul, verde e vermelho, roxo e amarelo, entre outras.

Apesar de as combinações parecerem extravagantes, é possível buscar os subtons das cores complementares, além de explorar tons e níveis de maturação, para criar uma dupla coesa. Diferentes elementos do quarto podem ser usados para mostrar a cor complementar, como a tinta escolhida para pintar as paredes, o conjunto de cadeira e mesa e até o jogo de cama.

Tons sóbrios

Branco, preto, cinza, marrom, bege… Para quem gosta de um ambiente relaxante e com pouco estímulo visual, os tons sóbrios são a melhor opção, garantindo um espaço coeso e elegante. O minimalismo é um estilo de decoração que combina bem com essa paleta de cores, podendo incluir materiais naturais, como madeira, ferro e vidro, para tornar a composição ainda mais interessante. Caso um dos integrantes do casal queira incluir cor na decoração, é possível manter o clima sóbrio nas paredes e na escolha do piso e apostar em itens coloridos, como vasos, quadros, plantas e outros detalhes, que serão pontos de cor, contrapondo os tons menos saturados, que estarão em primeiro plano.

Decoração irreverente

Colorir as paredes com formas geométricas cria um espaço moderno e cheio de personalidade, ideal para quem prefere uma decoração mais irreverente. Incluir outros elementos coloridos e com formatos interessantes, como obras de arte, peças de vidro e plantas de diferentes tamanhos, ajuda a compor o ambiente. Com esse estilo de decoração, entretanto, é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar, buscando tons e materiais que combinem entre si. Nesse caso, é possível combinar as preferências do casal, criando uma decoração com história.

Foto:Divulgação

Instagram