Como misturar peças casuais e formais em looks para qualquer ocasião

Conheça algumas peças coringas nesses dois estilos.

O universo da moda vive em constante transformação, isso é um fato. Contudo, ao mesmo tempo, existem peças consideradas atemporais e clássicas, fazendo-se presentes em looks que vão desde o mais formal até o mais despojado.

Seja aquela calça jeans destroyed, uma camiseta branca ou ainda roupas de sarja, sempre dá para criar misturas com peças que não necessariamente são do mesmo estilo, mas juntas conseguem harmonizar entre si.

Hoje você vai conhecer algumas peças que podem ser usadas em diferentes looks para as mais diversas ocasiões.

Moda casual vs. moda formal

Antes de falar das peças em si, é preciso distinguir o que é moda casual e o que é moda formal, sabendo que, apesar de diferentes, elas podem ser utilizadas em um mesmo visual sem problema algum — desde que de forma balanceada, considerando a modelagem e o ambiente onde você vai estar.

A chamada moda casual é, por vezes, confundida com a moda básica porque ambas têm um quê de simplicidade. Só que, na verdade, a moda casual consegue ir além por conseguir romper com as formalidades e ser intensamente adaptável ao cotidiano.

A moda casual traz em seu íntimo o espírito jovem, revelando despojamento e liberdade através de peças modernas e confortáveis, tais como camisetas básicas, moletom, calça jeans reta ou mais solta, vestidos de malha, macacão e calça cáqui e de sarja.

Já a moda formal, como o próprio nome já diz, tem por característica principal a formalidade, sendo usada principalmente em ambientes de trabalho, como escritório e empresas.

Algumas peças formais são sapato social, blazer, camisa social de manga comprida, saia lápis, terno, gravata, calça de alfaiataria, etc.

O que muita gente não sabe (ou sabe, mas tem medo de arriscar) é que esses dois estilos — casual e formal — podem ser usados ao mesmo tempo, em diferentes ambientes. Para facilitar, separamos uma série de peças que vão deixar o seu visual mais sério ou mais despojado de acordo com a necessidade do momento.

Blazer

O blazer é uma peça super clássica e deve fazer parte tanto do guarda-roupa de homens quanto de mulheres, porque oferece um quê a mais de sofisticação a qualquer visual. No trabalho, o blazer é uma peça curinga com uma camisa formal, mas também com variações mais descontraídas, como a calça jeans.

Camiseta básica

A basiquinha branca ou preta lisas também não podem faltar num guarda-roupa de respeito. Brincadeiras à parte, a camiseta básica também pode ser usada com blazer no escritório e com um short folgadinho quando for hora de passear.

Calça jeans

Peça quase que universal nos armários de todo mundo, a calça jeans faz parte das peças casuais que podem ser incorporadas a diferentes momentos. Se vai dar um passeio no parque ou para o cinema, use-a com tênis ou sapatilhas. No trabalho, deixe o visual mais elegante colocando o blazer – que não precisa ser só preto.

Camisa social

Também não pode faltar uma boa camisa social, de preferência de manga comprida e lisa, sem estampa. Isso porque a variedade de combinações acaba sendo um pouco maior com uma peça coringa como essa, que vai de uma reunião de trabalho até o happy hour com a galera sem problemas.

A escolha por essas e outras peças vai depender do local onde você vai estar, do clima e das suas necessidades naquele momento – atenção, rebeldia, sofisticação, leveza, romantismo, segurança, entre outros.

Agora que você já conhece algumas peças que cabem tanto na moda casual quanto na formal, explore as possibilidades e invista em modelos que mais se parecem com você, afinal de contas, para além de vestir, a moda ajuda também a vestir bem.

Instagram